Como funcionam os Fundos Imobiliários?

13/7/2021

O mercado de investimentos está se tornando cada vez mais acessível para a população de uma maneira geral. Deixar o dinheiro na poupança já não é, e talvez nunca tenha sido, a melhor opção para quem quer ter um troco a mais à disposição daqui uns anos. Mas, afinal de contas, como funcionam os Fundos Imobiliários?

O mercado imobiliário por si só quase sempre foi um extremamente atraente para quem lida ou pelo menos se interessa por investimentos. Muitas vezes, é visto como uma das áreas mais seguras para se investir, sendo apreciada por aquelas pessoas que possuem um perfil mais conservador nesse sentido.

Além disso, a internet ajudou a democratizar a cultura de investimentos no Brasil e no mundo. Isso porque existem muitos conteúdos gratuitos, feitos por profissionais de confiança da área, que falam um pouco mais sobre as vantagens de se investir e dão dicas para isso.

Sendo assim, pega logo o seu caderno de anotações ou abre o bloco de notas do celular e vem conferir mais algumas dicas sobre o assunto.

Afinal de contas, o que são fundos imobiliários?

Antes de saber exatamente como funcionam os fundos imobiliários é preciso entender melhor do que ele se trata. Um fundo imobiliário é como se fosse uma “sociedade” de investidores, os quais reúnem os seus recursos para que eles sejam aplicados de forma conjunta, e não isolada, no mercado.

Na grande maioria das vezes, esses recursos aplicados acabam sendo utilizados na construção civil de uma maneira geral - seja na aquisição ou construção de imóveis. Os investidores então acabam ficando com os ganhos gerados por essas ações, que são divididos conforme a aplicação de cada um.

Vale ressaltar ainda que, ao entrar para um fundo imobiliário de investimentos, não necessariamente será você quem irá decidir onde esse dinheiro será aplicado. Isso porque quem decide o que fazer com os recursos investidos é o gestor do fundo.

No entanto, há uma série de objetivos e políticas que são pré-definidos nesses fundos de investimento para que não haja fraudes ou orientações erradas. Ainda assim, como em outros investimentos, não há nada certo de que os resultados serão sempre positivos - é um risco que precisa ser avaliado.

VEJA TAMBÉM: Como está o mercado imobiliário para venda em 2021?

E como funcionam os fundos imobiliários?

O fato é que o mundo dos investimentos por si só conta com uma série de termos e conceitos que são válidos para diferentes tipos de fundos. No caso dos Fundos Imobiliários não é diferente e, por isso, você precisará estar habituado a alguns deles para saber como funcionam.

Existe uma grande diversidade de empreendimentos imobiliários para o investimento de fundos, os quais contam com diferentes níveis de riscos. Nesse tipo de investimento, o patrimônio dos imobiliários é dividido em cotas, as quais são adquiridas pelos investidores.

Como já citado anteriormente, o retorno financeiro dos fundos imobiliários é calculado com base na aplicação de cada. Ou seja, no caso desse tipo de investimento, o quanto você receberá vai depender de quantas cotas você adquiriu.

Além disso, mesmo que as cotas mais populares dos fundos imobiliários sejam negociadas na bolsa de valores, nem todas estão listadas no pregão. Por isso, às vezes a negociação precisa acontecer diretamente entre os investidores.

Grupos de fundos imobiliários

Ao falarmos de fundos imobiliários pode parecer que todos funcionam da mesma forma, e que basta se juntar a um grupo de investidores para trabalhar com esse modelo - mas não é bem assim. A verdade é que existem diferentes tipos de grupos de fundos imobiliários. Confira alguns:

Fundos de papel

Os fundos de papel trabalham com a compra de títulos ligados ao mercado imobiliário, e não exatamente imóveis. Nesse tipo de fundos imobiliários, poderá constar nas carteiras desde cotas de outros fundos do gênero como, também, letras hipotecárias e certificados de potencial adicional de construção.

Fundos de tijolo

Já os fundos de tijolo são aqueles que investem em imóveis de fato, ativos que são reais. As carteiras também podem variar, já que os investimentos podem ser direcionados a um imóvel em si, imóveis de regiões específicas ou em determinados tipos de empreendimento, como shopping centers e hotéis, por exemplo.

No entanto, há ainda quem decida misturar todos esses tipos de investimentos na carteira. E é por isso que você precisa entender como funcionam os fundos imobiliários, para poder trabalhar com o que mais lhe agrada.

LEIA AINDA: Quais são as etapas da construção de um imóvel?

Fundos híbridos

Como o próprio nome já diz, são aqueles que trabalham tanto com um tipo de fundo quanto de outro. Nesse caso, mesclam na carteira fundos de papel, que investem na compra de títulos, com os fundos de tijolo, que investem em ativos de imóveis em si.

Fundos imobiliários x comprar imóveis: o que é melhor?

Agora que você já sabe como funcionam os fundos imobiliários e os diferentes grupos desse segmento, pode estar se perguntando: vale mais apenas investir nesses fundos ou comprar imóveis? O fato é que não existe uma resposta universal, e tudo dependerá do seu perfil como investidor.

Uma das grandes vantagens de trabalhar com fundos de investimentos é o fato de que você não precisa ter muito dinheiro para investir. Isso porque, enquanto para adquirir um imóvel você precisa desembolsar milhares de reais, é possível comprar uma cota em um fundo do gênero com apenas R$ 100.

Além disso, os fundos imobiliários também trabalham com uma grande diversidade de empreendimentos. Sendo assim, você pode investir, começar investindo com valores não tão altos, não apenas em prédios comerciais ou galpões como também edificações residenciais.

É seguro investir em fundos imobiliários?

Muitas das pessoas que entram para o mercado de investimentos também se questionam em relação à segurança dos segmentos. A boa notícia é que, nesse quesito, você não precisa se preocupar muito com os fundos imobiliários.

Isso porque eles são investimentos que contam com a regulação e o acompanhamento da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da própria B3, a bolsa de valores oficial do Brasil. Sendo assim, agora que você já sabe como funcionam os fundos imobiliários e algumas de suas vantagens, basta saber se este modelo se encaixa com seu perfil de investidor.

Aqui na Soedil construímos imóveis de primeiro nível, ideais para quem procura apartamentos para morar ou investir. Talvez não seja o seu perfil investir em fundos imobiliários. Quer saber mais? Entre em contato!



Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.