Todos os anos milhões de pessoas mudam de emprego no Brasil, só que nem todas elas podem fazer os saques do Fundo de Garantia. Muitas contas ficam inativas e alguns beneficiários nem sabem como fazer o uso desse dinheiro. Por isso, vamos explicar como sacar das contas inativas do FGTS e como investir. Você conhecerá as melhores opções.
Existem mais de 10 milhões de pessoas desempregadas no Brasil, algumas delas certamente possuem o direito de realizarem saques de contas inativas do FGTS, mas provavelmente não sabem disso. Enfim, o foco é outro. Mostraremos bons investimentos que podem ser feitos com esse dinheiro, para que ele trabalhe para você.
O melhor é tentar diversificar a sal carteira de investimentos, para evitar problemas caso uma das modalidades sofra quedas repentinas. Mas, se os recursos forem poucos, pode ser mais difícil para trabalhar com o dinheiro desse modo. Quer saber como sacar das contas inativas do FGTS e como investir esse valor? Entenda tudo agora!
Em primeiro lugar, saiba que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício concedido aos trabalhadores brasileiros que possuem carteira assinada. Então, cada vez que uma pessoa assina a carteira de trabalho com uma empresa, é aberta uma nova conta. Desse modo, o empregador é responsável por depositar todos os meses o equivalente a 8% do salário.
As contas passam a ser tratadas como inativas quando deixam de receber depósitos. Isso acontece quando o empregado pede demissão ou é demitido por justa causa, assim automaticamente a conta passa a ser inativa. Contudo, mesmo que a conta esteja inativa, ela continua vinculada ao empregado, e acumula juros com o passar do tempo.
Em 2015 o Governo Federal liberou saques do FGTS, até mesmo de contas inativas, com o objetivo de aquecer a economia. Naquela época, mais de 10 milhões de trabalhadores puderam aproveitar este benefício. Foi uma medida vista como algo positivo e que realmente cumpriu o seu objetivo.
Em 2020, com a pandemia de Covid-19, o Governo Federal lançou a Medida Provisória nº 946, permitindo o saque direto aos titulares de conta do FGTS, incluindo as ativas e inativas. Desse modo, cada pessoa tem direito a sacar até R$ 1.045,00. O saque pode ser feito até o dia 31 de dezembro de 2020.
Quem tem uma conta inativa do FGTS pode executar saques e usar o dinheiro como quiser. O Fundo de Garantia inativo pode ser resgatado durante a aposentadoria, por exemplo. Mas, se você ainda é jovem e não quer esperar tanto tempo saiba que existe outra possibilidade.
O dono da conta não pode fazer saques quando bem pretender. Contudo, o dinheiro pode ser usado na compra da casa própria ou se a pessoa tiver uma doença grave.
A principal possibilidade no saque do FGTS inativo é quando a pessoa fica por 3 anos sem trabalhar com o regime de carteira assinada. Após este período, pode seguir o procedimento e solicitar os fundos depositados em seu nome.
Para ficar mais claro: se um trabalhador pediu dispensa do seu empregou ou foi demitido por justa causa, terá direito ao saque apenas 3 anos após a saída da empresa. A não ser que neste meio tempo sofra alguma doença grave, compre um imóvel ou peça aposentadoria.
Depende do seu objetivo. O dinheiro sacado poderá ser usado de maneira instantânea, para o pagamento de uma dívida, por exemplo. Neste caso, você se livra dos juros que enfrentaria.
O dinheiro pode ajudar a construir o seu futuro, basta fazer um investimento certeiro. Por isso, agora você confere 4 maneiras de aplicar esse recurso:
Existem algumas regras para usar o FGTS inativo na compra de um imóvel, antes daquele período de 3 anos sem a carteira assinada. Dessa forma, é preciso ter trabalhado por 3 anos com carteira assinada para poder realizar o saque. Além disso, deve seguir as seguintes condições:
A compra da casa própria é um sonho de milhões de brasileiros e o FGTS inativo pode ajudar. Se você tem o sonho de sair do aluguel e acredita que tem dinheiro na sua conta antiga do FGTS, faça isso.
Esse é o investimento mais interessante para as pessoas que desejam ter rendimentos diários. Além disso, permite saques quando quiser. Ou seja, é uma opção com alta liquidez.
É algo extremamente seguro, já que é emitido pelo Tesouro Nacional. É um investimento interessante para acumular uma reserva financeira de emergências. Aliás, essa reserva deve ser superior a 6 vezes o seu custo mensal de vida.
O saque do FGTS inativo pode não ter rendido muito dinheiro, mas se aplicado em Fundo de Investimento essa grana pode ser multiplicada pensando no longo prazo. Esse tipo de aplicação traz mais riscos, embora seja possível ter alta liquidez. Aliás, existem fundos de renda fixa que pagam acima do CDI.
Quem pensa em longo prazo deve investir no Tesouro IPCA. Ele protege o seu dinheiro da inflação, impedindo perda de crédito conforme a economia varia. O Tesouro IPCA+ tem prazo mais próximo em 2024 e mais distante em 2045. É um investimento ótimo para construir patrimônio no longo prazo e garantir estabilidade financeira.
Sacar das contas inativas do FGTS e aplicar dessa maneira pode ser apenas o pontapé inicial para a sua independência financeira. Quando tiver mais dinheiro dá para comprar mais cotas e ir aumentando o seu patrimônio.
Pessoas que pensam no futuro costumam ter vidas melhores quando chegam na velhice. Para isso, investir em um imóvel próprio é uma das necessidades. Afinal, quem é que aguenta ficar pagando aluguel a vida inteira?
Aproveite sua conta inativa do FGTS e aproveite! Aqui na Soedil contamos com imóveis prontos para morar e apartamentos em construção. Entre em contato e conheça algumas de nossas unidades!
X
Chat Online
Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.