Como escolher os revestimentos ideais para seu apartamento

14/3/2022

Engana-se quem pensa que o piso não é um elemento importante para o conforto e a estética de um imóvel. Na verdade, ele é crucial para a construção de um ambiente muito mais confortável, tanto de maneira visual quanto física de fato. E é justamente por isso que você precisa saber escolher os revestimentos ideias para apartamento.

Só quem já visitou um imóvel antigo sabe como alguns revestimentos, quando mal-empregados, podem tirar toda a beleza visual de um cômodo. Isso é muito comum em ambientes como cozinhas e, principalmente, banheiros, mas acaba se aplicando a diversos outros ambientes sem sombra de dúvidas.

Sendo assim, na hora de investir em um apartamento você precisa se atentar também à escolha do revestimento ideal - tanto para o chão quanto para as paredes. Para criar um ambiente harmônico e confortável, é preciso fazer com que os pisos e azulejos combinem perfeitamente com o restante da casa, com um objetivo já definido.

Neste artigo, você irá aprender um pouco mais sobre como escolher os revestimentos ideais para apartamento. Além disso, falaremos também sobre os diferentes tipos de pisos existentes, as suas principais características e as vantagens de tê-los aplicado em um imóvel de uma maneira geral.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Existem revestimentos ideias para apartamento?

Quando falamos em revestimento ideal, a ideia que muitas pessoas têm é de que determinado piso é realmente perfeito para todo e qualquer tipo de imóvel. No entanto, a situação não é exatamente essa, uma vez que o que irá definir se um revestimento é ou não certo para aquele determinado ambiente, é a sua proposta.

Sendo assim, saiba que os revestimentos ideais para apartamento irão variar de acordo com o seu objetivo com o imóvel. Isso porque existem diversos tipos de pisos disponíveis no mercado atualmente, cada qual com características bastante únicas, porém em diversos formatos e modelos.

Dito isso, é preciso entender o que você pretende construir, naquele determinado cômodo, com um revestimento. Caso o seu objetivo seja justamente ter um piso mais confortável, em que se possa andar descalço tranquilamente, existem algumas peças perfeitas. Mas, se o seu principal objetivo é a facilidade de limpeza, as peças são outras.

E é justamente por isso que escolher um revestimento para um apartamento é algo que precisa ser muito bem pensado. Sendo assim, separamos algumas características dos principais tipos de pisos que podem lhe ajudar a definir a opção correta de acordo com os seus objetivos para o imóvel. Confira:

1.    Revestimentos cerâmicos

Não há como negar que os pisos cerâmicos são os mais conhecidos tipos de revestimentos que existem hoje em dia. Isso se deve justamente ao fato de que ele está presente em diversas formas, modelos e, principalmente, preços, o que acaba tornando-o muitas vezes mais acessível para os consumidores.

Mas, afinal de contas, os pisos cerâmicos podem ser considerados como revestimentos ideais para apartamento? A resposta é sim, uma vez que eles possuem características que fazem com que possam ser muito bem utilizados em todos os cômodos da casa, tanto em áreas externas quanto externas.

Uma das vantagens dos pisos cerâmicos é justamente o fato de que eles estão presentes em diferentes modelos e texturas, então você certamente irá encontrar um modelo que lhe agrade e que combine com os cômodos do apartamento. Além disso, trata-se de um tipo de revestimento que é resistente à água e manchas - sendo ideal para determinados cômodos.

Você pode utilizar um revestimento cerâmico para deixar o apartamento com uma cara mais clássica, rústica ou até mesmo extremamente luxuosa. Para ambientes úmidos, como áreas de serviço e banheiros, por exemplo, o ideal é optar por peças que sejam antiderrapantes, para evitar acidentes.

VEJA AQUI: Dicas de piso para apartamento moderno

2.    Revestimentos de porcelanato

Os pisos de porcelanato são sem sombra de dúvidas o sonho de muitas pessoas em um imóvel. Sendo assim, não há como negar que ele também entra para a lista de revestimentos ideias para apartamento, principalmente se você está em busca de algo mais luxuoso e elegante de fato.

