Vale a pena comprar um imóvel na crise?

22/9/2021

Comprar um novo imóvel na crise vem sendo uma realidade para muitas pessoas desde o início da pandemia do novo coronavírus. A Covid-19 afetou praticamente todos os segmentos econômicos ao redor do mundo, no entanto, no Brasil, o setor imobiliário fechou o ano com resultados positivos. Nesse período, adquirir um imóvel tem prós e contras.

O fato é que desde que estourou a pandemia da Covid-19 no Brasil, muitas pessoas passaram a dar mais valor às suas residências. Por terem que passar mais tempo em casa, em razão da necessidade de isolamento social, alguns perceberam necessidades que antes não levavam em consideração em relação à moradia.

Sendo assim, apesar do período de crise sanitária e até mesmo econômica para muitos, iniciou-se um movimento de mudanças e novas aquisições de casas no país. A dúvida, para muitos, no entanto, é se comprar um imóvel durante a atual crise realmente vale a pena, visto a atual situação do mercado.

Neste artigo, você irá entender um pouco melhor se vale a pena ou não comprar um imóvel durante a crise econômica e sanitária vivida pelo Brasil. Apesar do segmento da construção civil ter crescido consideravelmente no ano que vem, existem fatores positivos e negativos em relação a aquisição de uma casa ou apartamento em um período tão complicado.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Vale a pena comprar um imóvel na crise: o porquê da procura

Antes de respondermos se vale ou não a pena comprar um imóvel na atual crise econômica e sanitária do Brasil, é importante entender um pouco do cenário do setor. Afinal de contas, no ano passado, durante a pandemia da Covid-19, o setor imobiliário nacional cresceu 26%, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O fato é que a pandemia da Covid-19 em si fez com que muitas pessoas ficassem mais atentas em relação às suas residências. Por precisarem passar mais tempo nelas, algumas passaram a investir em confortos residenciais maiores, visto que, em suma, alguns gastos, antes relativamente comuns, acabaram sendo cortados.

Isso acabou criando um movimento de pessoas que decidiram dar um passo a mais para trocar de casa - às vezes, até mesmo, de cidade. No entanto, não foi apenas esse desejo da população, frente a novas necessidades para casa, como espaços para home office por exemplo, que impulsionou esse crescimento.

Um dos principais fatores por trás do aumento da venda e compra de imóveis durante o ano passado foi justamente a baixa da taxa de juros. Isso fez com que parte da população se sentisse mais encorajada a comprar uma nova residência, visto que o juros a ser pago passou a ser muito menor do que o comum.

VEJA MAIS: Por que o mercado imobiliário cresceu na pandemia?

Os juros ainda fazem valer a pena comprar um imóvel na crise

No ano passado, o Banco Central do Brasil chegou a reduzir a taxa de juros básica do país, chamada de Selic, para 2,25% - o menor nível da história até então. Isso fez com que cada vez mais pessoas buscassem empréstimos imobiliários para adquirirem imóveis, visto que se tornou mais barato.

O primeiro semestre de 2021 provou que, em relação aos juros, ainda vale a pena comprar um imóvel na crise. Isso porque os juros continuaram próximos a mínima histórica alcançada em 2020, o que fez com que os empréstimos imobiliários continuassem acessíveis para boa parte da população.

Foi por conta da taxa de juros básica que muitas famílias, no ano passado, puderam realizar o sonho de comprar a sua casa própria. O que acontece é que a situação oportuna para essa ação veio em um momento em que o cenário sanitário do Brasil, em linhas gerais, ia sofrendo gradativamente por conta da Covid-19.

Ainda assim, enquanto o juros estiver relativamente baixo e próximo ao nível mínimo histórico, alcançado no ano passado, ainda valerá a pena comprar um imóvel. A situação é válida tanto para quem busca comprar a sua primeira residência como, também, quem quer investir no mercado.

CONFIRA TAMBÉM: Melhores investimentos na pandemia

Investir ao comprar um imóvel na crise

Saiba que não apenas quem busca uma nova residência pode ter vantagens ao comprar um imóvel na crise. Isso porque, como já citado anteriormente, durante esse período muitas pessoas passaram a dar maior valor às suas casas e apartamentos e, por isso, passaram a buscar espaços mais confortáveis.

No entanto, para alguns, a melhor alternativa passa a ser o aluguel. Essa, inclusive, vem sendo uma busca bastante constante desde o início da pandemia da Covid-19 no país, visto que muitas pessoas procuraram espaços para alugar em locais alternativos para que, quando tudo voltasse ao normal, pudessem retornar a cidade de fato.

Isso fez com que se reacendesse outra tendência interessante: a compra para aluguel. Sendo assim, comprar um imóvel na crise para então colocá-lo para alugar se tornou um ótimo investimento para quem busca uma renda contínua, sem precisar correr riscos de investimentos na bolsa, por exemplo.

Além disso, especialistas do setor imobiliário estão apostando que o preço dos aluguéis deverá subir ao longo deste ano. Sendo assim, há quem enxergue no mercado de aluguel de imóveis uma ótima oportunidade, visto que o juros para compras está relativamente baixo e o setor está aquecido.

O que as pessoas estão buscando em um imóvel?

Agora que você já sabe que comprar um imóvel na crise tem lá suas vantagens, tanto para quem quer residir ou alugar, agora está na hora de ficar por dentro de algumas tendências em relação ao mercado imobiliário. Afinal de contas, o cenário causado pela pandemia fez com que as pessoas passassem a buscar algumas características em novos espaços.

Algo que muitas pessoas passaram a levar em conta em residências por conta da pandemia foi, justamente, um cômodo para escritório. Isso se dá ao fato de que muitas empresas passaram a adotar o sistema home office para seus funcionários. Sendo assim, um espaço ideal para trabalho se tornou imprescindível para a grande maioria das pessoas.

Além disso, quando o assunto é apartamento, outro fator que passou a ser cobiçado pelos compradores foi a sacada. O período em que muitas pessoas tiveram que passar em casa fez com que o mínimo contato com o exterior, através de uma sacada iluminada pelo sol, se tornasse um sonho de consumo.



Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.