Como fazer a vistoria do imóvel alugado? Checklist completo

10/12/2021

Imagine alugar um imóvel sem estar ciente de todos os problemas que ele possui, em termos de instalação e estrutura. Pois é, uma situação como essa pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça, ainda mais quando a responsabilidade acaba caindo sobre você. E é justamente por isso que é importante realizar a vistoria do imóvel alugado.

Atualmente, muitas pessoas preferem alugar um imóvel justamente pela praticidade que esse tipo de contrato oferece. Geralmente o acordo é válido por um tempo determinado, o qual pode ser rompido conforme algumas condições, e o inquilino não precisa arcar com uma série de impostos comuns para uma propriedade própria.

No entanto, isso não significa que você não deve ser criterioso na hora de escolher um imóvel para alugar. Na verdade, o cuidado para esse acordo precisa ser tão grande quanto o da compra de uma propriedade, sendo importante também garantir a qualidade da residência ou estabelecimento comercial antes de pegar as chaves.

Neste artigo, você irá aprender um pouco mais sobre como fazer a vistoria do imóvel alugado, para não ter dores de cabeça com possíveis problemas no futuro. Além disso, traremos um checklist completo para que você possa saber exatamente o que avaliar antes de firmar o contrato de locação.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

A importância de realizar a vistoria do imóvel alugado

O fato é que, ao alugar uma residência ou estabelecimento comercial, muitas pessoas acabam negligenciando o processo de vistoria e deixando de lado. No entanto, é extremamente importante realizar a vistoria do imóvel alugado para garantir que ele não apresentará problemas durante a sua estadia.

Em suma, o laudo de vistoria é como se fosse uma garantia para ambas as partes do negócio, locador e inquilino, em relação ao estado do imóvel. Logo após consolidar o contrato, o locador tem um prazo para conferir as condições da propriedade e verificar se realmente há algo de errado que não tenha sido informado.

Esse documento é muito importante para o inquilino para que ele tenha uma certa proteção em relação a problemas que não são de sua responsabilidade. Sendo assim, todos os desgastes, rachaduras e problemas precisam estar listados já no contrato para que o locatário não seja responsabilizado por eles na hora da entrega do imóvel.

Para o locador, este laudo também é importante para que ele possa solicitar todas as reparações necessárias antes de alugar o imóvel. Além disso, apesar de não ser obrigatória, a vistoria pode esclarecer muito bem a real situação da propriedade e evitar problemas para ambos os lados.

Confira algumas informações que não podem ficar de fora da vistoria do imóvel alugado:

1.    Fique atento a estrutura

Na hora de realizar a vistoria do imóvel alugado, você não pode deixar de ficar atento à estrutura do mesmo. É importante que todos os detalhes referentes à estrutura da propriedade estejam inclusos no laudo, tanto da parte interna quanto externa, no caso, a fachada da residência.

Nesse processo, é importante que você anote o estado das portas de entrada, assim como portões, janelas, e esquadrias de uma maneira geral. Além disso, é necessário anotar a metragem quadrada de todos os cômodos, assim como alguns detalhes importantes como altura do teto e coisas do gênero.

Fique atento também a possíveis rachaduras nas paredes de cada cômodo, anotando quaisquer que sejam. A parte da estrutura da garagem também merece um cuidado especial, com descrição do número de vagas e até mesmo estado dos portões, se são elétricos ou não e por aí vai.

VEJA MAIS: Entenda o padrão de plugs e tomadas

2.    Pintura

Ao realizar a vistoria do imóvel alugado também é importante ficar atento ao estado da pintura, tanto da parte interna quanto externa. É necessário verificar se a tinta está nova para, quando chegar a hora de entregar para o locador, ela esteja em condições aceitáveis e não precise de reparo.

Anote os detalhes das pinturas em todos os cômodos do imóvel. Além disso, verifique não apenas o estado da pintura das paredes como também das aberturas, tais como portas e janelas, e do próprio teto e chão. Caso verifique algum defeito, como o descascamento da tinta, informe ao proprietário.

3.    Esquadrias (portas e janelas)

O estado das esquadrias, ou seja, portas e janelas, também deve constar no laudo da vistoria do imóvel alugado. Nesse ponto, é importante ressaltar não apenas o estado de conservação visual como, também, o funcionamento - já que alguma peça pode estar quebrada ou rangendo demais.

Verifique se todas as maçanetas estão funcionando bem, assim como os trilhos e pontos de abertura. Caso haja algum problema, como portas e janelas emperrando, informe ao proprietário do imóvel. Da mesma forma, verifique o número de chaves de cada porta para  ter em mãos a quantidade correta.

4.    Instalações hidráulicas

Um dos pontos que mais merece atenção em uma vistoria do imóvel alugado é justamente o das instalações hidráulicas. É extremamente importante que você verifique o estado de todas as torneiras e encanamentos da residência, para garantir que não haja nenhum tipo de entupimento ou vasamento.

Esse cuidado também precisa ser tomado em relação às descargas sanitárias e chuveiro, verificando se o fluxo de água corre normalmente. Verifique possíveis infiltrações e anote todos os possíveis problemas relacionados a parte hidráulica do imóvel para, se preciso for, fazer a troca de peças.

5.    Instalações elétricas

As instalações elétricas de uma casa também são parte fundamental do laudo de vistoria do imóvel alugado. É importante verificar todo o funcionamento da parte de tomadas e interruptores e, caso algum não esteja funcionando, solicitar a troca com o locador, anotando no documento.

Além disso, verifique a parte de disjuntores, para garantir que os cabos estão bem instalados e que não há risco de incêndio. As instalações elétricas são parte crucial para a segurança do inquilino.

6.    Móveis e revestimentos

E para fechar a checklist, saiba que a parte de móveis e revestimentos também precisa estar muito bem detalhada no laudo de vistoria do imóvel alugado. Isso porque algumas residências e estabelecimentos comerciais já estão locados com alguns móveis, os quais precisam permanecer na propriedade após a devolução.

Estes precisam ser completamente preservados e, caso necessite uma troca, é importante avisar o locador. Da mesma forma, os revestimentos de chão e paredes também precisam constar no documento, para verificar se não há nenhum piso solto ou mal assentado que venha representar um risco para o morador.

VEJA TAMBÉM: Quem paga o IPTU, locador ou locatário?

Você precisa fazer a vistoria do imóvel alugado

Por mais que não seja uma obrigação, realizar a vistoria do imóvel alugado é extremamente importante para você que não quer ter dores de cabeças com possíveis problemas no futuro. Isso porque, na hora da devolução, pode ser que alguns defeitos que não são de sua responsabilidade sejam atribuídos ao inquilino.

Sendo assim, uma vistoria não apenas acaba com essa possibilidade como, também, garante que você estará em um imóvel com condições ideais de habitação. Trata-se de uma forma não apenas de se prevenir na hora da devolução como, também, de garantir a sua segurança enquanto morador.



Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.