As peças de porcelanato costumam ser extremamente elegantes, a ponto de realmente dar uma cara diferente ao ambiente. Ao optar por esse tipo de revestimento em um apartamento, você fará com que os cômodos acabem, de certa forma, se destacando por conta do piso em si, o que pode ser muito bem aproveitado.

Os pisos de porcelanato estão disponíveis em quatro diferentes tipos: polido, acetinado, esmaltado e natural. A diferença dessas variações é justamente o brilho e a textura, fatores que contribuem para fazer com que a peça se destaque no ambiente, juntamente com a cor escolhida - que também é bastante importante.

Os revestimentos de porcelanato podem imitar madeira, mármore, pedra e dar um ar de elegância ao ambiente com tons claros e escuros. Eles são ótimos para serem utilizados em salas de estar e de jantar, espaços que geralmente recebem mais pessoas e que precisam de um destaque de fato.

3.    Piso laminado

Definitivamente não há como falar sobre os revestimentos ideais para apartamento sem nem ao menos citar o piso laminado. Este é, sem sombra de dúvidas, um dos revestimentos mais procurados por pessoas que moram em prédios, possuindo características excelentes para uso em determinados ambientes.

A grande vantagem dos pisos laminados é justamente o fato deles oferecerem um ótimo conforto térmico. Isso significa que ele não é gelado, como o de cerâmica e porcelanato, por exemplo, e portanto faz com que o ambiente fique muito mais confortável, podendo até mesmo andar descalço sem nenhum problema.

Outro ponto de destaque dos pisos laminados é que eles estão presentes em diversos em modelos diferentes, todos em tons amadeirados. Isso porque ele é feito a partir de madeira aglomerada, o que faz com que transmita todo aquele conforto térmico e acústico da madeira, mas com preços muito menores.

Vale ressaltar que os pisos laminados são excelentes para serem utilizados em determinados cômodos de um apartamento, como quartos, escritórios e até mesmo salas. No entanto, eles não devem ser instalados em áreas molhadas, como cozinhas e banheiros, visto que incham com facilidade.

4.    Revestimentos vinílicos

Outro tipo de piso que vem caindo no gosto dos usuários e que certamente entra para a lista de revestimentos ideias para apartamento é o vinílico. Muitas vezes confundido com o laminado, ele apresenta características visuais e estéticas bastante semelhantes, mas se destaca também por outros motivos.

Os revestimentos vinílicos são conhecidos principalmente por serem alternativas mais baratas de pisos, mas com uma beleza estética incrível. Isso porque eles estão presentes em diversos modelos, imitando diferentes texturas e cores, o que faz com que combinem com vários ambientes do apartamento.

Além disso, assim como os pisos laminados, os vinílicos também se destacam por oferecerem um excelente conforto térmico e acústico. Sendo assim, se você busca um ambiente mais aconchegante e realmente confortável, esse tipo de revestimento pode ser uma excelente alternativa.

A dica é utilizar esses pisos em ambientes mais secos e que exigem um maior conforto de fato, como quartos, escritórios e salas de estar. Em áreas molhadas do apartamento, como banheiro, cozinha e lavanderia, eles também não são muito indicados, uma vez que podem inchar em contato com a água.

CONFIRA: Vantagens em colocar porcelanato líquido no apartamento

5.    Cimento queimado

E para finalizar essa lista de revestimentos ideias para apartamento, não poderíamos nos esquecer de falar do cimento queimado. Essa é uma alternativa que vem sendo muito bem-vista pelos moradores de prédios nos últimos anos, justamente por dar um ar extremamente diferenciado ao imóvel.

O revestimento de cimento queimado é uma opção de baixo custo que normalmente é utilizado em chão de fábricas, mas que garante uma estética industrial para os apartamentos. Sendo assim, se você busca algo resistente, barato e único para o seu imóvel, considere investir nessa opção.


Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.