Automação residencial: dicas para deixar seu apartamento inteligente

18/6/2021

Imagine chegar em sua casa e, ao dizer uma ou duas palavras em voz alta, ser capaz de ligar praticamente todos os aparelhos eletrônicos que você quiser. Pode parecer o futuro, mas já é realidade. É por isso que você precisa conferir o que é automação residencial e dicas para deixar seu apartamento inteligente.

Com a tecnologia avançando cada vez mais nos últimos anos, coisas simples e manuais como acender uma lâmpada já podem ser feitas de outra forma. O comando de voz é algo que veio para ficar na nossa sociedade, contribuindo para uma boa automação residencial.

Além disso, todas essas práticas que prometem deixar seu apartamento ainda mais tecnológico servem, no fim, para tornar nossa vida um pouco mais fácil. Tarefas que, apesar de simples, podem tomar um certo tempo, agora são resolvidas em menos de um minuto.

Dito isso, vem conferir algumas dicas de como deixar seu apartamento ainda mais tecnológico, e até mesmo acessível, através da automação residencial.

VOCÊ VAI GOSTAR: O que pode ser alterado na planta do meu imóvel?

Primeiramente, o que é automação residencial?

Apesar de parecer algo do futuro ou de outro mundo à primeira vista, a automação residencial vem se desenvolvendo já há um bom tempo. Basta lembrar de filmes da década de 1990, ou até mesmo antes disso, em que luzes acendiam ou cortinas abaixavam com uma batidinha de palmas.

Sendo assim, a automação residencial é nada mais nada menos do que integrar diversos aparelhos de sua casa em um tipo de central única. Dessa forma, você não precisa correr pela casa inteira para ligar determinados equipamentos, basta programá-los ou “pedir”.

Suponhamos que, por exemplo, você saia para trabalhar todos os dias às 9h e deseja que todas as luzes e aparelhos de casa estejam apagados ao sair. Com a automação residencial você pode programar para que isso ocorra, diariamente, a partir das 9h15.

Na grande maioria das vezes, todas essas programações e serviços podem ser comandados através de um aplicativo para celular ou aparelho em específico. Muitos deles, inclusive, funcionam até mesmo via navegador - o que facilita para momentos em que você não está em seu apartamento.

Automação residencial: o que posso automatizar no meu apartamento?

Mas, afinal de contas, o que é que eu posso automatizar no meu apartamento? Parece loucura, mas hoje em dia praticamente todos os equipamentos eletrônicos de uma residência podem ser automatizados, dos mais simples aos mais complexos.

A automação residencial funciona da televisão à geladeira. Praticamente todos os cômodos de seu apartamento podem estar conectados entre si, a ponto de facilitar um pouco a sua vida. No entanto, para isso, é preciso ter alguns equipamentos em específico.

  1. Iluminação

Uma das partes mais fáceis e úteis de se automatizar em um apartamento é justamente a iluminação. Isso porque existem lâmpadas em específico que podem ser totalmente comandadas por uma central, programadas para mudarem de cor e ligarem a hora que você quiser.

Isso ajuda e muito para valorizar alguns ambientes de sua casa, com cores diferentes que fogem do tradicional “branco” e amarelo. Além disso, a automação residencial na área de iluminação pode ser uma boa opção para caso você queira economizar energia também.

Como já citado anteriormente, você pode programar toda a iluminação de sua residência para ligar ou apagar a partir de determinado horário, sem correr risco de esquecer aquela lâmpada acesa. Nessa mesma linha, caso você queira deixar um cômodo em específico iluminado, também dá para programar.

Alguns modelos de lâmpadas digitais e automatizadas são ótimas, também, para quem trabalha com produção audiovisual. Isso porque, para gravar um vídeo ou fazer um ensaio fotográfico, pode ser interessante você escolher a cor que iluminará o ambiente com um ou dois toques no celular.

  1. A segurança da automação residencial: fechaduras

A automação residencial pode não apenas facilitar a sua vida como, também, deixar o seu apartamento ainda mais seguro. Para isso, existem fechaduras inteligentes, mais conhecidas como smart lock, que garantem uma boa segurança para o seu imóvel.

Com as fechaduras inteligentes e automatizadas, alguns imprevistos básicos podem ser simplesmente resolvidos. Ou seja, aquela situação de perder a chave e não conseguir entrar em casa acaba sendo resolvida de forma muito mais fácil, seja aproximando o celular ou abrindo por um aplicativo.

As fechaduras inteligentes podem ser comandadas por proximidade de dispositivos, comandos de voz ou senhas em específico. Tudo isso contribui para a segurança do seu lar, e ajuda a evitar imprevistos como não lembrar se fechou ou não a sua residência.

Isso porque também é possível programar períodos para que as portas de sua casa estejam travadas com as fechaduras inteligentes. Sendo assim, da mesma forma, você pode programar para sua porta trancar no momento em que você deixa o seu apartamento.

LEIA TAMBÉM: Quanto tempo demora a fase de acabamento de uma obra?

  1. Sensores

Outra parte bem interessante da automação residencial é a de sensores. Ou seja, programar e espalhar sensores pela sua casa para que determinadas ações sejam feitas quando você passar pelo ambiente.

Esse ponto é bem interessante não apenas na área de segurança, para ativação de alarme ou algo do gênero, como também para a própria praticidade do dia-a-dia. Com um sensor de iluminação programado, você não precisará mais ficar tateando a parede no escuro ao ir na cozinha de madrugada beber ou comer algo.

Isso é bem útil também para lâmpadas e iluminações específicas de seu apartamento. Você pode, por exemplo, programar um sensor próximo a sua cama toda vez que você levantar e pisar no chão, ao acordar, uma luz acenda e você não precise ficar procurando pelo calçado.

  1. Sons e aparelhos eletrônicos

Essa parte é praticamente essencial para quem gosta de brincar com a tecnologia de uma automação residencial. Isso porque, com determinados aparelhos, você pode comandar todo o equipamento de som, TVs e videogames com o celular, ou, até mesmo, com a própria voz.

Imagine que você chega cansado do trabalho e só quer deitar, ligar a televisão e descansar um pouco na cama. Com a automação residencial, você pode literalmente ligar a TV e escolher o que quer assistir apenas com o comando de voz - tudo isso, através de uma assistência virtual.

O mesmo vale para momentos em que você está ouvindo um som com os amigos em seu apartamento e quer abaixar o volume. Basta pedir para a assistente virtual abaixar o som, ou até mesmo mudar de música, sem precisar sair em busca do controle ou deixar o ambiente.

Por fim, imagine que você está na sua sala de TV ou música no apartamento e quer apenas relaxar no sofá. Basta configurar a iluminação do ambiente com o seu celular e pedir à assistente virtual para ligar o televisor, os aparelhos de som, e aproveitar o conteúdo que você quiser.

Que apostar em automação residencial? Você está no lugar certo!

Aqui na Soedil desenvolvemos imóveis de primeiro nível, que facilitam a automação residencial para quem está buscando por este conceito. Sabemos que morar em um local confortável é essencial para aumentar a qualidade de vida.

Se você pensa em investir visando o seu futuro e o futuro da sua família, precisa conhecer os nossos apartamentos. Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo e confira opções prontas para morar! Aproveite.




Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.