Checklist completo para fazer mudança

18/6/2021

Mudar de uma residência para outra é algo que sempre exige muito empenho e atenção para que as coisas não saiam do controle e virem uma bagunça total. E é justamente por isso que, antes de tudo, você deve elaborar um checklist completo para fazer mudança.

Ter uma lista de todos os itens que você irá levar da sua atual residência para outro lugar é algo essencial para que uma mudança ocorra bem. Até porque, vamos admitir, a grande maioria das pessoas costuma ter muitas coisas guardadas - por mais que nem todas sejam utilizadas.

Sendo assim, ter um checklist para fazer a mudança é o primeiro, e um dos mais importantes passos que antecedem a transição em si. Além disso, é algo simples e geralmente muito rápido de se fazer, e certamente fará a diferença na hora em que você estiver se preparando para isso.

Dito isso, prepare a caderneta ou o aplicativo de anotações e vem conferir o checklist completo para fazer a mudança.

Antes do checklist para fazer mudança, informe vizinhos e condomínio

Todos sabemos que o processo de mudança em si costuma ser, de certa forma, um transtorno. Sendo assim, antes mesmo de montar um checklist para fazer mudança, comunique os seus vizinhos e o condomínio onde você mora sobre a ação.

Isso pode ajudar você a evitar, e muito, futuros incômodos referentes à mudança em si. Com tantos móveis indo e voltando pelas escadas ou elevador, é interessante que alguém de sua confiança esteja ciente de todo esse processo.

CONFIRA: Erros na reforma do apartamento que precisam ser evitados

Checklist para fazer mudança: comece pelo que não vai ser levado

É geralmente quando estamos nos mudando que percebemos que, por muito tempo, acumulamos em casa coisas que definitivamente não precisamos mais. Ao montar um checklist para fazer mudança você pode começar justamente por essa parte, de objetos que não serão levados.

Sendo assim, dê uma boa vasculhada nas gavetas e armários do quarto, sala ou cozinha em busca de tudo aquilo que você considera que não tenha mais utilidade. Essa é uma boa dica para que você deixe, também, seus móveis limpos antes de transportá-los para a nova residência.

Quando já tiver separado todos os itens que você escolheu deixar para trás e não levar consigo para a nova residência, basta dar o próximo passo. Separe uma caixa, seja de papelão ou plástico, e amontoe todas essas coisas dentro. Para finalizar, coloque uma etiqueta indicando que a caixa não será levada.

Identifique objetos simples e fácies de se empacotar

Com os itens dispensáveis já devidamente encaixotados e etiquetados, chegou a hora do próximo passo do checklist para fazer mudança: identificar aqueles objetos simples e fáceis de se empacotar. Na grande maioria das vezes essas peças estão guardadas no seu quarto ou sala.

Objetos como livros, cadernos, DVDs, vinis, CDs, quebra-cabeças ou jogos de tabuleiro são extremamente fáceis de serem empacotados. Além disso, eles costumam ficar bem seguros quando empilhados um em cima dos outros, sendo ainda mais simples de guardar.

Outros objetos que entram nessa categoria são justamente suas roupas. Nesse caso, é melhor escolher caixas de plástico, para que possa acomodar todas as peças direitinho, sem rasgar ou até mesmo sujar. Além disso, não se descarta a presença de uma mala.

Tendo tudo isso muito bem separadinho, basta organizar em um canto do apartamento e etiquetar novamente. É importante deixar bem claro o que é cada caixa, até para se organizar na hora de colocar no veículo.

Móveis e grandes aparelhos

Uma das partes mais difíceis das mudanças é justamente o transporte de móveis e grandes aparelhos, como fogão, máquina de lavar e etc… Sendo assim, é bom organizar essa parte um bom tempo antes do dia da transição, para ter certeza que nada vai dar errado.

Em relação aos móveis, o mais indicado é justamente contratar bons profissionais para desmontá-los. Assim você não corre o risco de estragar uma cômoda ou armário e não poder utilizá-lo na sua nova residência.

Com os móveis já desmontados e guardados em caixas adequadas, é hora de avançar no checklist para mudanças. No caso de aparelhos grandes, como uma máquina de lavar roupa, é interessante cobrir com algo que o proteja de arranhões ou impactos.

Objetos frágeis ou que podem vazar

Em toda mudança é extremamente importante que você separe e embale bem todos os itens frágeis que vai levar consigo para a nova casa. Para esses casos, é sempre importante colocar em uma caixa plástica e envolver os objetos em plástico bolha. Enfim, não se esqueça desse passo no checklist completo para fazer mudança.

Copos de vidro, pratos, canecas, vasos de vidro, espelhos, quadros. Todos esses itens devem ser colocados com muito cuidado em uma embalagem, enrolados em algo que os proteja de impactos e movimentações durante o transporte.

Além disso, tem também aqueles objetos que podem acabar vazando e que, por isso, também precisam ser muito bem guardados. Vinhos, uísques e bebidas em geral entram nessa parte, assim como perfumes, shampoos e outros itens que levam algum líquido ou pasta dentro.

Eletrônicos

Os equipamentos eletrônicos também merecem destaque em um checklist para fazer mudança. Isso porque, além de serem frágeis, de certa forma, eles costumam contar com cabos e outros adereços que também precisam ser bem separados.

Sendo assim, aproveite para guardar muito bem equipamentos como videogames, computadores, notebook, televisores, monitores e aparelhos de som. Os cabos desses objetos podem ser guardados em uma caixa única, identificados com uma etiqueta para não confundir na hora da montagem.

Geladeira

Antes de fazer a mudança, o ideal é que itens como geladeiras, freezers e frigobares estejam bem secos. Isso porque, se estiverem ainda molhados ou com resíduos de alimentos, podem acabar cheirando mal ou abrigando mofo.

Sendo assim, marque aí no seu checklist para fazer mudança: deixar geladeiras e freezers abertos e vazios por pelo menos uma tarde inteira. Além disso, nesses casos, tente não acumular muitos alimentos - porque podem dificultar um pouco na hora de se mudar.

LEIA TAMBÉM: Checklist de limpeza do apartamento na pandemia

Checklist para fazer mudança: bagagem de mão com itens essenciais

Com tudo isso já definido, por último, você não pode se esquecer de levar consigo uma bagagem de mão com alguns itens essenciais. Sabendo que provavelmente levará um bom tempo até descarregar toda a mudança e desempacotar todos os objetos, é importante ter algumas coisas consigo.

Tenha em mãos uma mala ou mochila com coisas básicas como camiseta extra, casaco, desodorante, escovas e pasta de dentes. Além disso, não esqueça de deixar o carregador do seu celular em um local bem acessível, para não correr o risco de ficar sem bateria no meio de uma mudança.



Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.