Apartamento pequeno: otimização de espaço com decoração e móveis certos

10/5/2022

Engana-se quem pensa que a decoração de uma casa serve somente para a questão estética e visual do ambiente. Na verdade, em muitos casos isso também tem a ver para que haja um melhor aproveitamento dos cômodos de uma maneira geral. E é por isso que você precisa aprender a como otimizar o espaço de um apartamento pequeno.

Nos últimos anos, o mercado imobiliário tem encarado uma tendência internacional chamada de Tiny House. Tratam-se de nada mais nada menos do que casas e apartamentos pequenos, os quais se destacam justamente por serem extremamente otimizados e com ambientes bem aproveitados.

Tema de séries em serviços de streaming e vídeos com milhões de visualizações, as Tiny Houses também servem como inspiração para quem mora em um pequeno imóvel. Afinal de contas, mesmo com pouco espaço, é possível fazer com que um apartamento seja muito confortável e extremamente bonito e prático.

Neste artigo, você irá aprender de uma vez por todas a como fazer a otimização de espaço com decoração e móveis certos em um apartamento pequeno. Além disso, falaremos sobre como determinados cômodos podem ser projetados para oferecer conforto e segurança, ainda que com pouca metragem quadrada.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

VEJA TAMBÉM: Instalação de ar condicionado em apartamento

Otimizado, um apartamento pequeno pode ser mais prática do que um grande

Foi-se o tempo em que a grande maioria das pessoas “desdenhava” de um apartamento pequeno justamente por contar com baixa metragem quadrada. Na verdade, ao longo dos últimos anos vem se provando que é possível fazer com que um imóvel com essas características pode ser ainda mais prático do que uma casa grande, desde que esteja muito bem otimizado.

A otimização de espaço em um apartamento pequeno serve para fazer com que ele cumpra todas as suas funções e, ainda assim, lhe ofereça conforto. A função do banheiro, por exemplo, é ser um espaço onde você pode fazer diversas necessidades. Sendo assim, se a organização do ambiente permite isso de forma confortável, ele está bem otimizado.

Já uma cozinha, por exemplo, costuma ser o local onde você para pra preparar uma comida e às vezes até mesmo comer. Sendo assim, trabalhar a mobília e até mesmo as paredes do local para fazer com que todas essas atividades sejam realizadas confortavelmente nesse cômodo é garantir que ele esteja otimizado.

Em suma, a otimização de um espaço em um apartamento se dá por meio da decoração e da escolha dos móveis. Comprar um guarda-roupa gigante para um quarto pequeno, por exemplo, é possível, mas fará com que o ambiente fique pouco aproveitável. Sendo assim, é preciso saber exatamente onde agir.

Sendo assim, fique por dentro de como otimizar o espaço de um apartamento pequeno:

1.    Entenda a sua rotina em cada cômodo

A primeira dica para quem busca a otimização de espaço em um apartamento pequeno é entender a própria rotina dentro daquele cômodo. Afinal de contas, existem alguns ambientes da casa em que passamos pouquíssimo tempo durante o dia ou até mesmo a semana e que, portanto, podem ser mais bem trabalhados.

Além disso, muitas vezes acabamos trabalhando com alguns móveis ou eletrodomésticos em alguns cômodos que não necessariamente precisam estar naquele lugar. Um exemplo é aquela batedeira ou até mesmo assadeira de pão que você usa quatro vezes por ano e que ainda assim mantém em cima da bancada da cozinha.

A partir do momento que você entende a sua rotina em cada cômodo do apartamento pequeno, ou seja, os ambientes que mais utiliza e como os utiliza, fica mais fácil fazer a otimização do espaço. Isso porque você passa a perceber que alguns móveis não precisam estar naquele local, outros poderiam ser menores, outros maiores e por aí vai.

Essa reflexão é essencial para que você tenha em mente tudo que irá demandar mudanças no apartamento para a sua maior otimização. Afinal de contas, o grande objetivo de otimizar um espaço é fazer com que ele seja não apenas confortável para o morador, mas sim útil para o seu dia-a-dia.

VEJA TAMBÉM: Instalação de ar condicionado em apartamento

2.    Elimine paredes e divisórias e invista em estantes

Uma das melhores formas de fazer a otimização de espaço de um apartamento pequeno com decoração e móveis certos é eliminando paredes e divisórias e investindo em estantes. Muitas vezes pegamos o imóvel com diversas paredes para dividir cômodos como, por exemplo, sala e cozinha, sala de jantar e sala de estar, cozinha e área de convidados.

O fato é que essas paredes acabam por deixar o ambiente ainda mais pequeno e, fora as que são estruturais, muitas vezes podem ser removidas. Ao remover paredes e divisórias de ambientes que podem estar conectados, você acaba ganhando mais espaço e deixando o cômodo ainda mais charmoso.

Em muitos casos, a divisão visual de ambientes como sala de estar e jantar, por exemplo, pode se dar pelo revestimento que vai na parede ou no chão de uma e de outra. Ou, até mesmo, com o uso de algumas estantes de chão que podem ser posicionadas de maneira estratégica e, ainda por cima, utilizada para colocar alguns itens (como livros e chaves).

Além disso, aproveitar estantes e outros artifícios verticais é extremamente importante para você otimizar espaço em um ambiente pequeno. Afinal de contas, esses móveis podem ser utilizados para guardar diversas coisas, desde livros até decorações e sapatos, e ainda assim criar uma estética interessante.

Vale destacar ainda que, na parte da decoração, a utilização de um grande espelho na sala de jantar pode ser uma boa alternativa. Isso faz com que o cômodo pareça muito maior.

3.    Para um apartamento pequeno, aposte em móveis dois em um

E para finalizar as dicas de como otimizar o espaço de um apartamento pequeno, você não pode deixar de apostar em móveis dois em um. Existem diversas mobílias sendo desenvolvidas, hoje em dia, para cumprir diversas funções ao mesmo tempo, sem precisar ocupar dois espaços diferentes.

Um exemplo são as pessoas que precisam de um escritório em casa, mas que não possuem um cômodo exclusivo para isso. Nesses casos, uma solução é apostar em camas suspensas que possam ser prensadas contra a parede e, na parte de baixo, se transformem em uma grande bancada para a realização de tarefas.

Há ainda os racks de sala que contam com moldes desmontáveis em baixo que, quando retirados, servem como um pequeno banco para convidados - isso sem ocupar espaço algum. Ou, até mesmo, para aqueles que possuem muita roupa de cama, as camas baú podem ser uma alternativa bem interessante.

Na sala, uma alternativa para quando receber familiares ou amigos para dormir, é contar com um sofá cama. Atualmente, já existem modelos muito bem planejados.

Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.