Vale a pena investir em imóveis em 2022?

20/10/2021

Definitivamente não é de hoje que o mercado imobiliário é considerado um dos mais rentáveis e seguros. Nos últimos anos, a construção civil vem crescendo a todo o vapor, recuperando prejuízos e impactando positivamente o setor de imóveis. No entanto, a dúvida de muitas pessoas continua sendo: vale a pena investir em imóveis em 2022?

O fato é que, por mais que o mercado imobiliário seja um dos mais apreciados para investimentos diversos, ainda assim ele chegou a passar por alguns maus bocados no Brasil. Sendo assim, o ramo da construção civil por um tempo esteve em baixa - mas aos poucos se recuperou.

A prova disso é justamente o comportamento do segmento imobiliário durante a pandemia do novo coronavírus. Em um período em que praticamente todos os mercados estavam sendo afetados negativamente, a construção civil e o ramo de imóveis nadavam de braçadas com um excelente crescimento anual - o que indica coisas boas para o futuro.

Neste artigo você irá saber se realmente vale a pena investir em imóveis em 2022, dada as tendências e expectativas do mercado. Além disso, falaremos um pouco também sobre como o mercado imobiliário vem se tornando atrativo nos últimos anos, abrangendo diferentes formas de investimentos.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Reflexos da pandemia para quem busca investir em imóveis em 2022

Quem está pensando em investir em imóveis em 2022 precisa, primeiramente, entender um pouco mais dos reflexos da pandemia da Covid-19 no mercado imobiliário. Afinal de contas, como já citado anteriormente, estamos falando de um dos únicos segmentos que cresceu de fato durante esse período. Mas por quê?

A necessidade de isolamento social durante a pandemia da Covid-19, para conter a propagação do vírus, fez com que muitas pessoas passassem a dar mais valor às suas residências. Sendo assim, muitos que antes pensavam em gastar com viagens ou outras aquisições passaram a considerar com mais afinco o mercado imobiliário.

Além disso, a pandemia mudou a rotina de trabalho e até mesmo de lazer de uma parcela considerável da população. Dessa forma, muitas pessoas saíram em busca de imóveis mais próximos do emprego ou, até mesmo, com um espaço ideal para quem trabalha em home office - uma das grandes demandas da atualidade.

No fim das contas, o valor agregado dos imóveis de uma maneira geral cresceu para boa parte da população. Afinal de contas, muitos estão buscando maior conforto para os seus lares, seja através de uma sacada ou área para exercícios, e por isso estão considerando investimentos no mercado imobiliário.

CONFIRA MAIS: O que é a certidão vintenária de um imóvel?

Acesso a linhas de créditos é ponto positivo para quem quer investir em imóveis em 2022

Outro ponto positivo para quem quer investir em imóveis em 2022 é justamente o acesso às linhas de crédito. Afinal de contas, durante a pandemia do novo coronavírus muitos bancos e instituições financeiras facilitaram o processo para financiamento, o que fomentou e muito o mercado imobiliário de uma maneira geral.

Além disso, ainda na parte de financiamentos, outro ponto positivo ao longo do ano de 2020 foi justamente a baixa da Selic, ou seja, da taxa básica de juros do Brasil. A situação fez com que os juros dos financiamentos se tornassem baixíssimos e, por isso, extremamente atrativos para quem quisesse comprar um novo imóvel.

Esses dois fatores, linhas de crédito e taxa básica de juros, aliado à tendência de procura por imóveis, fez com que o setor imobiliário crescesse consideravelmente no ano passado. Com isso, investir em imóveis continuou sendo uma excelente opção ao longo de 2021 - e a expectativa vem se mostrando positiva para 2022.

Apesar da taxa básica de juros ter aumentado consideravelmente em 2021, ela ainda está relativamente baixa quando comparada à de alguns anos atrás. Sendo assim, os juros para financiamentos voltados para a aquisição de imóveis continua sendo, de certa forma, atrativo para o investidor.

Mercado imobiliário segue sendo visto como um dos mais seguros

Uma das principais características do mercado imobiliário ao longo dos anos, até mesmo no período de baixa, é a segurança. Sendo assim, se você está pensando em investir em imóveis em 2022, 2023 ou até mesmo neste ano, saiba que o segmento é conhecido pela segurança ao investidor.

Isso porque o processo de aquisição de um imóvel costuma ser sempre rentável ao investidor. Um dos exemplos são os fundos imobiliários, uma ótima opção para quem busca diversificar a carteira de investimentos, que são caracterizados por ações seguras e rentáveis para o autor.

Além disso, se você está pensando em adquirir um imóvel para uso próprio, saiba que também é uma vantagem a longo prazo. Isso porque ano após ano os imóveis vão passando por uma grande valorização, chegando até mesmo a dobrar de valor depois de um certo período.

Sendo assim, adquirir um imóvem nos dias de hoje é ter certeza de que, no futuro, ele estará valendo muito mais e, então, poderá ser ainda mais rentável para o investidor. E é justamente por isso que o mercado imobiliário é visto como um dos mais seguros, por beneficiar, quase sempre, o investidor.

Maneiras de investir em imóveis em 2022

Dadas as boas perspectivas do mercado para o próximo ano, talvez você esteja se perguntando: como que eu posso investir em imóveis em 2022? O fato é que o segmento imobiliário de uma maneira geral, como já citado anteriormente, permite que você trabalhe com diversos tipos de investimentos.

A Taxa Selic relativamente baixa e a facilidade para acesso de linhas de créditos é um dos pontos que favorecem o investimento em imóveis para quem quer realizar o sonho de adquirir uma nova residência. Sendo assim, sem sombra de dúvidas é uma oportunidade de investimento nos dias de hoje.

Além disso, saiba que a tendência para o próximo ano é justamente de um aumento considerável no preço dos aluguéis. Sendo assim, adquirir um imóvel com o intuito de alugá-lo para outras pessoas é outra alternativa interessante, a qual pode garantir a você uma excelente renda para o resto da vida.

E, por último, aqueles que buscam comprar um imóvel atualmente com o intuito de vender mais tarde também poderão ser beneficiados. Para isso, é preciso identificar áreas e regiões de valorização na cidade que fazem com que a residência que você busca adquirir possa ser vendida por muito mais do que o valor de compra.

LEIA MAIS: O que é ágio de apartamento?

Se até agora você ainda tem dúvidas se vale ou não a pena investir em imóveis em 2022, podemos resumir em duas palavras: com certeza. A segurança e perspectiva de crescimento do mercado imobiliário, assim como questões como acesso à linha de créditos e condições da Taxa Selic tornam o investimento seguro e proveitoso.



Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.