Como está o mercado imobiliário para venda em 2021?

30/6/2021

Passado mais de um ano desde o início da pandemia da Covid-19, inúmeros setores econômicos acabaram sendo impactados de diversas formas diferentes. Mas, para quem quer se mudar para um apartamento próprio, é preciso saber: como está o mercado imobiliário para venda em 2021?

É fato que por conta desse período de isolamento social cada vez mais pessoas passaram a dar valor às suas residências. Com isso, surgiram outras tendências dentro do mercado imobiliário, como a busca por novos apartamentos que oferecessem mais conforto.

Com essa rotatividade maciça de pessoas buscando novas residências quase o tempo todo, não tinha como o mercado imobiliário não ser influenciado. Mas isso, não necessariamente, significa algo ruim - e é o que você vai ver no decorrer desse post.

Dito isso, pega a caneta e o caderno ou abre o bloco de notas do seu celular e vem conferir como está o mercado imobiliário para venda em 2021.

LEIA MAIS: Automação residencial: dicas para deixar seu apartamento inteligente

Um bom ano para o mercado imobiliário para venda

Como dito anteriormente, é fato que a pandemia da Covid-19 afetou diretamente inúmeros setores econômicos no Brasil. Alguns, no entanto, foram afetados de forma diferente. O mercado imobiliário para venda, inclusive, passou por altos e baixos - e chega em 2021 com a promessa de um bom ano.

Especialistas apontam que, para aqueles que pretendem adquirir um novo apartamento, 2021 será um ano bem interessante. A perspectiva é de que o desempenho desse tipo de mercado seja até melhor do que o de locação que, apesar de passar por uma alta, segue sendo uma boa opção para muitos.

O argumento de boa parte dos especialistas nesse tipo de mercado é de que as taxas de juros devem continuar baixas em 2021. Com isso, ao longo do ano, ainda mais pessoas deverão buscar a compra de um apartamento por meio de financiamento imobiliário.

Além disso, há aquela perspectiva de pessoas que, ao darem muito mais valor ao espaço onde moram, passaram o ano economizando dinheiro para ir em busca de um novo imóvel. Apartamentos mais arejados, bom ambientes bem planejados, são sonhos para muitas pessoas.

Imóveis maiores ainda são os principais alvos

É notório que no último ano muitas pessoas passaram a conhecer de perto o dito home office. Por conta da necessidade de isolamento, muitos passaram a trabalhar de casa e precisaram adaptar não apenas a sua rotina como, também, toda a sua moradia.

Isso fez com que o mercado imobiliário para venda passasse a ser pautado por: apartamentos maiores e com cômodos funcionais. Essa tendência, inclusive, vai prevalecer durante todo o ano de 2021, justamente porque muitos adotaram de vez o trabalho de casa.

Uma pesquisa realizada pela ImovelWeb mostra que o crescimento por imóveis maiores foi de 96% no ano de 2020. Isso já dá uma dica de como o mercado imobiliário para venda deverá se comportar em 2021.

Além disso, muitos deixaram de se apegar às moradias em grandes centros ou em locais mais próximos da região central da cidade. Sendo assim, se você está com um apartamento à venda, leve em conta fazer algumas modificações que façam com que o imóvel valorize ainda mais.

A procura ainda é alta no mercado imobiliário para venda

Vale ressaltar ainda que, neste ano, a situação está favorável não apenas para quem pretende adquirir um novo apartamento, mas também para quem busca vender. Com o mercado imobiliário para venda aquecido, o que não falta é gente em busca de um novo apartamento.

Em entrevista ao Extra, o gerente de negócios da Apsa, Gustavo Araújo, apontou perspectivas positivas para quem pretende construir uma residência e, também, vender. A queda na taxa de juros básica é um dos principais pontos para isso.

“Não apostamos num aumento dos preços, porque a oferta de imóveis ainda é muito alta, e não faltam opções para a compra. Isso impede que haja elevação. Quem está com um imóvel à venda percebe que só tem procura, só tem interessados, quando o preço está coerente com a realidade de mercado”, disse.

VOCÊ PODE GOSTAR: Como está o mercado imobiliário para a compra em 2021?

Com boas perspectivas, o que fazer para vender o meu imóvel?

Sabendo que as perspectivas do mercado imobiliário para venda neste ano são boas, é hora de começar a se adaptar se você pretende vender o seu apartamento. Há uma série de ações que acabam contribuindo no momento da venda e que podem fazer a diferença para o comprador.

Sabe aquela frase: a primeira impressão é a que fica? Pois é, de certa forma, é verdade. Muitas das pessoas que buscam um novo apartamento o visitam apenas uma vez, então é importante que o seu ambiente esteja preparado para receber compradores. Mantenha-o sempre limpo e muito bem organizado.

Anteriormente, eu havia dito que as pessoas estão buscando apartamentos maiores e com espaços bem definidos. Sendo assim, às vezes uma simples reforma no seu imóvel pode ser o suficiente para que ele se destaque ainda mais no mercado e acaba valorizando no momento da venda.

Uma sala completamente separada da cozinha ou do espaço para refeição, muitas vezes, pode passar a sensação de aperto. Dito isso, considere tirar uma ou duas paredes e investir em um conceito aberto, que passa a sensação de um ambiente muito maior, mais confortável e arejado.

É preciso estar com os documentos em dia ao ingressar no mercado imobiliário para venda

É importante que você que pretende ingressar no mercado imobiliário para venda esteja com os documentos de seu apartamento em dia. Isso vai ajudar e muito na hora de acelerar o processo, o que convenhamos que é positivo tanto para o vendedor quanto para o comprador.

Antes de colocar o seu apartamento à venda, trate de resolver todas as pendências do imóvel. Se tiver algum encanamento com problema, ou outra pequena situação que precise de manutenção, é interessante solucionar antes da visita de um possível comprador.

Em relação aos documentos que precisam estar prontos, são vários. Citamos alguns, como: comprovantes de quitação do IPTU; documentos pessoais; registro do imóvel; certidões negativas e demais arquivos referentes a venda, como declarações e contratos.

Feito isso, procure um site de confiança e atrativo

Foi-se o tempo em que bastava uma plaquinha na janela para que o seu apartamento fosse alvo de diversos interessados em comprá-lo. Com o mundo cada vez mais digital, é indispensável que você cadastre o seu imóvel em um site confiável de venda, uma boa “vitrine”.

Há uma série de sites especializados nesse sentido e que oferecem a segurança necessária para o comprador e vendedor. Sendo assim, faça questão de ter em mãos boas fotos que façam com que o seu apartamento pareça, logo à primeira vista, atraente.

Aqui na Soedil a venda de imóveis continua a todo vapor em 2021. Nossas unidades estão sendo procuradas por diferentes públicos, pessoas que estão dispostas a ter um futuro mais tranquilo! A crise financeira está passando, é uma boa hora de vender imóveis.



Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.