Pet place: o que é e como funciona nos condomínios?

20/4/2022

Os animais de estimação ganharam status de membro da família, por isso as construtoras começaram a se preocupar em construir um ambiente específico nos condomínios para os pets, denominado “pet place”. 

Estima-se que existem 139,3 milhões de animais domésticos no Brasil e, segundo dados do IBGE, há mais cães e gatos nos lares do que crianças, justificando a preocupação por ter um espaço para esses animaizinhos. 

Se você é dono de um ou mais pets, mora ou pretende morar em condomínio, é interessante conhecer o que é um pet place, os benefícios, as regras e como funciona esse espaço nos condomínios.

O que é um pet place de condomínio?

 

Fonte: Blog Construtora MTF (link na imagem)

Pet place ou espaço pet é um lugar preparado para dar qualidade de vida aos animais de estimação que vivem em condomínios. Esse local é como se fosse um playground para bichos, composto por brinquedos como rampas, arcos, túneis, gramado e um espaço para que os cães possam correr e gastar energia. 

Além desse jardim ambientado para os animais caminharem e brincarem, em alguns condomínios é possível contratar um treinador para ensiná-los a conviver neste espaço. 

O objetivo é oferecer aos donos condições para cuidar da saúde mental, física e da segurança dos seus bichinhos de estimação. Além disso, proporcionar a interação deles com outros animais e tudo isso com muita economia de tempo e dinheiro.

Espaço para pets no condomínio: entenda os benefícios

Fonte: Pexels 

Há algum tempo, a presença de animais em condomínios era motivo de discórdia no meio da vizinhança, mas, hoje, admite-se bem o convívio e a relação de afeto do ser humano com os animais. Dessa forma, os pets precisam estar perto de seus donos, ou seja, eles precisam de um lar. 

Pensando nisso, as construtoras de prédios resolveram atender às necessidades desses moradores e dos seus animais de estimação, construindo um espaço especialmente para eles. 

Não só as construtoras se atentaram para essa necessidade, como também foram criados aplicativos que contribuem para melhorar a qualidade de vida dos pets e seus donos. 

E você sabe quais são os três principais benefícios de ter um espaço para pets nos condomínios? Confira a seguir. 

1- Diminuir conflitos entre moradores 

Quando os cães, por exemplo, ficam muito tempo presos no apartamento, eles não gastam energia, por isso se estressam demais causando profundo incômodo na vizinhança com os seus latidos constantes e insistentes. É daí que começam as reclamações e os desentendimentos entre os moradores.

Por esse motivo, ter um espaço para eles brincarem e gastarem energia é tão importante na hora de comprar um imóvel novo. 

2- Socializar com outros animais 

Como os animais têm necessidades próprias, precisam ter contato com outros da mesma espécie, e ter um espaço pet proporciona esse convívio. Além de os animais poderem ser treinados em um local apropriado, os condomínios com pet place facilitam a socialização entre eles. 

3- Aumentar a interação entre os moradores 

Você já deve ter percebido que, ao ver um animal brincando ou caminhando com o seu dono, logo criamos uma conexão com essa pessoa. Independentemente de gostar de animais ou não, é natural aumentar a nossa simpatia pelos bichinhos quando nos relacionamos com os seus donos. 

Assim, um apartamento com pet place possibilita a interação entre os moradores, melhorando a relação da vizinhança com o seu pet. 

Pet care: higiene e cuidado em condomínio 

O pet care é um espaço idealizado para cuidar da higiene do animal. Este é um local que costuma ter áreas de banho, bancadas, gancho para coleira, chuveiro e secador, ou seja, tudo o que o tutor precisa para fazer o banho e tosa do seu animalzinho, sem precisar sair do condomínio e sem aumentar as suas despesas com isso. 

O que você precisa saber antes de comprar o seu apartamento com pet place? 

Agora que já sabe o que é um pet place e os seus benefícios, vamos conversar sobre as regras preestabelecidas para que todos esses recursos funcionem bem no condomínio. 

Primeiro identifique se o seu pet se adapta à vida em apartamentos, isso quando se tratar de cachorros, pois gatos e pássaros, em geral, não dão muita preocupação neste caso. 

Então, se o seu amigo não estiver entre as raças da lista abaixo, converse com um veterinário para ajustá-lo à sua nova morada. 

Os cachorros que se adaptam bem em apartamentos são:

● Boston terriês; 

● Poodle; 

● York Shire; 

● Lulu da Pomerânia; 

● Pugs. 

Regras do pet place 

1- Como é o espaço? 

Pergunte se esse espaço para pets é em local fechado ou aberto, que quantidade de animais comporta e quantos desses lugares existem no condomínio. 

2- Equipamentos e limpeza 

Quais equipamentos e brinquedos existem na área de lazer para pets, e quem cuida da manutenção e da limpeza do local. Além disso, verifique se esses objetos são seguros para o animal e os cuidados que os tutores devem ter com a higiene do seu animalzinho. 

3- Quais são as normas de convivência? 

Todo condomínio tem regras, sem elas seria impossível a relação entre os moradores. O mesmo acontece com o espaço pet, então pergunte quais são as regras, como o uso de coleiras e o comprovante de vacinação em dia, por exemplo. 

Verifique se há cartazes mostrando a todos quais são as regras de uso desse espaço, pois isso facilita a comunicação e a cobrança no caso de infrações. 

Por fim, no que se refere a investimento financeiro, se está pensando que tudo isso aumenta o custo de um imóvel novo, basta calcular usando o Índice Nacional de Custos da Construção (INCC), com isso você vai ver que todos os benefícios e as tecnologias aplicados em novas construções são amparados por lei e podem ser previamente calculados. 

Agora, você pode comprar o seu apartamento novo sem se preocupar como vai ser a vida do seu animal de estimação, visto que tudo o que ele precisa vai estar no seu condomínio.

Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.