Guia da reforma: dicas de como evitar os maiores problemas

6/5/2022

Reformar uma casa ou apartamento é sempre uma tarefa difícil, a qual exige muita organização por parte do morador e, também, do construtor. Até mesmo as pequenas mudanças, que envolvem somente pintura, podem dar um trabalhão se não planejadas. E é justamente por isso que você precisa ficar por dentro desse guia de reforma.

Quem já passou pela reforma de um imóvel sabe que o ambiente pode se assemelhar a um cenário de guerra. São sujeiras, poeira, materiais, equipamentos e tudo o que é possível jogado e espalhado de um lado para o outro, só no aguardo da utilização correta no momento mais adequado da obra.

No entanto, por mais que a maioria das reformas realmente aconteçam dessa forma, isso não significa que elas precisam ser. É possível fazer algumas organizações para evitar grandes problemas, não apenas em termos visuais como, também, questões de prazo, barulho, materiais e muito mais.

Neste artigo, você ficará por dentro do melhor guia de reforma de casas e apartamentos, para evitar grandes problemas. Além disso, falaremos de pontos que merecem a sua atenção durante esse processo, assim como questões que precisam ser solucionadas antes do início das obras para que não se tornem empecilhos.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Afinal de contas, qual a importância de contar com um bom guia de reforma?

Independentemente do tamanho da obra, seja ela de um cômodo ou de toda a residência, ela pode ocorrer da melhor maneira possível ou, aos trancos e barrancos. Tudo isso depende, principalmente, da consolidação de um planejamento eficaz e que guie todas as ações dos construtores, o chamado guia de reforma.

O guia de reforma é extremamente importante durante uma obra, por uma série de motivos diferentes. A começar pela questão do orçamento, uma vez que ele lhe ajuda a não gastar mais do que o necessário e, principalmente, a se manter dentro dos gastos pré-definidos durante as ações planejadas.

Mas, para além disso, o guia de reforma também é extremamente importante para garantir que esse trabalho seja feito dentro do tempo planejado. Ao seguir uma etapa de trabalhos, cumprindo um ponto ou mais por dia, você garante que o espaço estará pronto para ser entregue em um número x de dias ou semanas.

Essas duas questões são muito relevantes e, pode-se dizer, que também andam praticamente juntas. Afinal de contas, durante uma reforma tempo costuma ser dinheiro. Isso significa que, quanto mais dias ou semanas você demorar para concluir esse processo, mais acabará gastando para a consolidação do mesmo.

Dito isso, fique por dentro do melhor guia de reforma com dicas para evitar problemas:

1.    Saiba exatamente o que será feito

A primeira dica do guia de reformas para evitar grandes problemas é justamente saber exatamente o que será feito na obra. Para o morador, a pior coisa que existe é iniciar um processo desses com sob a perspectiva de “eu acho que quero fazer isso” ou, “eu acho que eu quero fazer aquilo”, sem certeza alguma do que realmente vai fazer.

É necessário que você inicie o processo de reforma já tendo em mente exatamente os pontos que serão alterados dentro da casa. Não apenas isso, mas de que forma eles serão feitos e até mesmo o que será colocado no lugar, para ter uma noção geral, e completa, de como irá ficar aquele ambiente em específico.

Sendo assim, em uma reforma você precisa saber em quais os cômodos da casa ou apartamento serão mexidos: quarto, sala, cozinha, banheiro, sacada e por aí vai. Além disso, os pontos que serão mexidos: instalações elétricas, instalações hidrossanitárias, revestimento do chão, das paredes e etc…

É interessante ter em mente também os materiais que serão utilizados para substituição dos outros durante essas reformas. Um exemplo é: no lugar desse piso, eu quero tal revestimento, de determinada marca e com esse preço. Ou, até mesmo, no lugar dessa lâmpada eu quero aquela outra, que custa tantos reais.

VEJA TAMBÉM: Instalação de ar condicionado em apartamento

2.    Coloque todos os gastos na ponta do lápis

O guia de reforma também é um documento que vai lhe ajudar a não gastar mais do que o necessário ou, pelo menos, a ter plena noção dos seus gastos. Antes de iniciar uma obra do gênero, você deve colocar na ponta do lápis todos os gastos referentes a esse processo, os quais têm total a ver com a transformação do seu imóvel.

Para isso, você já deve ir atrás dos materiais de construção antes de iniciar a reforma, por mais que eles só venham a ser utilizados em tal etapa. Isso contribui para que não haja surpresas durante o processo ou, até mesmo, que a falta de um equipamento ou outro acaba gerando uma dor de cabeça para o morador.

Sendo assim, faça uma planilha com os materiais (e a sua quantidade) que você irá precisar para fazer a reforma. É interessante que isso seja feito depois de uma reunião com o construtor, uma vez que ele poderá lhe orientar melhor acerca do que será necessário para a consolidação dessa obra de fato.

Com os itens anotados, faça orçamentos em diferentes lugares e vá anotando o preço de tudo que você comprou naquela tabela, para ter uma noção geral dos gastos. Não esqueça de contar também com a própria mão de obra, uma vez que, em alguns casos, ela é até mesmo a parte mais cara da reforma.

3.    Organize o entulho e os espaços onde os materiais irão ficar

E a última dica deste guia de reforma para quem quer evitar problemas é: organize o entulho e o espaço onde os materiais irão ficar. Isso é algo essencial para que a sua casa ou apartamento não se transforme nessa zona de guerra mesmo com a realização de uma obra relativamente grande naquele local.

Sendo assim, se a reforma será feita em determinados cômodos, use o último ambiente que será mexido para armazenar todos os materiais da obra. Dessa forma, você garante que coisas como latas de tinta, pregos, martelos, tábuas e muito mais não fiquem espalhados pela casa e possam ser acessados em um único local.

Outra questão importante nessa parte é justamente a organização de um entulho, para que o lixo produzido na reforma não se transforme em um monstro. Para isso, você pode, por exemplo, alugar uma caçamba para a frente da sua casa ou apartamento e depositar lá todos os materiais que vão diretamente para o lixão.

Mas, ainda assim, é importante fazer uma organização interna desses materiais e resquícios que irão para o lixo. Uma prática interessante é justamente acumular tudo isso em um único espaço ou ambiente ao longo do dia e, todo final de tarde, descer para depositá-lo no entulho.

O guia de reforma também lhe ajuda com horários

Agora que você já conhece algumas das principais dicas de um bom guia de reforma, saiba que ele também pode lhe ajudar com os horários. Seja em prédios ou apartamentos, é interessante fazer um cronograma para que atividades mais barulhentas sejam feitas durante o dia, como quebrar paredes ou parafusar móveis, enquanto outras podem ser feitas mais cedinho ou até mesmo durante a noite, como a pintura.

Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.