Natal na quarentena: veja o que adiantar para os preparativos

26/3/2021

Estamos passando por um período diferente de tudo o que foi visto nas últimas décadas, nem mesmo a pandemia de Gripe H1N1 gerou tantos efeitos. E conforme o fim do ano vai chegando, as famílias começam a planejar as festas e comemorações. O Natal na quarentena realmente deve ser diferente, mas o que é necessário fazer?

Essa data precisa ser trabalhada com carinho, já que certamente reunirá familiares que ficaram afastados durante boa parte do ano, principalmente devido aos riscos de contaminação. Aliás, alguns podem marcar presença na celebração de Natal via delivery, essa é uma possibilidade que pode ser trabalhada.

De fato, o ideal é adiantar os preparativos, para que quando chegar o dia 24 de dezembro, na noite mais mágica do ano, o clima esteja completamente preparado.

Conheça o calendário do advento e prepare a decoração

Talvez você nunca tenha ouvido falar em calendário do advento, algo que foi criado no século 19 e que serve para estimular o espírito natalino e a união das famílias. Essa é uma das melhores maneiras de fazer com que as crianças consigam superar os dias de ansiedade na espera pela chegada do Papai Noel.

O Advento, oficialmente, começa no domingo mais próximo do dia 30 de novembro, em 2020 quer dizer o dia 29 deste mês. Ele segue até a véspera de Natal, ou seja, dia 24 de dezembro, aliás, dia em que famílias do mundo inteiro se reúnem para saborear uma deliciosa ceia, farta e com tudo o que os presentes gostam.

Portanto, se você quer seguir uma tradição secular, o ideal é começar a decoração no dia 29. Contudo, nada impede que os preparativos sejam iniciados antes, para já ir deixando o ambiente com o clima gostoso do Natal.

Deixe o seu apartamento com a cara do Natal

O Natal na quarentena pode ser igual aos outros anos em relação a decoração, quem sabe adicionando alguns frascos de álcool gel pelo apartamento, principalmente durante o dia da ceia. A decoração pede a instalação de uma bela árvore, assim como guirlandas preparadas para deixar o clima alegre e ideias para compor a mesa.

Como preparar a árvore?

Em países como Estados Unidos e Canadá a tradição é comprar uma árvore de verdade para decorar o ambiente durante essa época do ano. Mas, aqui no Brasil a realidade é outra e apostar nos pinheiros de plástico é o que resta. Inegavelmente a árvore, chamada também de pinheiro, é um dos símbolos que melhor representa o Natal.

Tente preparar de uma maneira que o tronco não fique visível, para dar o máximo de realidade a ela. Uma ideia é comprar diversas arvorezinhas e espalhar pelo apartamento, pode colocar na cozinha, na sala de estar e até mesmo no quarto. Contudo, não esqueça de uma grandona, que deve ser o centro das atenções.

Guirlandas

A guirlanda é um enfeite que combina muito bem com o Natal, elas geralmente são colocadas pelo lado de fora das portas, mas isso não impede que sejam penduradas onde você quiser.

Podem ser compradas prontas ou preparadas por você mesmo. Se quiser fazer, é só pegar um barbante ou arame e formar um círculo, e começar a enfeitar com utensílios verdes. Por fim, não esqueça de adicionar um sino.

Receitas para o Natal na quarentena

Existem famílias que todos os anos consomem as mesmas coisas na ceia de Natal, outras preferem variar o cardápio. As mais tradicionais acabam ganhando destaque em boa parte das casas: panetone, peru assado e rabanada são apenas algumas opções.

Mas, se em 2020 você quer inovar e preparar uma receita diferente, que tal aproveitar o tempo que ainda falta para o Natal e treinar? Estude as possibilidades para surpreender no dia da festa. Veja agora algumas opções que podem fazer sucesso e conquistar os convidados.

1.     Escalope Com Cebola Caramelizada

O escalope com cebola caramelizada é um prato que vai deixar os presentes com água na boca! Ele conta com filé mignon, pimenta do reino e claro, cebolas em sua composição. Você consegue preparar em menos de 30 minuto e vai ficar delicioso.

2.     Quinoa com Bacalhau

Esse é um prato que pode ser preparado na Semana Santa ou mesmo durante a época natalina. É diferente dos pratos tradicionais, mas faz um grande sucesso entre muitas famílias. O modo de preparo é simples e dentro de pouco tempo é possível deixar a receita de Quinoa com Bacalhau prontinha para ser saboreada.

3.     Agnolotti de Funghi e Burrata

O Natal na quarentena exige inovação e isso pode ser percebido no cardápio. Assim, o Agnolotti de Funghi e Burrata é um prato que cumpre muito bem a sua função, sendo possível de preparar dentro de alguns minutos e entregando um resultado bem gosto. Não esqueça de servir quente!

4.     Mousse de Baunilha com Frutas Vermelhas

Que tal preparar um tradicional mousse, mas com uma cobertura especial? Conta com ingredientes como gelatina em pó, leite condensado e creme de leite. O Mousse de Baunilha com Frutas Vermelhas é fácil de preparar e após duas horas na geladeira, já está pronto para ser servido.

5.     Suflê de Chocolate com Creme de Baunilha

Assim como o exemplo anterior, o Suflê de Chocolate com Creme de Baunilha é uma ótima alternativa para quem está buscando um receita diferente para as sobremesas. Afinal, após uma ceia cheia de alternativas, quem não gosta de um prato doce? E essa opção é uma das melhores!

Riscos de contaminação

As tradicionais festas que reúnem toda a família devem ser evitadas neste Natal, principalmente aquelas que recebem mais de 50 pessoas. Aliás, quanto mais pessoas estiverem juntas, menos seguro o ambiente se torna. E se estas pessoas são de lugares diferentes, a condição fica ainda pior.

O ideal é que as comemorações sejam feitas em ambientes de ar livre, para que o ar possa circular e caso alguém esteja contaminado, o problema não seja tão grave. Os mais vulneráveis a doenças, os idosos e pessoas com problemas de saúde, devem ficar fora destes eventos. Enfim, quem tem mais de 60 anos deve evitar participar.

Os beijos, abraços e apertos de mão, tão comuns neste período, devem ser evitados. Por outro lado, os especialistas indicam que não há riscos nas trocas de presentes. Por fim, é bom começar a avisar os convidados com antecedência sobre as regras que serão aplicadas em sua festa.

Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.