Mesa de jantar: qual é o tamanho e o formato ideal?

23/7/2021

Quem nunca teve que emendar uma ou duas mesas para comportar todos os familiares naquele tradicional encontro de família, não é mesmo? A questão é que, na hora de mobiliar o seu apartamento, é importante escolher os móveis a dedo conforme suas necessidades. Mas afinal, qual é o tamanho e formato ideal de uma mesa de jantar?

A sala de jantar é sem sombra de dúvida um dos espaços mais “difíceis” de se mobiliar em um apartamento. Isso porque é preciso escolher móveis que não apenas combinem com o restante do ambiente como, também, sejam extremamente práticos, com dimensões que não tornem o cômodo apertado.

Neste artigo você irá conferir algumas dicas importantes para que nunca mais tenha que ficar juntando mesas na hora de receber visitas. Além disso, falaremos também sobre como um ambiente bem planejado ajuda na hora de mobiliar uma residência, aumentando o leque de opções viáveis.

Vale ressaltar ainda que, quando falamos em mesa de jantar, estamos nos referindo também a rotinas e costumes. Sendo assim, se você mora com mais de 5 ou 6 pessoas, obviamente a sua mesa precisa estar adaptada para comportar todos os presentes - assim como o próprio ambiente.

Mas sem mais delongas, pegue logo o seu caderno de anotações ou abre o bloco de notas do seu celular e vem conferir algumas dicas sobre o assunto:

Diferentes formatos de mesa de jantar

Não é segredo para ninguém que existem diferentes formatos de mesas de jantar, que vão de redondas a ovais. Há ainda aquelas pessoas que preferem mandar fazer o seu próprio móvel, personalizando o seu formato de forma a ficar mais interessante ou utilizável no cômodo.

Cada formato acaba tendo seus pontos positivos e negativos, no fim das contas. Até porque, a utilidade de uma mesa de jantar geralmente fica dependente do espaço onde ela está inserida. Sendo assim, a dimensão do ambiente é um fator que precisa ser levado em conta na hora de escolher o móvel.

Sendo assim, confira logo abaixo alguns dos formatos mais comuns de mesas de jantar:

1.    Retangular

Pode-se dizer que as mesas de jantar retangulares são as mais comuns. Isso porque elas costumam cair bem na grande maioria dos ambientes. Além disso, a diversidade de modelos existentes para este formato é gigantesca, o que faz com que você possa adaptar a mesa da melhor maneira para o seu cômodo.

Uma tendência que vem crescendo nos últimos anos, sobretudo em casas e apartamentos de estilo industrial, são as mesas de jantar feitas com tampo de madeira rústica e ferro preto. Esses modelos, além de caírem super bem em alguns tipos de ambientes, costumam ser ainda mais baratos do que o comum.

Vale ressaltar ainda que uma mesa de jantar regular é bastante indicada para quem pretende receber um maior número de pessoas, justamente pela boa capacidade. Além disso, esses formatos são ideais para cômodos também retangulares, ou seja, mais compridos e estreitos.

LEIA MAIS: 7 melhores cidades do interior de SP para investir

2.    Mesa de jantar quadrada

Sabe aquelas tradicionais mesas de madeira que costumamos ver no lado de fora de bares e lanchonetes? Pois bem, elas não são as únicas em formato quadrado existentes e, quando bem utilizadas, esses modelos podem cair muito bem em sua sala de estar.

Uma mesa de jantar quadrada costuma ser uma boa opção para casas e apartamentos com poucas pessoas. Se você mora somente com o seu companheiro ou companheira, por exemplo, e não recebe tantos convidados, pode enxergar neste formato o móvel ideal para o seu ambiente.

Além disso, este é mais um exemplo que conta com inúmeras possibilidades de design no fim das contas. Assim como as mesas retangulares, é possível mandar fazer uma mesa de jantar quadrada com base de ferro e tampo de madeira rústica, por um preço atraente.

3.    Redonda

Uma mesa de jantar redonda pode fazer toda a diferença em seu ambiente. Isso porque os modelos do móvel deste formato costumam ser extremamente bonitos, e se encaixam muito bem em cômodos mais chiques, retidos e, até mesmo, com estética moderna e minimalista.

Vale ressaltar ainda que uma mesa de jantar redonda é excelente para cômodos quadrados e menores. Isso porque possibilita um maior aproveitamento do espaço, sobretudo de quem está sentado na própria mesa.

No entanto, não é o formato mais indicado para quem costuma receber muitas visitas ou possui uma grande família. Até porque uma mesa de jantar muito grande, além de parecer estranha em alguns ambientes, acaba não sendo tão prática e afasta as pessoas que estão sentadas.

4.    Mesa de jantar oval

Já uma mesa de jantar oval segue praticamente as mesmas indicações das retangulares, sendo ideais para ambientes compridos e estreitos. No entanto, há um ponto ainda mais positivo para este formato: a capacidade de acomodar mais uma pessoa na dobra das extremidades.

Esse é um formato de mesa de jantar que, assim como o redondo, também costuma contar com modelos extremamente minimalistas. É uma opção interessante para quem busca manter um cômodo mais clean e, ainda sim, contar com bastante espaço à disposição.

Qual o tamanho ideal para uma mesa de jantar?

O tamanho ideal para uma mesa de jantar irá depender, acima de tudo, do tamanho do seu ambiente e do número de pessoas que você costuma acomodar. Sendo assim, se você recebe muita visita, é interessante investir em uma mesa maior, seguindo as orientações de ambiente citadas anteriormente.

No entanto, há algumas orientações meio que padrões, independente de qual seja o formato e modelo de mesa de jantar que você vá escolher. O primeiro deles é: tenha sempre dois assentos a mais do que o número de integrantes da família. Isso é uma média para o recebimento de convidados, visitas e etc…

Além disso, você precisa saber que cada ocupante em uma mesa precisa ter um espaço que varia entre 60 centímetros e 70 centímetros de largura. É justamente esse cálculo, somado à dica anterior, que determinará qual será o tamanho do móvel - para que ele não fique apertado para os convidados.

LEIA MAIS: Por que investir em imóveis é uma boa opção?

Ao comprar um imóvel, pense nas suas necessidades em relação à sala de jantar

Uma forma de evitar apertos na hora de escolher uma mesa de jantar é começar a pensar nisso justamente quando for comprar uma nova residência. Sendo assim, ao adquirir um imóvel, pense sempre nas suas necessidades em relação à ocupação da sala de jantar.

Se você costuma e quer receber muitos amigos e familiares, com certeza deve investir em um imóvel que acomode uma sala de jantar relativamente grande. Lembre-se, nesses casos, o formato retangular ajuda bastante - justamente por facilitar na hora de acomodar mais pessoas na mesa.

Aqui na Soedil construímos apartamentos pensando na comodidade dos nossos clientes. Se você está pensando em investir ou quer comprar um novo lugar para morar, entre em contato agora mesmo! Temos a opção certa para você.



Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.