Como descobrir o melhor estilo de decoração para você e para sua casa

10/5/2022

Não é segredo para ninguém que o sonho da grande maioria dos brasileiros é justamente ter uma casa própria. Para alguns, mais interessante do que o momento da entrega das chaves, somente o de decorar todos os ambientes do imóvel. Mas, afinal de contas, como descobrir o melhor estilo de decoração para você e sua casa?

O momento de decoração de um imóvel é sem sombra de dúvidas um dos mais empolgantes e divertidos para os moradores. Pensar em cada móvel, eletrodoméstico e item que irá compor a casa, para fazer com que ela seja visualmente bonita e também confortável, é uma tarefa difícil, porém muitas vezes gostosa de se fazer.

Ainda assim, existe um desafio bastante considerável para quem quer começar a decorar um imóvel, que é justamente encontrar uma harmonia entre os gostos pessoais e o conforto. Fazer com que ambas essas características se completem na decoração que irá compor o seu novo lar.

Neste artigo, você irá aprender de uma vez por todas a como descobrir o melhor estilo de decoração para você e para sua casa. Além disso, daremos também algumas dicas de como deixar o seu imóvel extremamente bonito e aconchegante e, ainda assim, fazer com que ele tenha a sua cara.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Antes de mais nada, saiba que o melhor estilo de decoração é subjetivo

Antes de partir para as dicas, é importante reforçar que o melhor estilo de decoração é realmente muito subjetivo. Afinal de contas, estamos falando de nada mais nada menos do que gostos, algo que pode ser completamente diferente de uma pessoa para a outra, ainda mais em termos estéticos e visuais.

Ainda assim, quando falamos de decoração em uma residência, ainda assim temos algumas linhas a seguir para alcançar os melhores resultados. Isso porque, por mais que gosto seja algo pessoal, ele não pode atrapalhar a dinâmica dos cômodos ou até mesmo deixá-los desconfortáveis de uma maneira geral.

Em suma, pode-se dizer que a decoração é parte essencial para a composição de uma casa bonita, atraente e aconchegante. Não há como alcançar o aconchego de um lar sem pensar na decoração do mesmo, uma vez que são os pequenos detalhes (e alguns grandes também) que tornarão isso possível.

De toda forma, saiba que é possível colocar todos os seus gostos e personalidade em uma casa e ainda assim deixá-la extremamente bonita, com o melhor estilo de decoração. No entanto, para isso, é preciso passar por um processo de construção, amadurecer as ideias que melhor se adequam à dinâmica do seu imóvel.

Com isso, saiba mais sobre como descobrir o melhor estilo de decoração para sua casa:

1.    Faça uma lista com aquilo que você realmente gosta

O primeiro passo para encontrar o melhor estilo de decoração para você e para sua casa é, justamente, entender quais são os seus principais gostos. A dica é nada mais nada menos do que fazer uma lista com aquilo que você realmente gosta, não apenas em termos arquitetônicos, mas de uma maneira geral.

Basta pensar em coisas que você realmente gosta, como um filme ou uma série específica, uma referência visual, um artista, músico ou banda de rock, ou até mesmo um movimento artístico. Coisas que você consome não necessariamente todos os dias, mas que lhe dão vontade de consumir.

Isso é importante justamente para trazer elementos dos seus gostos para dentro da decoração da casa. Imagine, por exemplo, que você é uma pessoa que gosta muito de Van Gogh e suas obras, conhecendo diversos elementos de sua história. Sendo assim, por que não trazer esse apreço pelo artista para dentro da casa com um quadro, uma estátua ou até mesmo uma pequena referência visual na composição dos móveis?

Essa dinâmica, de compreender os próprios gostos e a forma como eles podem ser inseridos na decoração da casa é crucial para o morador. Afinal de contas, um dos objetivos da decoração é nada mais nada menos do que trazer conforto ao proprietário, e não há como fazer isso esquecendo elementos marcantes para ele.

2.    Busque referências na internet

Outra dica importante para descobrir o melhor estilo de decoração para você e para sua casa é justamente buscar referências na internet. Isso porque imaginar os detalhes decorativos de um ambiente é um processo difícil, o qual pode acabar sendo pouco conclusivo ou até mesmo decepcionante na hora de colocar em prática.

Sendo assim, uma possibilidade é procurar por estilos de decorações na internet de acordo com os seus gostos ou, até mesmo, com os cômodos que você busca decorar. Faça uma espécie de mapa semântico, reunindo as principais imagens que lhe agradaram para, então, começar a planejar melhor a decoração.

As referências podem ser encontradas em diversos lugares, desde redes sociais comuns como o Instagram e o Facebook até outras plataformas como, por exemplo, o Pinterest. O próprio Google também é uma fonte extremamente competente quando o assunto é lhe dar inspirações visuais para decoração, seja em sites diversos ou no próprio Google Imagens.

Depois de ter selecionado algumas referências interessantes, destaque os principais pontos que lhe chamaram a atenção em cada imagem. Fazer isso, e colocar esses apontamentos em cruzamento com os seus gostos pessoais, destacados no tópico anterior, fará com que a busca melhor estilo de decoração se torne muito mais fácil.

VEJA MAIS: Instalação de ar condicionado em apartamento

3.    O melhor estilo de decoração une personalidade à funcionalidade

Com todas essas informações em mãos, dos seus gostos pessoais às referências visuais, descobrir o melhor estilo de decoração para você e sua casa acaba sendo um processo mais simples. O próximo passo é justamente organizar todas essas questões e fazer um questionamento específico: essa decoração é funcional?

Quando dizemos que o melhor estilo de decoração é subjetivo, mas que ainda assim tem uma linha a ser seguida, estamos apontando justamente para a funcionalidade. Isso porque não adianta de nada você centenas de elementos que lhe agradam visualmente se, juntos, eles acabam atrapalhando a dinâmica daquele ambiente - como diversas estantes com livros em um quarto, atrapalhando a abertura da porta.

A funcionalidade é peça central para o desenvolvimento do melhor estilo de decoração para você e sua casa, uma vez que ela ajuda a definir o conforto e o aconchego. Sendo assim, ao projetar os detalhes que irão compor a sua residência, tente imaginar se eles atrapalham as suas ações ou não.

Suponhamos, por exemplo, que você queira seguir um estilo mais industrial na sua casa, com tijolos à vista, elementos de ferro e condutores elétricos aparentes. Mas, ao mesmo tempo, deseja ter diversas plantas na sua residência. Pode ser que, se essas duas características foram levadas ao extremo, alguns cômodos do seu imóvel fiquem muito apertados - e é justamente aí que entra a reflexão sobre a funcionalidade.

Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.