Comprar imóvel ou investir?

22/9/2021

O mercado imobiliário passou por um crescimento significativo no ano passado, mesmo com a pandemia do novo coronavírus afetando diversas economias. Por isso, muitos investidores enxergaram neste segmento uma grande oportunidade. Comprar imóvel ou investir foi o questionamento de muitos, que acabaram se rendendo ao consagrado setor.

Por mais que, na última década, o mercado imobiliário brasileiro estivesse enfrentando uma série de problemas, ele nunca deixou de estar aquecido. O déficit habitacional no país ainda é grande, comparado às potências de primeiro mundo, e isso faz com que a procura por imóveis continue sendo frequente.

Em 2020, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o setor expandiu 26%. A grande procura de pessoas por novos imóveis teve reflexos também na alta das vendas do segmento, que cresceu 9,8% em comparação com 2019 - e vem se mostrando ser um dos segmentos mais seguros.

Neste artigo, você irá entender um pouco mais se deve comprar imóvel ou investir nos dias atuais, dada a atual situação da economia nacional. Além disso, explicaremos como ambas as questões estão relacionadas, visto que a aquisição imobiliária, atualmente, também pode ser um bom investimento para muitos.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do seu celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Comprar imóvel ou investir: qual foi a tendência em 2020?

Para entender um pouco mais se você deve comprar um imóvel ou investir em fundos imobiliários, por exemplo, é preciso entender qual foi a tendência desse mercado em 2020. Afinal de contas, estamos falando de um ano pandêmico, em que praticamente todas as economias foram afetadas - algumas mais, outras menos.

No entanto, uma série de fatores específicos fez com que o mercado imobiliário de uma maneira geral ficasse aquecido durante o ano inteiro. O primeiro, sem sombra de dúvidas, foi a dinâmica da grande maioria das pessoas que, por conta da Covid-19, se viram obrigadas a se isolarem em suas residências.

Isso criou uma tendência em relação aos hábitos de consumo pelos imóveis. Por ficarem mais tempo em casa, as pessoas começaram a dar mais valor para o lar, e passaram a projetar alguns desejos como, por exemplo, residências com espaços para trabalho, visto o crescimento do home office entre as empresas.

Fora isso, talvez um dos principais fatores por trás do crescimento do setor no Brasil em 2020 foi justamente a mínima histórica da taxa básica de juros, a Selic. Isso porque a taxa chegou a 2% no ano passado, o que fez com que empréstimos imobiliários se tornassem muito mais baratos e atrativos - fomentando esse segmento.

LEIA MAIS: Por que o mercado imobiliário cresceu na pandemia?

Comprar imóvel ou investir: a projeção para 2021

O mercado imobiliário iniciou o ano de 2021 ainda bastante aquecido. Apesar de ter aumentado nos primeiros meses do ano, a taxa básica de juros ainda ficou bastante próxima da mínima histórica. Isso fez com que a dúvida entre comprar imóvel ou investir no setor continuasse sendo feitas por muitos.

O fato é que, nos últimos meses, a taxa básica de juros passou por um aumento considerável no país. Isso foi feito para que a inflação, que continua crescendo vertiginosamente, pudesse ser controlada. Sendo assim, os empréstimos imobiliários passaram a ser menos visados do que antes.

Até o fim do ano, a Selic deve chegar a 6,25%, conforme apontou o Banco Central do Brasil. Por mais que a taxa seja bem maior do que o foi visto no ano passado, a compra de imóveis por si só, feita para além dos empréstimos imobiliários, não deixou de ser uma boa oportunidade para investidores.

Isso porque, diferentemente do que se viu no ano passado, os aluguéis deverão passar por um certo aumento no decorrer do ano. No entanto, comparado ao juros, ainda são uma alternativa melhor para muitos. Isso faz com que comprar um imóvel para investimento, em aluguel, se torne uma alternativa interessante.

Comprar um imóvel ainda é um bom investimento

Quando nos perguntamos se vale mais a pena comprar um imóvel ou investir, é preciso que levemos em consideração que adquirir um imóvel também é um investimento. Afinal de contas, justamente por causa do déficit habitacional, ainda existem muitas pessoas procurando por uma residência - e o aluguel é uma solução.

Sendo assim, muitas pessoas têm optado por comprar imóveis não com o intuito de utilizá-los para moradia própria, mas sim para alugá-los. Por mais que a taxa de juros não esteja tão atraente quanto no ano passado, o que facilita em relação aos empréstimos imobiliários, essa ainda é uma tendência válida.

Isso porque ao comprar um imóvel e alugá-lo, na atual situação, pode ser uma ótima alternativa para quem busca fazer um bom dinheiro a longo prazo. Afinal de contas, já existem projeções que mostram que a rentabilidade do aluguel de imóveis venha a ser duas vezes maior do que os investimentos em renda fixa.

Tal projeção e situação mostra que o mercado imobiliário permanece aquecido o suficiente para a compra de imóveis. Sendo assim, se você está procurando uma residência para comprar e morar ou um espaço para adquirir e alugar para terceiros, saiba que ambas as situações ainda se mostram oportunas.

VEJA TAMBÉM: Como está o mercado imobiliário na pandemia?

Mas, afinal de contas, devo comprar um imóvel ou investir nos dias de hoje?

Finalmente chegamos a parte em que poderemos responder o questionamento: devo comprar um imóvel ou investir? Acontece que, no fim das contas, tudo depende dos riscos que você pretende correr e da forma que você pretende administrar o seu dinheiro, visto que ambas as ações são plausíveis.

Comprar um imóvel para residir, atualmente, com a atual taxa de juros básica do país, pode não ser a melhor alternativa através dos empréstimos imobiliários. No entanto, a situação muda quando você não leva em conta empréstimos com incidência de juros e busca outros meios para o pagamento do imóvel.

Além disso, como já citamos anteriormente, o mercado de aluguel de imóveis segue aquecido e cada vez mais proveitoso para o locador. Sendo assim, se o seu objetivo é ganhar um dinheiro a mais e até mesmo viver da renda do aluguel, é um bom momento para investir em um imóvel.

Da mesma forma, investir em fundos imobiliários, atualmente, também estão sendo uma boa opção. Isso porque são algumas das alternativas mais seguras de investimentos, para quem busca diversificar a carteira e, ainda assim, conseguir rendas significativas. No fim das contas, o mercado, de um modo geral, segue propício para ambas as ações.



Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.