Comprar imóvel agora ou esperar 2022?

22/4/2021

Muitas pessoas têm se perguntado se é uma boa comprar imóvel agora ou se é melhor esperar até 2022. Por isso, hoje tentaremos lhe trazer a resposta dessa questão. Afinal, saber a hora certa de comprar um imóvel não é algo simples.

Como estamos em meio a uma pandemia é ainda mais complicado tomar essa decisão. Contudo, é uma questão que dá para responder se analisarmos os dados e previsões de especialistas. O importante é ter estabilidade financeira, para não sofrer com o pagamento das parcelas.

Comprar imóvel agora ou esperar 2022?

O desejo de adquirir imóveis tem subido bastante recentemente. Diversas instituições têm realizado pesquisas sobre o assunto e notaram que quase 50% das pessoas entrevistadas desejam adquirir um imóvel nos próximos meses.

Em 2020, em plena pandemia, o mercado imobiliário surpreendeu muitos especialistas devido à sua subida nas vendas. No entanto, essas vendas maiores que o esperado para uma pandemia possuem explicação.

Existia uma grande demanda que estava reprimida nos últimos anos devido ao cenário econômico do país. Quando os imóveis apresentaram alterações em seus valores, muitos indivíduos aproveitaram para comprar.

Outro motivo bastante relevante foi o valor da Taxa Selic que apresentou o seu valor mínimo histórico. Fazendo com que os financiamentos imobiliários ficassem bem mais baratos.

Um ponto pouco falado, mas que serviu de grande incentivo para essa alta nas compras de imóveis foi a elevação do IGP-M em mais de 23%. Devido a esse índice de inflação os contratos de aluguéis foram reajustados.

Devido ao reajuste muitas pessoas passaram a acreditar que seria melhor pagar as parcelas de um financiamento do que o aluguel. E então adquiriram os seus próprios imóveis. Por isso, preferiram comprar imóvel agora e não esperar até 2022.

Mas, não só os números que justificam essa alta nas vendas de imóveis em 2020. Também existe o fator emocional, que teve influência do distanciamento social que é necessário para não se expor aos perigos da Covid-19.

No entanto, esse distanciamento fez as pessoas darem mais valor a ter a sua casa própria. Uma vez que durante a pandemia se passou muito mais tempo dentro desse recinto.

Movido por esse desejo de ter sua própria casa, muitas pessoas passaram a comprar imóveis até pela internet. Conseguindo fazer visitas e até assinar a escritura, tudo de forma virtual, sem se expor aos perigos da pandemia.

Consequências dessa alta nas vendas em 2020

Em suma, o resultado de tudo que foi relatado anteriormente é que em 2020 houve uma subida nos preços dos imóveis residenciais de 3,67%. Sendo essa a primeira alta anual desde o ano de 2016.

Dos interessados em adquirir imóveis, 32% acreditam que nos próximos 12 meses deve ocorrer um aumento no preço dos imóveis. Outros 31% acreditam que deve ocorrer uma manutenção dos valores atuais. E somente 15% acreditam que possa ocorrer uma baixa.

Inclusive quando questionado o presidente do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), senhor Basilio Jafet, afirmou que acredita que ocorra uma alta nos preços dos imóveis em 2021.

Ele ainda projetou que o mercado imobiliário deve fechar o ano de 2021, de maneira semelhante à que ocorreu em 2020. Com cerca de 50 mil unidades vendidas e 40 mil unidades lançadas.

Segundo ele, o fator da alta dos valores dos imóveis vem do aumento da demanda dos mesmos. Além do fato de que os preços dos materiais de construções também aumentaram e isso deve refletir no preço dos imóveis.

Mas, a pandemia não impactou somente nos valores dos imóveis, também mudou o gosto e a necessidade do consumidor. Assim, acredita-se que para 2021 muitos dos imóveis comprados terão que ter um cômodo para ser o local de home office do comprador.

Alta nas compras em 2020

No ano passado houve uma grande alta nos financiamentos imobiliários realizados utilizando os recursos que estavam na poupança. Inclusive pode-se dizer que foram atingidos recordes históricos consecutivos.

Além disso, o ano de 2020 também foi marcado por uma grande quantidade de empréstimos destinados a construções ou aquisição de imóveis. Alcançando a incrível marca de R$ 124 bilhões.

Esses dados surpreenderam muitos especialistas, visto que esse recorde histórico aconteceu em um ano marcado pela pandemia de Covid-19. Um dos motivos disso acontecer por incrível que pareça foi por causa do auxílio emergencial.

Pois, esse benefício foi o responsável por fazer a poupança, que é responsável por financiar o crédito imobiliário, ter uma grande sequência de captações recordes. Assim, o financiamento imobiliário ficou mais fácil.

E como o financiamento imobiliário tem sido cada ano mais valorizado pelos bancos, por ser um jeito de manter um longo relacionamento com o cliente, ele vem sendo facilitado. Mas, é claro que o banco ainda toma cuidados.

Comprar imóvel agora é uma boa opção

Esse negócio de comprar um imóvel agora ou esperar até 2022 não é um jeito muito certo de se pensar. Para fechar um bom negócio o cliente precisará procurar muito por um imóvel como ele quer, pelo preço que pode pagar.

É preciso começar a negociação já tendo uma boa referência de preço e sabendo se o valor cobrado por esse imóvel é justo ou não. Como a maioria das pessoas tem projetado uma alta ou a manutenção dos preços pelos próximos 12 meses, não tem mais porque esperar.

Quando vai se entrar em uma negociação já sabendo o preço de mercado do item é possível negociar descontos. Em média os clientes que negociam bem conseguem cerca de 12% de desconto nos valores dos imóveis ofertados.

Mas, mesmo que não consiga um desconto, ainda é possível negociar para encontrar as melhores formas de pagamento e financiamento. Para fechar o melhor financiamento é interessante visitar pelo menos 4 bancos diferentes.

Assim, o interessado poderá ouvir os valores, taxas, formas de financiamento e pagamento. E então optar pelo que caiba no seu bolso. Só assim será possível fechar um bom negócio.

Bons negócios em 2021 são possíveis

Como já respondemos sobre comprar imóvel em 2021 ou esperar até 2022, então vamos para a parte prática. Na hora de escolher qual imóvel comprar é interessante escolher empresas que possuam um bom tempo no mercado imobiliário, para ter mais garantias de adquirir um bom produto.

Desse modo, nada é melhor do que comprar com a Construtora Soedil, que possui muitos anos de experiência no mercado. Apostamos em tecnologia de ponta, para deixar o ambiente perfeitamente confortável aos compradores.

Construímos uma grande variedade de apartamentos para agradar todos os gostos. Por isso, não perca mais tempo e venha falar conosco! Com certeza será possível encontrar um apartamento que combine com seu estilo.

Já que a pandemia não nos deixa sair de casa, pelo menos temos que ficar em um lugar agradável. Aliás, garanta conforto para toda a sua vida e more bem em um de nossos empreendimentos!



Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.