7 Melhores cidades do interior para morar

20/10/2021

Só quem conhece a rotina das grandes metrópoles sabe o quão cansativo pode ser passar muito tempo nessa correria. Muitas vezes, tudo o que queremos é ir em busca de um local mais calmo, mas que ainda assim tenha os benefícios dos grandes municípios. E por isso que você precisa conhecer as melhores cidades do interior para morar em São Paulo.

São Paulo não é considerada uma das maiores, senão a maior economia, da América Latina à toda. Além de contar com diversas grandes empresas e indústrias, a capital paulista também é a maior cidade do Brasil em termos de população, com mais de 12 milhões de habitantes.

Sendo assim, há quem queira construir uma vida um pouco mais calma, mas não tão longe dos benefícios dos grandes centros. Afinal de contas, estamos falando de uma capital que conta não apenas com uma excelente diversidade econômica como, também, cultural e de lazer - o que ainda atrai muitas pessoas.

Neste artigo você irá conhecer algumas das melhores e principais cidades do interior para morar em São Paulo. Falaremos sobre as vantagens de morar fora das grandes cidades, mas, ainda sim, estar próximo dos benefícios e atrações que somente os polos industriais e econômicos tem a oferecer.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Por que conhecer as melhores cidades do interior de SP para morar?

A capital do estado de São Paulo é sem sombra de dúvidas um polo extremamente atrativo, em diversos sentidos. É lá onde estão localizadas grandes empresas, sejam elas do setor industrial, produtivo ou até mesmo da área de tecnologia, assim como muitas atrações incríveis como cinemas, teatros e museus.

No entanto, quem vive em São Paulo sabe muito bem das dores de cabeça que a vida em um grande centro pode proporcionar. A correria do trabalho, aliada às longas filas de carros e engarrafamento em horários de pico, assim como a superlotação do metrô em alguns horários do dia, acaba desgastando muitas pessoas.

Sendo assim, conhecer as melhores cidades do interior de São Paulo para morar pode ser uma ótima alternativa para quem busca uma vida mais calma. Existem diversos municípios, próximos e distantes da capital paulista, que oferecem uma excelente qualidade de vida em diversos pontos essenciais.

Muitas das cidades do interior de São Paulo são caracterizadas por fatores como baixa criminalidade, boa qualidade de saúde e até mesmo boa educação. São alguns desses fatores, às vezes acompanhados da presença da natureza, que despertam o interesse de quem quer fugir da correria das capitais.

VEJA MAIS: 7 melhores cidades do interior de SP para investir

Conheça as 7 melhores cidades do interior para morar

Grande como é, o Estado de São Paulo definitivamente conta com municípios para todos os gostos. Seja você alguém que está interessado em uma cidade do interior para morar mais próximo da natureza ou, até mesmo, um pequeno polo comercial afastado da grande capital, saiba que é possível encontrar em SP.

No entanto, algumas cidades do interior paulista se destacam justamente pelas diversas qualidades, seja na área da saúde, segurança, educação ou, até mesmo, econômica. Pensando nisso, separamos as 7 melhores cidades do interior de SP para você morar. Confira:

1.    Limeira

Localizada há cerca de 148 quilômetros da capital paulista, Limeira é sem sombra de dúvidas uma das melhores cidades do interior para morar. O município ocupa a oitava colocação do ranking nacional de melhores cidades para se viver em termos de custo do metro quadrado.

Além disso, o município se destaca também pela grandiosa beleza natural que compõe os cenários do interior. A natureza é justamente um dos diferenciais da cidade, que conta com atrações que exploram esse lado como, por exemplo, o Parque Ecológico do Jardim do Lago e o Zoológico Municipal.

2.    Rio Claro

Outro município de São Paulo que não poderia ficar de fora da lista de melhores cidades do interior para morar é Rio Claro. Localizado há pouco mais de 170 quilômetros da capital, a cidade se destaca pelo índice de desenvolvimento extremamente alto e, também, por outros fatores como o alto padrão de longevidade e renda.

A educação também é um dos pontos fortes do município que, em 2010, chegou a ter mais de 92% da sua população entre 6 e 17 anos cursando o ensino básico. Além disso, Rio Claro possui um custo de vida muito mais barato quando comparado a capital paulista, e mantém excelentes atrações voltadas para a natureza.

3.    Piracicaba

Piracicaba é não apenas uma das melhores cidades do interior para morar em São Paulo como, também, um dos melhores municípios do Brasil para se viver. Não é à toa que a localidade ocupa a quadragésima segunda posição do ranking nacional que aborda o tema, de acordo com a Revista Exame.

Localizada há pouco mais de 160 quilômetros da capital paulista, Piracicaba também está lá em cima em outro ranking, o de melhores cidades para se viver bem no país conforme o custo por metro quadrado. O município é referência também em educação, com faculdades de renome e excelente produção científica.

4.   Campinas

Uma das melhores cidades do interior de São Paulo para morar é, sem sombra de dúvidas, Campinas. O município oferece o melhor de dois mundos, a calmaria e as belezas naturais do interior e, também, a diversidade empresarial, econômica e de atrações presentes na maioria das capitais.

Localizada há apenas 90 quilômetros de São Paulo, Campinas é conhecida também por ter universidades excelentes como, por exemplo, a Unicamp. O município também oferece uma completa e eficiente rede de transporte público, diversas opções de turismo e lazer e uma grande variedade de empreendimentos.

5.   Cordeirópolis

Quem busca fugir dos problemas e correrias da grande capital paulista, certamente deve considerar se mudar para Cordeirópolis. Afinal de contas, estamos falando de uma das melhores cidades do interior para morar, a qual se destaca principalmente pelas incríveis belezas naturais.

Localizado na região de Rio Claro, o pequeno município impressiona não apenas pela natureza como, também, pela arquitetura colonial. Com isso, exala o ar de calmaria e tranquilidade das mais belas cidades do interior.

6.    Americana

Outro município paulista que integra a lista de melhores cidades do interior de SP para viver é Americana. Por mais que não seja exatamente uma localidade pequena, visto que conta com mais de 230 mil habitantes, a cidade apresenta um dos mais altos índices de qualidade de vida do estado.

O município, que fica na região metropolitana de Campinas, é conhecido por ser uma verdadeira rota de negócios. Além disso, se destaca por mesclar muito bem a arquitetura urbana com a natureza, presente nos centros e em outras localidades.

CONFIRA: 7 melhores cidades do interior para morar próximas de SP

7.    Atibaia

E por último, é quase que necessário citar Atibaia ao falar das melhores cidades do interior para morar em São Paulo. O município se destaca não apenas pela excelente qualidade de vida como, também, pelo baixo custo de construção e pela localidade privilegiada, perto de outros centros de SP.



Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.