Como está o mercado imobiliário para locação em 2021

30/6/2021

2020 foi o ano em que muitas pessoas, em boa situação financeira, aproveitaram a pandemia da Covid-19 para trocar de residência e buscar novos espaços. Mas passado mais de um ano desse período, a pergunta é: como está o mercado imobiliário para locação em 2021?

Em uma época em que as pessoas passaram a ficar muito mais tempo em casa, residências acabaram valorizando economicamente e pessoalmente. Muitos, agora, anseiam por determinadas características em um apartamento, não trocando-as por nada.

No entanto, não são todas as pessoas que possuem condições o suficiente para dar um grande passo e comprar um novo apartamento no meio da pandemia. Alguns, em busca de um lugar maior, acabaram optando por alugar um novo apê, o que é uma boa opção.

Além do mais, a pandemia da Covid-19 ainda deve continuar pautando a grande maioria dos mercados durante 2021. E é justamente por isso que você precisa conferir algumas tendências em relação ao mercado imobiliário para este ano antes de tomar uma decisão.

VEJA TAMBÉM: Qual é o limite de prazo de entrega de um imóvel?

É preciso estar familiarizado com o mercado imobiliário para locação

Para quem sempre viveu com os pais ou nunca teve que lidar com despesas que vão além do básico, como água, energia e internet, talvez não conheça muito bem o mercado imobiliário para locação. É preciso estar familiarizado com esse setor, até mesmo para não se assustar.

Alugar um apartamento é estabelecer o compromisso de ter que pagar mensalmente um valor praticamente fixo, além de outras taxas de consumo. Essa é uma grande alternativa para pessoas que não ligam para a aquisição em si, e gostam de desprendimentos.

A compra de um apartamento geralmente envolve a emissão de uma série de documentos e burocracias, os quais muitos preferem evitar. Para essas pessoas, a opção de locação é algo que salta aos olhos e é vista com inúmeras vantagens.

As vantagens de alugar um apartamento

Uma das principais vantagens de alugar um apartamento é o fato de que o imóvel, de certa forma, não é exatamente seu. Ao ler isso você pode até pensar como algo negativo, mas calma, eu irei explicar o porquê.

Quando você tem um apartamento próprio, comprado, todas as manutenções que precisam ser feitas na residência acabam sendo sua responsabilidade, exclusivamente. Isso, na grande maioria das vezes, acaba gerando um custo bem alto em que você terá que arcar completamente sozinho.

Em caso de contar com um apartamento alugado, muitas das manutenções são de responsabilidade do proprietário do imóvel. Sendo assim, pode ser que uma ou duas vezes você tenha que arcar com algumas despesas, mas geralmente todas as ações serão, ao menos, compartilhadas.

Mas vale ressaltar que não é em todos os casos que proprietários terão que arcar com os custos. Caso os problemas sejam culpa do inquilino, que acabou fazendo algo de errado, a manutenção ficará por conta dele. Sendo assim, trate o apartamento como se fosse, de fato, seu.

O comportamento do mercado imobiliário para locação

Como já citado anteriormente, a tendência é que a pandemia da Covid-19 continue pautando as principais economias do país durante este ano, sobretudo a brasileira. Com isso, o mercado imobiliário para locação também acabará sendo afetado, de uma forma ou de outra.

Especialistas alegam que, ao contrário do que aconteceu em boa parte do ano passado, neste ano o aluguel dos apartamentos deve aumentar. No entanto, não há um consenso sobre o quanto será esse aumento e se, de fato, irá acabar atingindo todas as regiões.

O que se sabe, ainda, é que o mercado imobiliário e de construção civil como um todo continuará sendo um dos pontos econômicos fortes ainda. Com as pessoas valorizando cada vez mais suas residências, reformas e mudanças passaram a ser muito mais frequentes em nosso país.

Dito isso, vale ressaltar ainda que o preço do aluguel dos apartamentos continua dependendo de uma série de fatores, que vão desde estrutura a localização. Você confere no próximo tópico alguns pontos sobre o assunto.

O mercado imobiliário para locação é impactado pelo entorno

Não adianta, qualquer apartamento que você vá locar ou até mesmo comprar acaba sendo impactado diretamente pelo seu entorno. Até porque a localização dos imóveis é uma das coisas mais importantes em termos de valorização ou desvalorização, desde sempre.

Sendo assim, o mercado imobiliário para locação sempre será impactado pelo seu entorno. Se um apartamento estiver localizado no centro da cidade, a tendência é que seu aluguel, ou seu preço de uma maneira geral, seja superior aos imóveis de áreas mais simples.

Da mesma forma que se um apartamento, por mais simples que seja, estiver localizado em alguma área nobre da cidade, com grandes residências ao entorno, também tende a ser mais caro. Isso porque o mercado imobiliário de uma maneira geral lida muito com o valor do externo.

No entanto, é importante que a pessoa que vá alugar um apartamento sempre coloque alguns pontos importantes na balança. Muitas vezes é mais vantajoso pagar um pouco mais caro no aluguel e ter, perto de seu apartamento, diversos serviços essenciais à disposição.

LEIA MAIS: Como fazer uma automação residencial?

Apartamentos ainda serão pautados pelo espaço e disposição

Bom, se já se sabe que o mercado imobiliário para locação deverá sofrer um aumento de preços neste ano, o que também é de ciência da grande maioria são as características desses imóveis. A pandemia praticamente definiu uma tendência que provavelmente seguirá por mais algum tempo.

Apartamentos espaçosos ou com uma distribuição de móveis e ambientes muito bem feita continuam sendo a tendência para esse ano. Isso muito por conta do processo de isolamento social, que fez com que as pessoas passassem a dar mais valor aos seus lares.

Ainda sim, é importante que você fique ligado nas opções. Apartamentos com uma maior metragem quadrada podem acabar sendo mais caros para alugar, mas não tão aproveitáveis assim. Isso porque os ambientes podem estar divididos de forma que o local pareça pequeno.

Por outro lado, alguns imóveis com metragem quadrada menor podem acabar sendo mais baratos. Além disso, se forem pautados por espaços com conceitos abertos, que aproveitem a luz solar e a disposição de cores, podem ser muito mais confortáveis e “espaçosos”.

Não se esqueça, aluguel é um compromisso

É importante sempre ressaltar um ponto para quem se interessar no mercado imobiliário de locação: aluguel é um compromisso. Sendo assim, lide com suas finanças mensais de forma que elas conversem com todos os seus gastos referentes ao seu apartamento alugado.

Lembre de incluir na sua conta de despesas não apenas o aluguel, mas também o condomínio e outras taxas básicas referentes ao imóvel. Às vezes, ter uma planilha apenas com os gastos da moradia em si pode lhe ajudar a controlar os gastos totais.

Mas, se você pensa em ir adiante e comprar um imóvel para chamar de seu, nós podemos ajudar! Aqui na Soedil você encontra apartamentos que cabem no seu bolso, com parcelas acessíveis para quem planeja construir o seu futuro.



Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.