Como ter crédito bancário para financiar imóveis em 5 etapas

26/3/2021

Financiar imóveis é uma das maneiras que as famílias possuem para realizar o sonho da casa própria. Afinal, nem todos possuem quantias suficientes para fazer uma compra à vista. Dessa maneira, precisam entender as 5 etapas que existem nesse procedimento, a fim de conquistar os recursos necessários para a aquisição.

Conforme a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), no primeiro semestre de 2020 foram liberados R$ 43,4 bilhões no Brasil para a compra de imóveis. O dinheiro é recurso da poupança e representou um aumento de 29% em comparação com o mesmo período de 2019.

Ter crédito no mercado é algo desejado por pessoas que pretendem fazer a compra de um imóvel. Por isso, o recomendado é que paguem suas contas dentro dos prazos e ainda economizem um valor todos os meses. Além disso, confira agora como financiar imóveis em 5 etapas:

Como ter crédito bancário para financiar em 5 etapas

Existem 5 etapas para financiar imóveis no Brasil, que vão além da escolha do imóvel. Aliás, elas acontecem quando a família já decidiu qual é a propriedade que desejam fazer a compra. Então, veja agora o que deve ser realizado neste momento:

Simulação e comparativo de taxas;

Documentos necessários;

Análise e Concessão do Crédito Imobiliário;

Avaliação do imóvel;

Assinatura e Registro no Cartório.

São 5 etapas que devem ser seguidas por quem pretende financiar imóveis. Contudo, fique de olho nos detalhes: cada banco pode exigir mais ou menos documentos, assim como os valores de entrada e para cada parcela podem não ser os mesmos.

1. Como ter crédito bancário para financiar: Simulação e comparativo de taxas

Financiar imóveis no Brasil é uma opção para as pessoas que não possuem dinheiro suficiente para fazer uma compra à vista. Ainda hoje existem milhões de famílias que moram de aluguel e que seguem em busca de realizar o sonho da casa própria. Por isso, o primeiro passo para chegar lá é realizar uma simulação junto à instituição financeira.

Existem diversos bancos que oferecem financiamentos, sendo que a Caixa Econômica Federal é o mais tradicional do setor. Caso a operação esteja sendo conduzida com o auxílio de um corretor imobiliário, o profissional pode auxiliar com uma entrevista. Neste momento, consegue identificar quais são as prioridades da família na busca pelo imóvel.

As simulações em diferentes bancos e com diferentes valores são importantes para entender quais são as melhores taxas de juros do mercado. Por exemplo, pagar um imóvel em 10 anos terá um Custo Efetivo Total (CET) muito menor do que pagar ao longo de 30 anos. Isso acontece porque o juro vai acumulando a cada parcela mensal que deve ser quitada.

2. Como ter crédito bancário para financiar: Documentos necessários

A negociação de um imóvel se torna menos burocrática a cada ano que passa, ainda assim, existe a exigência de uma série de documentos, tanto do cliente quanto do vendedor. Desse modo, a recomendação é para solicitar o check-list com o corretor de imóveis, ou mesmo com a construtora. Em seguida, reúna todos os documentos necessário para solicitar o financiamento.

Documentos do comprador

Ao financiar imóveis é necessário reunir alguns documentos da pessoa que deseja fazer a aquisição. E caso sejam casados, então os documentos devem ser das duas pessoas:

  • Documento de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de estado civil;
  • Comprovante de endereço;
  • Certidão conjunta de débitos referentes aos tributos federais;
  • Declaração de Imposto de Renda;
  • Extrato do FGTS;
  • Carteira de Trabalho;
  • Comprovante de renda.

Documentos do vendedor

Se o vendedor for uma pessoa física, devem ser apresentados documentos como:

  • RG;
  • CPF;
  • Declaração de profissão;
  • Certidão de nascimento ou, se casado, certidão de casamento;
  • Certidão conjunta de débitos relativos aos tributos federais.

Caso seja pessoa jurídica, então são exigidos os seguintes documentos:

  • Carta com firma reconhecida em cartório e assinada pelos representantes;
  • Cópia simples: da certidão negativa de débito (CND);
  • do contrato social ou estatuto social consolidado e registrado perante a junta comercial;
  • da certidão negativa de débitos de tributos e contribuições federais (CCN);
  • Ata de Eleição da Diretoria registrada na Junta Comercial no caso de a empresa possuir estatuto social e não contrato social.

Documentos do imóvel

Por fim, é fundamental entregar junto ao banco alguns documentos sobre a propriedade envolvida na negociação:

  • Cópia simples do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do ano corrente;
  • Certidão negativa do IPTU;
  • Cópia simples e dentro da validade de 30 dias da matrícula do imóvel.

3. Como ter crédito bancário para financiar: Análise e Concessão do Crédito Imobiliário

Essa é uma das etapas mais importantes durante o financiamento de imóveis. Assim que a pessoa entra com o pedido junto à instituição financeira, o banco realiza uma pesquisa cadastral e restritiva, para descobrir se é confiável emprestar dinheiro ou não. Você sabe que um financiamento imobiliário envolve muito dinheiro, então é algo necessário.

Antes de conceder o empréstimo, é comum que o banco solicite o valor mensal de renda da família e qual é a quantidade disponível para dar como entrada. Além disso, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pode ser usado para abater parte do pagamento. Portanto, comece um planejamento com antecedência, para contar com recursos disponíveis além do empréstimo.

É nesta etapa que o banco determina qual será o sistema de amortização adotado, a quota de financiamento e os juros que serão cobrados até a conclusão dos pagamentos. Enfim, vale a pena ficar de olho em imóveis na planta, que possuem uma condição mais convidativa para pagar.

4.     Avaliação do imóvel

Normalmente o banco que financiará o imóvel envia um engenheiro de habitação para realizar uma vistoria. Em seguida, é emitido um laudo para informar se o imóvel está de acordo com as condições de financiamento ou não. Aliás, isso é algo válido principalmente para os imóveis usados.

Caso a família esteja comprando um imóvel na planta, então é necessário ficar atento aos prazos estabelecidos pela construtora para a quitação do saldo devedor por meio de um financiamento. O ideal é que o processo comece o mais rápido possível, para evitar pendências.

5.     Assinatura e Registro no Cartório

Após passar pelas 4 primeiras etapas, finalmente os interessados em financiar imóveis chegam na parte final. A assinatura de contrato de financiamento geralmente é realizada na sede da instituição financeira, com a participação de todos os envolvidos. Mas, se existirem dúvidas, então os corretores devem acabar com os questionamentos.

É importante que os interessados no financiamento fiquem atentos para todos os detalhes que envolvem o contrato, como:

  • Taxa de juros;
  • Prazo de pagamento;
  • Sistema de amortização.

Apenas para citar algumas das questões importantes neste momento. Após a assinatura de registro, os valores são liberados. Contudo, geralmente o dinheiro vai direto para a conta do vendedor, seja uma empresa ou pessoa física.

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