Cachorro no apartamento: soluções para manter o apartamento limpo

23/7/2021

Quem nunca ouviu a famosa expressão “o cachorro é o melhor amigo do homem”, não é mesmo? Esses animaizinhos costumam fazer um bem danado para a nossa saúde mental, mas muitos também são experts em bagunça. E é por isso que neste artigo você irá conferir algumas dicas para manter sua residência limpa, mesmo com um cachorro no apartamento.

O fato é que os doguinhos são uma ótima companhia e ajudam a tornar as nossas rotinas diárias muito mais alegres. Vamos admitir, não é tão incomum estarmos passeando pela rua, nos depararmos com um cachorro e ficarmos morrendo de vontade de levá-lo para casa para cuidar.

No entanto, para quem mora em um apartamento, essa situação pode ser um pouquinho mais complicada. Isso porque esses animaizinhos costumam adorar grandes espaços para brincar e se divertir, e não é todo apê que possui toda essa infraestrutura a disposição no fim das contas.

Mesmo assim, não fique desanimado. Existem inúmeras maneiras de tornar um ambiente ideal para quem tem um cachorro no apartamento. Além disso, é possível ter um doguinho como companhia e, ainda assim, manter o seu apartamento limpo, cheiroso e extremamente bonito.

Dito isso, pega logo o seu caderno de anotações ou abre o bloco de notas do celular e vem conferir um pouco mais sobre esse assunto.

LEIA AINDA: Erros na reforma do apartamento que precisam ser evitados

É possível manter a casa limpa mesmo tendo cachorro no apartamento?

Você que mora com um cachorro no apartamento com certeza já se questionou, depois de um “dia de fúria” do animalzinho, se é possível manter a casa limpa, não é mesmo? Pode parecer difícil manter todos os cômodos organizados quando temos um “ser humaninho” zanzando de um lado para o outro a todo momento.

Acontece que é possível sim manter a casa limpa e arrumada mesmo tendo um cachorro no apartamento - e vou te dizer que nem é tão difícil assim. No entanto, é preciso não apenas ter disciplina como, também, trabalhar para fazer com que seu animalzinho também não saia roendo tudo que vê por aí.

Sendo assim, você que tem um cachorro, confira algumas dicas para manter sua casa limpa e ajeitada:

Limpeza do sofá e da cama

Quem vive com um cachorro no apartamento sabe que na grande maioria das vezes eles passeiam pelo sofá, camas e todos os cômodos de uma maneira geral. E é por isso que você precisa estabelecer uma rotina semanal de limpeza à seco, sem pano molhado e nem nada, desses móveis.

Passar um aspirador de pó na cama e no sofá é importante para quem conta com um animalzinho em casa. Além disso, outra coisa que não pode faltar é um rolo adesivo para tirar os pelos que o doguinho vai espalhando por esses móveis.

Além disso, outra dica interessante para quem quer tirar um pouco daquele “cheirinho” de cachorro da cama ou sofá é utilizar bicarbonato de sódio. Basta aplicar no móvel e deixar agindo por algumas horas. Depois, é só utilizar o aspirador novamente para remover.

Se você tem um cachorro no apartamento, compre uma caminha para ele

O seu doguinho pode achar extremamente interessante dormir com os donos ou assistir a TV sentado no sofá. No entanto, sabemos que não são todas as pessoas que gostam disso e são mais rígidas quando o assunto é cuidado com os móveis.

Sendo assim, se você tem um cachorro no apartamento, compre uma caminha para ele. Ensine-o que o lugar ideal para ficar durante a noite, enquanto estiver dormindo, é na própria cama dele - que deve ser confortável e ideal para o tamanho do pet, obviamente.

Além disso, quem quer manter a casa limpa precisa também dar uma atenção especial para a caminha do cachorro. Lembre-se que é importante lavá-la pelo menos uma vez por mês, podendo utilizar detergente neutro, sabão lava roupas e até mesmo bicarbonato de sódio.

Tenha uma área exclusiva para os potes de água, ração e tapetinho

Outra dica essencial para quem vive com um cachorro no apartamento é ter um espaço dedicado para os itens do pet. Isso ajuda muito a manter a casa mais organizada, sem que cambucas cheias e ração fiquem espalhadas pela casa - sujeitas a um tropeço e acidentes repentinos.

Sendo assim, mantenha um espaço onde você possa colocar os potes de água e ração de seu cachorro. Nesse lugar, é interessante colocar também aqueles tapetes higiênicos, onde o animalzinho poderá fazer as suas necessidades.

As pessoas que moram em apartamento e possuem um doguinho costumam utilizar a sacada para colocar esses itens. No entanto, a própria lavanderia, dependendo do porte do seu animal, pode ser suficientemente grande para comportar esses itens.

Tenha um espaço para armazenar ração, brinquedos, coleiras e roupinhas

Sabe aquele ditado: cachorro é igual criança pequena? Então, ele faz bastante sentido quando você para pra pensar em todo o “malabarismo” que é preciso ser feito para manter a casa arrumada com um doguinho zanzando para lá e pra cá.

Uma dica importantíssima para quem tem cachorro no apartamento é ter um armário exclusivo para armazenar as suas coisas. Assim, itens como brinquedinhos, cama, pacotes de ração, tapetes higiênicos, shampoos e coleiras devem ficar armazenados, e não espalhados por toda a casa.

O ideal é que o lugar onde esses itens estejam guardados seja o mesmo onde estão os potes de ração. Isso ajuda a facilitar toda a logística de cuidado com o doguinho, na hora de levar para passear ou colocar mais comida.

VOCÊ VAI GOSTAR: Checklist de limpeza do apartamento na pandemia

Mantenha a limpeza da casa em dia se você tem um cachorro no apartamento

Por último, é importante manter a limpeza da casa inteira em dia se você tem um cachorro no apartamento. Isso não significa que todos os dias é preciso fazer uma faxina completa na residência, mas sim espalhar alguns perfumes e verificar se não tem nenhuma “surpresinha” espalhada pelos cômodos.

Uma das dicas para manter a casa sempre cheirosa é espalhar aromatizadores pelos cômodos do seu apartamento. Vale ressaltar que é sempre bom comprar perfumes que sejam próprios para pets, visto que não causam alergias nos animais e, alguns, possuem até mesmo efeitos “tranquilizantes”.

Além disso, aquela dica válida para a cama e o sofá também serve para outros ambientes da casa: o uso de bicarbonato de sódio. Se você ver que tem algum ambiente com cheiro mais forte, use o componente para ajudar a suavizar.

Cachorro no apartamento: se possível, busque um imóvel mais espaçoso

Você que já tem um cachorro e busca se mudar para um apartamento também deve considerar procurar por um imóvel mais espaçoso. Isso ajuda a dar um pouco mais de liberdade para o doguinho e, também, possibilita que os espaços para ele também sejam maiores.

Aqui na Soedil desenvolvemos projetos específicos, capazes de entregar tudo o que você busca para a sua vida. Em nossos imóveis construímos ambientes específicos para os pets, permitindo que possam se divertir e relaxar. Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo!



Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.