Dicas para ter uma casa funcional no dia a dia

24/4/2022

Nos últimos anos o mercado imobiliário vem sendo pautado por casas que são completamente funcionais. Estamos falando de imóveis que foram planejados para serem muito bem aproveitados em cada detalhe, de acordo com a rotina do morador. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como ter uma casa funcional no dia-a-dia.

Por acaso você já parou para pensar que pode estar perdendo muito tempo do seu dia por conta da forma como a sua casa está configurada? Pois é, a organização dos armários ou até mesmo dos itens da bancada da cozinha podem fazer com que a preparação de um café da manhã passe de 10 para 30 ou 40 minutos em alguns casos.

Ou, até mesmo, o ato de ter que buscar uma roupa no armário e levar até a área de serviço para passar pode acabar acabando com o seu tempo. Existem diversas questões, que vão desde a organização dos espaços até a escolha dos móveis, que podem ser mudadas para deixar a sua casa muito mais funcional.

Neste artigo, você irá aprender de uma vez por todas as principais dicas para ter uma casa funcional no dia-a-dia. Além disso, falaremos sobre algumas questões de organização que podem fazer total diferença na sua rotina, assim como propor a ideia de alguns móveis que podem ser úteis para o seu caso em específico.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Para ter uma casa funcional você precisa primeiro entender a sua rotina

O fato é que para ter uma casa funcional no dia-a-dia você precisa, primeiramente, entender quais são os hábitos da sua rotina. Isso porque de nada adianta fazer uma sala de estar completamente funcional se ela é pouco utilizada por você ou pela sua família, que passa a maior parte do tempo no quarto, por exemplo.

Primeiramente, é preciso entender quais são os cômodos que você mais utiliza ao longo do dia e, até mesmo, quais as dificuldades que eles oferecem. Por exemplo, suponhamos que você trabalha em home office em um cômodo específico, mas ele não tem espaço suficiente para espalhar todos os documentos que precisam ser analisados.

Ou, até mesmo, no dia-a-dia você costuma ficar muito tempo na sala, com o notebook no colo fazendo as suas tarefas e tomando um café. No entanto, é preciso apoiar o café no braço do sofá, com o risco de cair e manchá-lo inteiramente, porque não existe um lugar adequado naquele ambiente para isso.

Ao entender a sua rotina e as coisas que você faz na sua casa ao longo do dia, é possível começar a propor soluções para torná-la mais funcional. A primeira dica, então, é fazer uma espécie de checklist com todos os cômodos da casa, o tempo que você passa neles (muito, mais ou menos ou pouco) e as atividades que desempenha ali.

Sendo assim, agora confira algumas das principais dicas para ter uma casa funcional:

1.    Organização na cozinha é essencial

A primeira dica para ter uma casa funcional começa pela organização da cozinha, algo que é essencial. Se você é uma daquelas pessoas que faz o próprio almoço em casa ou, pelo menos, o café da manhã, saiba que pode estar perdendo um tempo considerável nesse processo por conta da falta de planejamento do espaço.

Um erro que muitas pessoas cometem é simplesmente esconder em armários alguns dos itens que elas mais utilizam ao longo do dia. Sendo assim, em um armário colocam as xícaras mais utilizadas, no outro a torradeira que se usa toda manhã e tarde e, em outro, o pote com o pó de café.

O ideal é criar um ambiente organizado que dialogue com todas as suas atividades da cozinha. Por exemplo, na própria bancada da cozinha, deixar a cafeteira, acompanhada de pequenos potes com açúcar e pó de café. Próximo disso, você pode pendurar algumas xícaras na horizontal, o que facilita o acesso.

Tenha um espaço dedicado exclusivamente para os temperos, deixando em cima os que você mais utiliza no dia-a-dia. Deixe todos os pratos utilizados diariamente no mesmo lugar, com aqueles para visita guardados em outro, que ocupe menos espaços. Dessa forma, você vai tornando a sua cozinha um ambiente mais funcional.

VEJA TAMBÉM: Como escolher os revestimentos ideais para seu apartamento

2.    Adeque a sala às suas necessidades

A próxima dica de como ter uma casa funcional tem muito a ver com adequar o ambiente às suas necessidades - nesse caso, a sala. A sala de estar é um espaço que costuma ser utilizado de diferentes formas pelas pessoas. Algumas passam várias horas lá, em frente à TV, assistindo filmes e séries. Outras ficam trabalhando no sofá, com o notebook no colo. Há ainda aquelas que só param de vez em quando para ver o jornal e tomar um café.

Nesse caso, a dica é entender como você utiliza a sala para fazer com que ela seja o mais funcional possível. Por exemplo, se você é uma pessoa que fica muito tempo no sofá assistindo a filmes e séries na TV, é interessante ter um sofá maior, confortável e com algumas almofadas e mantas, para não ter que ficar indo ao quarto pegá-las.

Já se você é aquele tipo de pessoa que se senta no sofá para trabalhar, com o notebook no colo e alguns livros no braço, a configuração pode mudar. Nesse caso, a melhor alternativa é justamente um sofá menor em termos de profundidade, para poder colocar um escuro para os pés ou, até mesmo, uma plataforma móvel onde você consiga apoiar o notebook.

Mas, se você só costuma ficar um tempo na sala quando está acompanhado de amigos ou familiares para conversar e beber um café, vinho ou cerveja, a configuração muda. Nesse caso, a solução é um sofá não tão profundo, mas um pouco mais largo, e um rack sem estante na parede, com pequenos baús estofados para sentar e uma mesa de centro.

3.    O quarto é importante para uma casa funcional

E para finalizar as dicas para ter uma casa funcional no dia-a-dia, não podemos deixar de citar dois ambientes que muitas vezes acabam sendo os mesmos: o quarto e o escritório. Há quem faça o próprio quarto de escritório em alguns casos, enquanto outros preferem ter um espaço único para isso. Em ambos os casos, é possível ter soluções interessantes.

Se você é uma daquelas pessoas que não passa muito tempo no quarto, mas que preza por conforto para dormir, o ideal é optar por uma cama um pouco maior. Coloque um pequeno criado mudo ao lado dela, para apoiar celular, livro e até mesmo uma luminária se necessário, para algumas leituras antes de dormir.

Se você tiver muitas roupas, existem algumas soluções interessantes para deixar o ambiente mais funcional. Uma, é fazer uma cama mais alta com um suporte em gavetas e baús para guardar roupas de cama, pijamas e outras peças embaixo, enquanto guarda as demais em uma arara ou guarda roupa menor.

Além disso, caso você trabalhe no quarto, há ainda a possibilidade de fazer uma cama que possa ser levantada e acoplada à parede para se transformar em uma bancada de trabalho. Outra solução é fazer uma cama suspensa, com uma escada para acesso, em que embaixo seja justamente uma pequena área de escritório.

Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.