Apartamento novo: como começar uma decoração do zero

10/5/2022

O sonho da grande maioria dos brasileiros é, sem sombra de dúvidas, conquistar um imóvel próprio. No entanto, depois da aquisição vem aquele longo período de organização para deixar o lar com a sua cara e personalidade, do seu jeitinho. E é por isso que você precisa aprender a como decorar um apartamento novo do zero.

Engana-se quem pensa que um apartamento está pronto assim que as obras de construção acabam. Na verdade, não é exagero algum afirmar que o período mais demorado é justamente o da decoração, em que você vai escolhendo criteriosamente os móveis utilizados, quadros, tintas e outros detalhes.

No entanto, saiba que é possível se organizar para fazer a sua casa nova o melhor possível desde o início. Existem diversas dicas, modernas e retrô, de decorações que podem fazer com que o seu apartamento se transforme em um lar extremamente bonito e bem planejado, da forma como você sempre sonhou.

Neste artigo, você irá aprender de uma vez por todas como começar a decoração de um apartamento novo do zero. Além disso, falaremos também sobre o que deve ser prioridade na hora de decorar, os estilos de móveis e ambientes que podem ser adotados no seu imóvel e como colocar o seu gosto em cada espaço.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Apartamento novo é como uma tela em branco

O primeiro ponto que merece atenção nesse assunto é justamente a compreensão de que um apartamento novo é como uma tela em branco. Isso porque, ao pegar as chaves, você terá diversos ambientes para trabalhar e moldar do seu jeito, a partir dos seus gostos, começando a decoração do zero.

Para alguns, isso pode ser encarado como um problema ou desvantagem, já que será necessário comprar todos os móveis, eletrodomésticos e por aí vai. No entanto, para outros, significa o começo de algo que pode ser completamente decorado com base naquilo que você gosta e quer ter em sua casa.

Vale destacar ainda que começar a decoração de um apartamento novo do zero não significa que você irá gastar dezenas de milhares de reais. Na verdade, é possível economizar nesse processo e ainda assim conseguir um ambiente extremamente bonito e bem-organizado, o qual combina com os seus gostos.

 

Além disso, há quem prefira aproveitar móveis que já tem em casa e incorporar ao novo apartamento. Isso não apenas é totalmente viável como, também, pode ser feito de uma forma completamente estilizada, por meio da reforma de algumas mobílias para que elas pareçam ser completamente novas.

Sendo assim, confira um pouco mais sobre como iniciar uma decoração de apartamento novo do zero:

1.    Comece escolhendo a cor dos cômodos

O primeiro passo para começar uma decoração de um apartamento novo do zero é, sem sombra de dúvidas, escolher a cor dos cômodos. Isso vai lhe ajudar muito posteriormente a seguir uma linha de estética para a escolha não apenas dos móveis como, também, de outros elementos que irão compor a parte visual do ambiente.

Sendo assim, pense em quais são as cores que você pretende aplicar em cada cômodo da sua casa e porquê. Lembre-se que existem algumas tonalidades que são mais adequadas para alguns ambientes, por conta da sensação que elas transmitem ao morador, enquanto outras acabam não sendo tão recomendadas.

Nesse processo, é interessante pensar também em quais cômodos você irá passar mais tempo. Isso porque um quarto pintado com cores escuras, como um cinza escuro, por exemplo, pode sim ficar bonito, mas passar a ser incômodo na medida em que você permanece no ambiente por longos períodos.

A dica para essa parte é: faça um checklist com os cômodos da sua casa, veja como está a iluminação de cada um e pense na identidade que você quer dar para eles. Depois, escolha as tintas para os ambientes e inicie a pintura por cômodos mais simples como quartos ou salas, por exemplo.

2. Pense nos móveis e eletrodomésticos essenciais e seus modelos

A segunda dica para iniciar a decoração de um apartamento novo do zero é pensar logo nos móveis e eletrodomésticos essenciais para a casa. Afinal de contas, muitas vezes é difícil comprar todos os itens logo de cara, assim que chega no imóvel recém adquirido, então traçar prioridades nas compras é importante.

Sendo assim, pense naqueles móveis que não podem faltar no seu apartamento como, por exemplo, cama, armário, mesa de jantar e cadeiras, sofá, televisão e rack, por exemplo. Depois, é hora de começar a refletir no modelo dessas mobílias e eletrodomésticos, para dar mais personalidade à sua nova casa.

Existem diversas alternativas de camas hoje em dia, desde as BOX até uma retomada das camas tradicionais, com bases e cabeceiras de ferro ou madeira, por exemplo. O armário pode ser um guarda-roupa tradicional, da cor que combine melhor com o ambiente, ou até mesmo uma cômoda simples ou arara com prateleiras, para guardar as peças.

Já a mesa de jantar também pode seguir diversos estilos diferentes. Há quem prefira mesas de mármore; outros, optam pela de vidro; e alguns, prezam pelas de madeira, sejam aquelas estilizadas com madeira bruta ou mais tradicionais. O hack pode seguir diferentes estilos: fixado na parede, no chão, do chão ao teto, retrô, moderno e por aí vai.

A escolha do sofá tem muito a ver com a forma como você pretende utilizar o ambiente. Se você passa pouco tempo na sala, por exemplo, um sofá menor, sem retração, pode ser uma alternativa útil e elegante. No entanto, se você passa horas em frente à TV e recebe mais gente, um sofá maior e com mais profundidade pode ser interessante.

LEIA AQUI: Apartamento tecnológico: como fazer um projeto moderno e funcional

3.    Pense como sua personalidade pode se refletir no apartamento novo

E a terceira e última dica de como começar uma decoração de um apartamento do zero é justamente pensar em como a sua personalidade pode se refletir no imóvel. Isso é, quais são os seus gostos pessoais e de que forma eles podem ser utilizados para decorar os mais diferentes cômodos da casa.

Suponhamos que você é uma pessoa que gosta muito de cultura pop de uma maneira geral, como filmes, séries e artistas. Isso pode se refletir no apartamento novo por meio de quadros, de obras ou personalidades que você gosta, ou até mesmo com pequenas estátuas em alguns ambientes ou em livros em prateleiras.

Agora, se você é uma pessoa mais conectada com a natureza, por exemplo, essa reflexão pode se dar por meio do uso de plantas em diversos ambientes. Vasos com plantas logo na entrada, algumas penduradas no teto e outras em pequenos espaços perto da cozinha ou da sala são alternativas bem interessantes.

Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.