Quais são as etapas da construção de um imóvel?

14/5/2021

O imóvel passa por diversas etapas até que as chaves cheguem à mão do proprietário. São etapas importantes da construção e por isso, podem ocorrer imprevistos, assim não é raro atrasar um pouco a conclusão do empreendimento. Ainda mais se falarmos da compra de apartamentos na planta...

Para ficar mais claro, conheça algumas etapas envolvidas, por exemplo, na construção de apartamentos na planta.

Mas, nem todas as construtoras separam a construção da forma que apresentaremos. Não existe um modelo específico. Porém, vamos abordar algumas destas etapas, a fim de facilitar o seu entendimento sobre a construção de um imóvel.

VEJA TAMBÉM: Investir em imóveis de alto padrão: vantagens

As etapas da construção de um imóvel

A construção de um imóvel é recheada de etapas. Contudo, quando o cliente negocia com uma construtora, diversas etapas passam a ser responsabilidade dessa empresa. Por exemplo, as licenças junto à prefeitura são adquiridas pela construtora, facilitando a vida do consumidor.

Em seguida, a obra conta com vários detalhes, para que o empreendimento fique perfeito, de acordo com as exigências dos proprietários. Os apartamentos, por exemplo, exigem uma grande estrutura, para dar sustentação ao que virá a seguir.

1.    Projeto de arquitetura

O projeto arquitetônico é sempre a primeira etapa de da construção de em empreendimento. É realizado por arquitetos, engenheiros e técnicos.

Nesta etapa, o projeto da construção de apartamentos, por exemplo, compreende a planta baixa, cobertura, cortes, fachadas, especificações de janelas, portas, etc.

É este projeto que irá garantir que todos os espaços destinados à construção sejam bem aproveitados. Além disso, que tenham funcionalidade e conforto. Assim, valorizando o imóvel.

Em seguida, com o projeto pronto, a prefeitura aprova e são tomadas as ações mais burocráticas para começar a construção de um imóvel, um documento deve ser entregue para a construtora responsável. Tudo deve estar especificado e calculado em valores neste documento.

Por exemplo: custos de materiais e equipamentos, mão de obra, documentos, etc. Vale ressaltar que, em geral, trabalha-se com os valores do Custo Unitário Básico de Construção (CUB/m²).

2.    Planejamento das obras

A fim de evitar desperdiçar materiais e tempo, é essencial também esta etapa. É nela que será garantido que o cronograma se compra na hora da construção de apartamentos.

E para previsões mais exatas, atualmente, há softwares que ajudam na definição do tempo de cada etapa, assim, evitando maiores atrasos. Aliás, o planejamento pode ser revisto durante o desenvolvimento dos serviços.

3.    Obras preliminares

No conjunto total da construção de um imóvel, a primeira etapa da construção é chamada de obras preliminares. E, entre elas, está o fechamento do terreno onde o imóvel será levantado. No caso, para proteger o empreendimento e os arredores – evitando acidentes.

Outra fase das obras preliminares é o canteiro de obras, além de instalações temporárias de luz e de água, para suprir os profissionais que trabalharão no local.

Em seguida, obras como a limpeza do terreno, a terraplanagem e a compactação do solo.

4.    Preparação do solo

Também conhecida como “fundações”. Trata-se de preparar o solo com estruturas que irão distribuir toda a carga para a construção de um imóvel. Este processo é essencial, pois evita rachaduras no solo.

Aliás, de acordo com alguns especialistas o começo “real” da construção ocorre na etapa das fundações.

LEIA TAMBÉM: Mitos e verdades sobre a compra de imóveis

5.    Etapa das estruturas

Aqui, são colocadas peças de estrutura, como as vigas, lajes e pilares. Serão elas que darão total sustentação à obra. Aliás, é uma das etapas mais lentas na construção de um imóvel, já que o serviço é feito na área externa.

É algo que precisa ser feito com muito cuidado pela empresa responsável, para dar sustentação ao prédio. É comum que a obra ande devagar nesta etapa.

6.    Alvenaria

Depois das estruturas de sustentação devidamente montadas, inicia-se a etapa de alvenaria da construção de um imóvel. É o momento em que são levantadas as paredes. Assim, já é possível visualizar, por exemplo, os limites dos cômodos.

É uma etapa de extrema importância, já que a alvenaria desempenha uma função estrutural. Ou seja, é a alvenaria que suportará todas as cargas da construção.

7.    Cobertura

A cobertura se trata da etapa da construção de apartamentos ou casas onde telhados ou similares são instalados. Podem ser telhas cerâmicas, coberturas metálicas, fibrocimento, concreto, dentre outros materiais.

Além disso, é a etapa onde são instaladas as calhas, a fim de escoar a água das chuvas.

8.    Etapa da Instalação elétrica

Como o próprio nome já diz, nesta fase, especialistas cuidam de toda a parte elétrica do imóvel.

9.    Instalação hidráulica

Igualmente na etapa anterior, nesta fase da construção de um imóvel é instalado tudo o que é preciso para a parte hidráulica da obra ficar em funcionamento perfeito!

10. Outras Instalações

Aqui é a etapa das chamadas instalações complementares. Ou seja, chuveiros, banheiras, gás, etc.

Além disso, é a etapa de estruturar cabos e demais equipamentos que receberão serviços de internet, TV, telefonia, entre outros.

Aplicação de gesso: mais uma das etapas da construção de um imóvel. Depois de concluir as paredes do imóvel, o gesso é aplicado.

Revestimentos e Acabamento: por fim, chegamos à etapa, que é uma das finais, que é a colocação de pisos, esquadrias, vidros, PVC, etc.

Pintura: a pintura também faz parte da fase de acabamento.

Áreas externas: uma das últimas etapas da e demais acabamentos é a execução das áreas externas. Assim, são feitas a pintura destas áreas, jardim, colocação de grana.

Limpeza: por fim, antes de entregar o imóvel, uma limpeza final é feita. Assim, o local fica em total condição de receber o proprietário.

A importância das etapas da construção de uma obra

Quanto mais cada etapa de uma obra for bem definida, planejada e rica em detalhes, menores os riscos de imprevistos. Isso porque com tantos detalhes nas fases da construção de um imóvel, mais segurança o projeto trará a todos os envolvidos: empresas, profissionais, prestadores de serviços e, é claro, o comprador/proprietário do imóvel.

Além disso, caem os custos, pois os riscos de despesas extras também reduzem com um planejamento adequado de etapas.

As etapas permitem que o projeto e a construção dele tenham todas as suas necessidades atendidas. Assim, o resultado final sai como o esperado.

Aqui na Soedil respeitamos cada uma das etapas, para que o resultado das obras seja o melhor possível! Sabemos que nossas unidades são perfeitas para morar e passar anos de sua vida, quer saber mais? Conheça agora mesmo!



Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.