Características do consumidor pós Covid-19 começam a se revelar

26/3/2021

Você sabe quais são as características do consumidor pós Covid-19? Meses após o início da pandemia, já é possível apontar o que mudou no perfil consumidor das pessoas. Em geral, estão evitando gastos com medo do que pode acontecer no futuro, assim como as saídas de casa foram reduzidas.

Um dos destaques é para o serviço de delivery, onde as pessoas fazem pedidos e recebem alimentos em casa. Mas, se houve crescimento em alguns negócios, houve queda em outros. De fato, já é possível citar as características do consumidor pós Covid-19? Embora elas ainda passam por transformação.

Os negócios físicos foram os mais afetados pela pandemia, já que recebem clientes. Enquanto isso, quem trabalha com o comércio online viu evolução no número de vendas, já que as pessoas passaram a comprar na internet como nunca visto antes. Quer saber mais sobre o assunto? Nós contamos a seguir!

Quais são as características do consumidor pós Covid-19?

A dificuldade em relação ao tratamento dos infectados, junto da inexistência de uma vacina levaram a mudanças de hábitos durante a pandemia. Inclusive, muitos deles devem continuar sendo percebidos no longo prazo. Com isso, alguns setores podem ter ficado para trás, enquanto outros ganharam força.

Aumento nas buscas por produtos digitais

Talvez essa tenha sido a mudança mais sentida de todas. Os consumidores passaram a buscar por produtos digitais como nunca havia acontecido. Afinal, com o isolamento social as pessoas passaram a ficar mais tempo sozinhas e conectadas nas redes sociais, onde recebem diversas ofertas dos mais variados produtos.

Esse é um período em que os consumidores passaram a ter mais tempo para aproveitar ofertas virtuais. Assim, a busca por serviços de streaming aumentou bastante e as vendas pela internet também dispararam. Ou você não percebeu que o preço dos fretes teve um aumento nos últimos meses?

Prestação de serviços e compras impulsivas sofreram queda

Uma das características do consumidor pós Covid-19 é a redução na procura por serviços. Dessa forma, as diaristas perderam espaço, até porque as pessoas em casa preferem realizar esse tipo de trabalho. Além disso, muitos consumidores cortaram serviços de beleza, já que as saídas de casa se tornaram mais escassas.

Assim como as compras impulsivas também foram reduzidas. Em geral, a compra impulsiva acontece quando a pessoa não precisa ou não tem planejamento para uma aquisição e decide fazer isso quando vê a oferta. Mas, com o isolamento social as pessoas começaram a evitar esse tipo de ação.

Saúde e higiene em alta

A busca por produtos de higiene pessoal aumentou aproximadamente 45%. Obviamente, o álcool gel foi o grande destaque, com 85% de ampliação em suas vendas. Assim como a busca por máscaras também foi ampliada.

As pessoas passaram a utilizar a internet para buscar notícias sobre a pandemia e os testes que envolvem a descoberta de uma vacina para combater o vírus.

Aumento na busca por imóveis características do consumidor pós Covid-19

Pode parecer surpreendente, mas houve um aumento na busca por imóveis durante a pandemia. As pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e então perceberam que é necessário morar em um espaço adequado. Assim, muitas famílias identificaram que deveriam morar em um ambiente mais amplo.

Além do interesse pela compra de imóveis visando morar em um local mais confortável, tem outro fator que contribuiu para isso. A taxa Selic foi reduzida, com o objetivo de baixar a taxa de juros. E isso é uma ótima notícia para quem pretende comprar um imóvel, já que as aquisições se tornaram bem mais simples.

O setor imobiliário até sofreu queda nos primeiros meses da pandemia, mas logo depois viu o crescimento voltar, para fechar o ano pelo menos com números compatíveis a 2019. Ou seja, esses dois fatores combinaram para as buscas por imóveis continuarem elevadas em todo o Brasil.

De fato, esse é um momento especial para a compra de imóveis em nosso país. Com a taxa Selic lá embaixo, as aquisições pesam menos no bolso do consumidor, que podem aproveitar este momento. Então, se você tem esse desejo, quem sabe esta seja a melhor hora para uma compra.

Características do consumidor pós Covid-19: valorização dos lares

Uma das características do consumidor pós Covid-19 é a valorização dos lares. Conforme uma pesquisa feita pela Loft, em São Paulo e no Rio de Janeiro, com 1,4 mil pessoas, boa parte dos entrevistados pensa em morar em um novo local. Então, para 45% dos entrevistados o objetivo é morar em um local mais amplo.

Assim como estas pessoas possuem o interesse de reservar um espaço para o trabalho remoto. Além disso, as pessoas passaram a utilizar a cozinha mais do que antes, dando valor para este ambiente das residências. Entretanto, a procura por serviços de delivery de alimentos também cresceu.

As pessoas pensam também em fazer reformas em seus lares, para aperfeiçoar em relação as novas necessidades. Então, como o home office ganhou força, as pessoas desejam investir em suas casas e apartamentos, para que possam trabalhar com mais conforto.

Corretores estão otimistas com o mercado imobiliário

A pesquisa feita pela Loft indicou ainda que 77% dos corretores estão empolgados com o mercado. Assim, 58% deles disseram que aprenderam novas maneiras de trabalhar, associadas a velocidade na realização dos negócios. Afinal, com a pandemia as incorporadoras e construtoras adotaram uma nova estratégia de negócios.

Muitas vendas já podem ser feitas pela internet. De fato, os interessados podem conferir fotos, vídeos e outros detalhes das propriedades disponíveis, o que facilita a escolha. É possível até mesmo que o interessado envie os documentos pela internet e então possa realizar essa aquisição sem sair de casa.

Vale a pena comprar um imóvel na pandemia?

Percebeu quais são as características do consumidor pós Covid-19? Se você tem interesse na compra de um imóvel, saiba que a Soedil é uma ótima opção. Entre em contato agora mesmo e diga o que você precisa. Sair do aluguel é um sonho que agora ficou mais fácil com as baixas taxas de juros!

Veja também: Saiba como usar o FGTS na compra do imóvel

Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.