Apartamento tecnológico: como fazer um projeto moderno e funcional

21/3/2022

Uma das áreas que melhor aproveitou o avanço da tecnologia foi, sem sombra de dúvidas, a da arquitetura e design de interiores. Atualmente, são muitos os aparelhos que podem ser utilizados dentro da sua própria residência e que automatizam todos os ambientes. Mas, afinal de contas, como fazer um projeto moderno de um apartamento tecnológico?

Quando falamos em casa do futuro, muitas vezes pensamos em robôs ajudantes semelhantes aos dos desenhos animados antigos, não é mesmo? Apesar dessa época ainda não ter chegado, a inteligência artificial como um todo já é uma realidade e pode ser muito bem aproveitada em sua residência.

Existem diversas formas de fazer com que o seu apartamento fique mais tecnológico, usando a tecnologia a favor da segurança, iluminação e muito mais. No entanto, isso precisa ser muito bem pensado desde o período de planejamento do apê, uma vez que adaptações são necessárias.

Neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre como fazer um projeto moderno e funcional de um apartamento tecnológico. Além disso, daremos dicas de como usar alguns itens para automatizar a sua casa e fazer com que ela esteja quase que inteiramente interligada, poupando energia e, de quebra, facilitando a sua vida.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

É muito caro ter um apartamento tecnológico?

Quando falamos em tecnologia, muitas pessoas ficam um pouco receosas com relação ao preço que pode custar. Afinal de contas, realmente existem aparelhos tecnológicos que são caríssimos, por conta do seu diferencial de produção e coisas do gênero. Mas, para residência, a situação não é bem essa.

O fato é que, nos dias de hoje, é possível ter um apartamento tecnológico e extremamente moderno sem gastar muito. Existem diversos equipamentos que são importantes para a automatização de uma residência e que, na verdade, são relativamente baratos, em comparação com o serviço que oferecem.

As famosas assistentes virtuais, por exemplo, responsáveis por integrar a comandos de voz diversas automações em uma residência, estão cada vez mais acessíveis. Hoje é possível contar com um aparelho do tipo, seja da Amazon ou da Google, por menos de 300 reais facilmente. Em promoções, esse valor baixa de 200 em alguns casos.

Além disso, muitos dos equipamentos que já utilizamos hoje em dia possuem funcionalidades que de conexão com essas assistentes virtuais. Sendo assim, é muito mais fácil e prático integrar todos os aparelhos e fazer com que o seu apartamento seja muito moderno e tecnológico.

Confira algumas dicas de como deixar o seu apartamento tecnológico:

1.    Automação da iluminação

Uma das maneiras mais práticas e interessantes de deixar o seu apartamento tecnológico e moderno é investir na automação da iluminação. Isso é algo que muitas pessoas já estão fazendo nos dias de hoje, justamente por ser um processo relativamente barato e bastante acessível em termos de programação.

É possível automatizar a iluminação de toda a sua casa, para que ela não apenas responda aos seus comandos de voz como, também, se adeque a sua rotina de uma maneira geral. Para isso, é necessário contar com lâmpadas e tomadas inteligentes e assistentes virtuais em cômodos específicos do apartamento.

Para ter uma ideia, é possível fazer que a luz fique acesa ou apagada em determinados cômodos de acordo com o horário. Suponhamos que você sai todos os dias para trabalhar às 8h, e não quer deixar nenhuma luz acesa. Sendo assim, só precisa construir uma rotina junto à assistente virtual para que todas as luzes do apartamento se apaguem logo após esse horário. 

Isso também pode ser aplicado no período da noite, para caso você esqueça alguma luz acesa durante a madrugada. Para pessoas mais idosas, também há vantagens, como poder acender a lâmpada da cozinha ou de qualquer cômodo somente dando um comando de voz, sem precisar ficar tateando no escuro e correr o risco de tropeçar em algum móvel.

2.    Automação de TV’s e computadores

Quem trabalha em casa, no modelo home office, sabe o quão caro isso pode acabar saindo em termos de energia. Afinal de contas, é comum que estejamos fazendo algo no computador e, então, façamos uma pausa e esquecemos o computador ou até mesmo a tela do monitor ligado, sem uso algum.

Sendo assim, saiba que é possível solucionar esse problema investindo em aparelhos para um apartamento tecnológico. Existem adaptadores de energia inteligente, os quais você pode simplesmente controlar o uso ou não de energia em determinados aparelhos, seja criando rotinas, comandos de voz ou até mesmo por meio de sensores.

Uma possibilidade, por exemplo, é colocar um pequeno sensor na sua mesa de trabalho e conectá-lo à assistente virtual e à tomada inteligente. Sendo assim, é possível programar a tomada para que ela desligue o monitor ou coloque o computador em modo repouso caso o sensor não perceba nenhuma movimentação em sua frente em 10 minutos, por exemplo.

Há casos também em que acabamos esquecendo a TV do quarto ou da sala ligada e só vamos perceber quando voltamos para a casa. Com a automação desses aparelhos, junto a uma assistente virtual, também é possível desligar o equipamento mesmo estando em outro lugar ou, até mesmo, programar para que ele seja desligado a partir de determinada hora.

CONFIRA MAIS: Como escolher um apartamento para família

3.    Câmeras e segurança

Um dos grandes benefícios da tecnologia para apartamentos e residências de uma maneira geral foi, sem sombra de dúvidas, a questão da segurança. São muitos os aparelhos, hoje em dia, que estão conectados diretamente a smartphones e permitem um melhor controle do ambiente.

Sendo assim, saiba que uma das maneiras de deixar o seu apartamento tecnológico é justamente investindo em câmeras inteligentes e outros equipamentos de segurança. Existem muitas câmeras que se conectam diretamente ao seu smartphone e que você pode acessar as imagens de qualquer lugar do mundo, com uma conexão à internet.

O mesmo vale para sensores, os quais podem ser posicionados de maneira estratégica e até mesmo conectados a uma assistente virtual. Nesse caso, podem enviar uma notificação sempre que detectarem um movimento em algum cômodo ou algo do tipo, o que também é importante para a segurança como um todo.

Além disso, vale ressaltar as travas e fechaduras inteligentes que também são um ótimo investimento para uma casa segura e tecnológica. É possível colocar travas com senhas digitais na sua porta ou, até mesmo, que abram por meio de tags. Alguns, em contato com assistente virtual, podem trancar depois de determinado horário - o que facilita para quem é um pouco esquecido e tem medo de deixar a porta do apartamento aberta.

4.    Robô aspirador

E por último, para deixar o seu apartamento tecnológico não podemos nos esquecer de um aparelho que é muito bem-visto pelo público. Estamos falando do robô aspirador, o qual garante que o seu apê fique limpo e livre de pós todos os dias, de maneira autônoma, sem se preocupar.

VEJA AQUI: Como escolher um apartamento confortável em Campinas?

Pense em tomadas e conexões de internet para ter um apartamento tecnológico

O fato é que já é possível ter um apartamento tecnológico sem se esforçar muito ou ir atrás de equipamentos extremamente caros. No entanto, ainda assim é preciso se planejar, para que todos os aparelhos inteligentes que automatizam a sua residência possam funcionar da maneira correta, não é mesmo?

Sendo assim, pense em tomadas bem-posicionadas e boas conexões de internet ao longo do imóvel. São esses dois fatores que farão com que a maioria dos seus aparelhos funcionem.

Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.