Como vender um apartamento financiado?

22/9/2021

O processo para negociação de um imóvel costuma ser relativamente complexo, com a necessidade de emissão de certidões e documentos específicos. Para vender um apartamento financiado a situação se torna um pouco mais delicada, visto que deve ser resolvida diretamente com o banco, e a compra pode se dar tanto à vista quanto parcelada.

O fato é que a compra ou venda de um imóvel costuma ser um passo e tanto para muitas pessoas. Afinal de contas, muitos ainda sonham em conquistar a casa própria, e acabam encontrando essa oportunidade através de financiamentos imobiliários, os quais permitem um pagamento a longo prazo.

No entanto, nada impede que, ao longo do pagamento do financiamento, o atual comprador encontre um negócio melhor e queira vender a casa ainda em processo de quitação. Em casos como esse, muitos se perguntam se há como vender um apartamento financiado - e a resposta é sim.

Neste artigo, você irá aprender a como vender um apartamento financiado, enquanto as dívidas ainda estão sendo quitadas. Além disso, apresentaremos o passo a passo para que a venda seja realizada de maneira segura, através de uma transação à vista ou, até mesmo, mediante parcelamento com nova instituição bancária.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

É possível vender um apartamento financiado?

O processo para o financiamento de um imóvel já não é dos mais simples, sendo necessário a realização de uma análise da situação econômica do comprador. Sendo assim, muitas pessoas se questionam se é possível ou não vender um apartamento financiado, com débitos ainda em aberto.

Se esse é o seu caso, saiba que é possível sim vender um apartamento financiado - mas o procedimento pode ser um tanto quanto complexo. Isso porque esse tipo de operação, em que o bem ainda conta com débitos em abertos com uma instituição bancária, conta com diversas especificidades a serem tratadas.

CONFIRA: Entenda o que você precisa para fazer um financiamento

Afinal de contas, um imóvel financiado é tido como uma propriedade do banco responsável pelo financiamento até que todas as dívidas terminem de ser quitadas. Sendo assim, é preciso que os débitos em aberto com a instituição sejam resolvidos para que, então, ocorra de fato a venda.

No entanto, o processo para a quitação dessas dívidas em um processo de venda pode se desenvolver mediante pagamentos à vista ou, até mesmo, um novo financiamento por parte do comprador. Em ambos os casos, é preciso que a instituição financeira seja comunicada sobre o processo de venda para que ele seja legítimo.

Como vender um apartamento financiado à vista?

Uma das formas de realizar a venda de um apartamento financiado é através do pagamento à vista ou, até mesmo, parcelado diretamente com o vendedor. Em casos como esse, o vendedor irá acionar o banco responsável pelo financiamento do imóvel, o qual irá gerar um boleto com todo o saldo a ser pago para quitação das dívidas.

Sendo assim, uma vez que o comprador realizar o pagamento do apartamento, o vendedor poderá pagar de uma só vez, também, o boleto bancário. Dessa forma, a dívida do financiamento do imóvel será quitada e, então, ele já será de propriedade do atual vendedor - o qual terá que fazer um novo processo para transferência de propriedade.

Uma vez que os débitos foram quitados, o vendedor terá que registar um termo emitido pelo banco no Cartório de Registro de Imóveis correspondente à cidade. Somente dessa forma poderá ser retirada a alienação fiduciária da matrícula do imóvel, ou seja, a realização da transferência do bem de forma segura.

Dessa forma, o vendedor do imóvel terá total controle em cima da propriedade que, até então, pertencia a instituição financeira responsável pelo empréstimo. Sendo assim, ele poderá transferi-la para o novo comprador, através de uma escritura pública que precisa ser assinada por ambos os negociantes e registrada em um cartório de imóveis.

Como vender um apartamento financiado por meio de um financiamento bancário?

É possível também realizar a venda de um apartamento financiado através de um novo financiamento bancário. O processo pode parecer um pouco confuso, mas, em suma, ocorre quando o novo comprador realiza um financiamento para comprar um imóvel que ainda está sendo financiado.

Caso o financiamento ocorra através de uma nova instituição bancária, primeiramente o banco credor do imóvel terá que apurar o saldo devedor ainda em aberto. O comprador, então, terá que assinar um contrato de financiamento com a nova instituição e com o vendedor. O novo banco, então, irá transferir o dinheiro da dívida diretamente ao banco até então responsável pelo imóvel.

Assim, a dívida do primeiro financiamento, feita pelo vendedor, terá sido quitada. O imóvel então, será alienado ao novo banco, o qual irá exigir um contrato de financiamento registrado no Cartório de Imóveis. Feito isso, o novo credor irá realizar o pagamento da dívida restante ao vendedor do apartamento.

No entanto, caso o banco credor do primeiro financiamento seja o mesmo do segundo, o procedimento será um pouco diferente. Isso porque, em casos como esse, o contrato assinado entre comprador, vendedor e instituição financeira definirá que parte do valor do financiamento ficará para a quitação da primeira dívida.

LEIA AINDA: Qual é o limite de prazo de entrega de um imóvel?

Como calcular o valor da venda de um apartamento financiado?

Engana-se quem pensa que, para calcular o valor da venda de um apartamento financiado, basta apenas resgatar o preço total pelo qual você pagou por ele. Isso porque, caso tenha passado muito tempo desde o início do financiamento do imóvel, terá que ser feito uma série de correções monetárias.

Quem define o valor de venda de um apartamento financiado, com débitos ainda em aberto, é o vendedor. O mesmo terá que levar em consideração a região do imóvel, por exemplo, verificando se a mesma se tornou ou não mais valorizada desde o dia da compra - o que acaba incidindo no preço final.

Além disso, é importante verificar o valor de mercado do imóvel, com base em todas as suas características e em comparação com apartamentos semelhantes na região. Para isso, é interessante a contratação de um profissional especializado, o qual poderá apurar com maior certeza e definir um valor justo para venda.



Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.