Como está o mercado imobiliário para a compra em 2021?

18/6/2021

Diversas foram as mudanças em todos os setores da sociedade no último ano. É por isso que muitas pessoas estão procurando alternativas para investir. Assim, o mercado imobiliário para compra em 2021 vem apresentando bons números, mesmo que a pandemia tenha afetado muitas pessoas.

Para saber mais sobre esse assunto, acompanhe o artigo até o final e conheça todas as novidades para o setor neste ano. Aqui você vai conferir tendências e novas alternativas para o segmento.

Como você sabe, o ano de 2020 trouxe dificuldades para muitas pessoas e empresas. Mas, o mercado imobiliário não foi tão afetado. Além disso, as expectativas para o futuro são de crescimento.

Isso porque, recentemente, os principais métodos e processos do setor sofreram mudanças e ganharam novidades. Sendo assim, se você procura um bom mercado para investir em 2021, essa pode ser a sua chance. Confira abaixo.

Uso de tecnologia para comprar ou alugar imóveis

Uma das maiores tendências quando se fala em compra no mercado imobiliário tem relação com as novas tecnologias. Isso porque o setor continua desenvolvendo maneiras inovadoras de se reinventar.

Dessa forma, esse mercado acaba, sempre, englobando recursos e novidades modernas. Em geral, elas buscam aumentar os lucros das empresas do ramo, além de facilitar uma boa experiência para os clientes.

Por exemplo, hoje em dia já são várias as empresas que utilizam drones para captar imagens em alta definição, aéreas. Assim, os imóveis podem ser mais bem avaliados pelos clientes. Muitas empresas estão investindo em modelos digitais, para que os interessados conheçam as plantas sem que tenham que sair de casa.

Além disso, já se tornou muito comum que os processos sejam realizados totalmente de maneira digital. Isso inclui a visitação e até a assinatura do contrato. Assim, as dificuldades da pandemia podem ser contornadas. Aliás, aqui na Soedil você encontra menos burocracia ao fechar o contrato.

LEIA TAMBÉM: Quanto tempo demora a fase de acabamento de uma obra?

Mudança no perfil das propriedades

Outra mudança nas tendências para o mercado imobiliário em 2021 está ligada aos perfis das propriedades mais requisitadas. Na verdade essa não é uma novidade no setor, mas tem sido muito procurada ultimamente, e deve vir forte para esse ano.

Isso ocorre por conta de que as pessoas estão ficando muito mais em casa, devido às medidas restritivas da pandemia do Coronavírus.

Com isso, as vendas e locações de imóveis com diferenciais atrativos, mais espaçosos ou um escritório para o home office aumentaram. Atualmente, é normal que o trabalho remoto faça parte da maioria das pessoas. Assim, o mais esperado é que se procurem imóveis com espaços mais atrativos.

Maior desburocratização dos processos envolvendo o mercado imobiliário

É impossível falar sobre tendências de compra para o mercado imobiliário para 2021 sem mencionar a internet. Isso porque essa ferramenta auxilia a diminuir a burocracia nos processos imobiliários.

Em geral, para negociar um imóvel há alguns anos atrás, era preciso perder algumas horas cuidando da papelada. Mas, hoje em dia, tudo mudou.

Atualmente, as inovações tecnológicas trouxeram novas plataformas e ferramentas para que os processos possam ser digitalizados. Assim, é possível minimizar o tempo de trabalho com essas necessidades.

Portanto, hoje em dia você pode assinar documentos e contratos de forma digital, além de diversas outras facilidades do dia a dia. Logo, a internet é uma ótima promessa para o mercado imobiliário em 2021.

VOCÊ VAI GOSTAR: Erros na reforma do apartamento que precisam ser evitados

Sustentabilidade nos empreendimentos

Se você quer realmente avaliar o mercado imobiliário em 2021, não pode ignorar o tema da sustentabilidade. Mas, é claro que esse tópico já era abordado com frequência nos últimos anos.

Assim, muitos empreendimentos acabaram por receber tratamento baseado nesse conceito. Então, nada mais justo do que esperar um aumento na leva de imóveis sustentáveis.

Outro motivo tem relação com a atual preocupação global com o meio ambiente. Logo, a sustentabilidade está em alta. No setor imobiliário, o conceito pode ser utilizado na hora da construção e no cotidiano dos moradores.

Primeiramente, a construção civil pode adaptar projetos para receber mais espaço verde, utilizar materiais recicláveis, madeira de demolição, entre outros. Aliás, nas obras da Soedil cuidamos muito com os restos de materiais, para que não prejudiquem o meio ambiente.

Já para os moradores, o ideal seria pensar em sistemas que aproveitam água da chuva, compostagem, lâmpadas de LED, enfim.

Compra ou locação em conjunto

Uma das maiores tendências de compra no mercado imobiliário tem relação com o coworking e o coliving. Isso porque esses dois conceitos representam muito do que a sociedade moderna acredita quando se fala em relações pessoais e trabalhistas.

Mas, também não é algo novo. Em alguns países, principalmente na Europa, Estados Unidos e outros mais desenvolvidos, esses dois conceitos são comuns. Porém, no Brasil, essa é uma tendência para 2021.

Isso porque o coworking e o coliving estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. Logo, o setor precisará se adaptar. Os conceitos têm relação com o uso de um imóvel, mas de forma conjunta, seja para trabalhar ou morar.

Então, quem utiliza o local divide os custos de locação, compra e manutenção. Assim, economiza-se e é possível direcionar os gastos para outras áreas mais importantes.

Por fim, quem está pensando em comprar um apartamento encontra nos imóveis pequenos as melhores oportunidades. Afinal, as pessoas não estão mais dispostas a comprar grandes e não ocupar todos os espaços. O tamanho certo para o que você procura está aqui!

Mercado imobiliário para compra em 2021: não deixe a chance passar!

Com todas essas tendências para a compra no mercado imobiliário em 2021, fica claro que o foco está na tecnologia dos processos. As condições de pagamento continuam muito boas e certamente as parcelas cabem no seu bolso.

Aqui na Soedil, por exemplo, estamos com nossas obras em andamento, cuidando da saúde de todos os colaboradores que fazem parte das atividades. Se você está procurando um imóvel para morar, entre em contato agora mesmo e agende um atendimento!



Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.