Erros na reforma do apartamento que precisam ser evitados

14/5/2021

Em meio de entulhos, poeira, sujeira, realmente é fácil cometer alguns erros na hora de reformar o imóvel. Além disso, os erros na reforma do apartamento podem ocorrer pela ansiedade de ver o resultado.

Acontece que muitas pessoas não estão acostumadas com obras e podem cometer alguns erros neste momento. Por isso, é melhor ficar de olho em todos os detalhes. Aliás, até mesmo apartamentos novos podem necessitar ajustes.

Muitos deles podem ser detalhes, mas que costumam trazer transtornos e gastos a mais do que o previsto para o processo de reforma.

Saiba quais são os erros mais comuns em erros em reforma do apartamento e como fazer para não os cometer!

CONFIRA: Itens indispensáveis na hora de mobiliar o seu primeiro apartamento

Erros na reforma do apartamento: 

1. Não se planejar

O princípio básico para não cometer erros na reforma do apartamento é um planejamento completo e com antecedência. Pode até parecer uma coisa óbvia, mas não são poucos os casos que a reforma atrasa devido a falta de um bom planejamento.

Mas, afinal, o que faz parte de um bom planejamento, a fim de evitar erros no meio do caminho? Para auxiliar, veja este checklist de planejamento:

  1. Contratação do arquiteto ou profissional especializado para se responsabilizar pela reforma.
  2. Elaboração do projeto.
  3. Escolher os fornecedores.
  4. Escolher a mão de obra.
  5. Fazer orçamentos.
  6. Prever tempo para a reforma.
  7. Fazer um contrato com os profissionais/empresa de reforma.
  8. Preparar as documentações que forem necessárias.

Comprar materiais inadequados

Eis mais um dos erros na reforma do apartamento. Mas, com um bom planejamento isto pode ser evitado.

Mesmo assim, é preciso atenção em dobro, pois erros deste tipo atrapalham o processo da reforma ou resultam em mudanças que podem vir a dar problemas com o passar do tempo.

Materiais insuficientes

Caímos de novo na falta de planejamento.  É claro que toda reforma irá precisar de materiais não previstos e extras enquanto ela acontece. No entanto, não podem faltar materiais básicos como:

  • Cimento;
  • Argamassa;
  • Baldes;
  • Papel para forrar o chão (jornal ou revistas);
  • Água.

2. Não levar em consideração instalações elétricas ou hidráulicas

Esse é um dos mais desastrosos erros na reforma do apartamento que podem ocorrer.

Pense em quebrar uma parede para instalar mais torneiras ou tomadas, por exemplo. E, no caso, se planejar antes...

Além de correr o risco de não ser permitido, pode contar que, dessa forma, você terá gastos e transtornos extras. Fora que a obra sofrerá atrasos.

Portanto, leve sempre em consideração as condições elétricas e hidráulicas do apartamento. Em que pontos ela precisará ser mexida e se é permitido, certo?

VEJA MAIS: Descubra como fazer um planejamento pessoal

3. Não agendar retirada de entulhos

Isso pode culminar em multa para o condômino... Além de ser de muito mau gosto acumular entulho de reformas na porta do apartamento, do prédio ou na garagem.

Assim, não caia neste erro. Planeje onde serão depositados os entulhos e agende as retiradas com empresas ou com a prefeitura semanalmente.  

Deixar os entulhos da reforma dentro do imóvel atrapalha demais o trabalho dos profissionais. Portanto, atenção a este detalhe!

4. Erros na reforma do apartamento: Espaço

Muita gente não leva em consideração, em especial, os pequenos pedacinhos do apartamento. Resultado? Um móvel, por questão de milímetros, pode não caber no lugar planejado.

Assim, você terá transtornos em fazer uma adaptação. E a reforma, certamente, irá atrasar.

5. Não levar em consideração a luz do dia ao escolher as tintas

Se você não entende muito bem disso, conte com a ajuda de um profissional, pois também é um dos erros.

Ou, então, antes de comprar toda a quantidade de tinta para colorir o apartamento, faça você mesmo o teste. Pinte um pouco da parede e veja como ela fica à luz do dia e sob a luz artificial.

Dessa forma, é possível chegar ao tom ideal e que lhe agrade. Isso porque as tintas são formadas por pigmentos que podem ter a tonalidade alterada nas condições citadas.

6. Atenção ao caimento do chão

Aqui, é preciso ver se os profissionais contratados entendem desta questão, antes de contratar. Isso porque o caimento do chão é um detalhe que costuma ser esquecido na hora de reformar o apartamento.

No entanto, esquecer-se disto traz inúmeros problemas. O principal deles, depois da casa reformada, são poças e regiões alagadas pela casa. Assim, quem for o responsável pela reforma do apartamento deve analisar bem as condições do chão e fazer alterações, se for necessário.

7. Não deixar uma reserva financeira

Isso faz parte do planejamento e do orçamento, mas não é raro acontecer surpresas desagradáveis e não ter uma poupança para isso.

Portanto, de acordo com especialistas, depois de fazer o orçamento completo para a reforma, mantenha 10% do total, em média, guardado.

Isso irá garantir que você tenha recursos, caso ocorra algum imprevisto durante o processo de reforma do imóvel.

Como economizar na reforma do apartamento?

Por fim, caso o orçamento fique um pouco apertado, você pode seguir algumas dicas que reduzem o custo da reforma, mas não tiram o brilho do seu lar. Veja:

  • Reforme um cômodo de cada vez;
  • Reaproveite os móveis antigos, dando cara nova a eles;
  • Aposte nos móveis multifuncionais;
  • É possível optar por pisos mais em conta, mas de boa qualidade. Pesquise!
  • Adesivos: não precisa decorar o apartamento com pastilhas e mosaicos. Os adesivos de paredes são modernos e permitem decorações diversas, todas ao seu gosto, além de serem mais baratos do que decorações tradicionais, como as feitas com pastilhas e azulejos decorativos;
  • Não contrate a primeira empresa ou prestador de serviço de reformas residenciais que encontrar. Pesquise muito. Mas, mesmo assim, desconfie do muito barato, certo?
  • Cuidado com as dívidas. Não se endivide além da conta. Por isso, estabeleça um limite de crédito e trabalhe com ele. Se não der para reformar tudo o que quiser, volte para a 1 º dica: reforme aos poucos!

Quer morar em um ambiente pensado para a sua qualidade de vida? Então você precisa conhecer os imóveis da Soedil! Quem mora na região de Campinas sabe que somos uma referência!



Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.