Construir agora ou esperar 2022?

20/10/2021

O mercado da construção civil é sem sombra de dúvidas um dos mais dinâmicos do Brasil. A todo momento estão surgindo novas tecnologias e situações econômicas que facilitam ou dificultam a execução de uma obra. No entanto, no momento, a dúvida de muitos é justamente se é vantagem construir agora ou esperar 2022.

Desde o início da pandemia da Covid-19, o Brasil passou por diversas mudanças relacionadas ao mercado da construção civil. Um dos primeiros problemas relatados foi justamente a questão de importação e exportação de materiais, que causou um desabastecimento e aumento de algumas matérias.

No entanto, na mesma medida em que muitas matérias primas estavam escassas no país, notou-se uma maior atenção em relação às residências por parte da população. Por passar mais tempo em casa, por conta de uma necessidade, as pessoas começaram a dar mais valor à moradia e, até mesmo, relevar os custos relacionados a ela.

No entanto, mais de um ano depois do início da pandemia, fica o questionamento: será que é o momento certo para as obras? Neste artigo, você irá conhecer um pouco das vantagens e desvantagens de iniciar uma construção no segundo semestre de 2021, a fim de resolver o questionamento: construir ou esperar por 2022?

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Construir ou esperar 2022: o atual cenário da construção civil

O fato é que, quando se iniciou a pandemia da Covid-19, muitas pessoas acreditavam que o mercado da construção civil iria passar por maus bocados. No entanto, o segmento acabou indo justamente na linha contrária e passou por uma alta bastante considerável de 2020 para 2021, o que corroborou para a construção de um bom cenário.

Nesse meio tempo, muitas pessoas decidiram iniciar de vez obras que já estavam programadas para acontecer há tempos. Os motivos, pelo menos em 2020, foram muitos, e vão desde a baixa histórica da Selic, a taxa básica de juros, que permitia financiamentos com juros baixíssimos, a maior valia das residências.

No entanto, na mesma medida que existia um lado positivo, também existia um lado negativo - que é carregado até os dias de hoje. Isso porque o Brasil enfrentou e ainda enfrenta, de certa maneira, uma alta em relação a alguns materiais de construção essenciais para uma obra.

Isso fez, inclusive, que pessoas que pretendiam construir uma casa do zero por conta própria desistissem do investimento. Essas são apenas algumas das características do atual cenário da construção civil para quem ainda está na dúvida se deve construir agora ou esperar por 2022.

LEIA TAMBÉM: Vale a pena comprar um imóvel na crise?

Construir ou esperar 2022: as vantagens de iniciar uma obra agora

O fato é que, quando paramos para analisar se vale a pena construir agora ou esperar por 2022, nos deparamos com uma série de vantagens e desvantagens para os dois lados. Ainda assim, é possível enxergar alguns pontos extremamente positivos para quem busca iniciar uma obra ainda nos últimos meses deste ano.

O primeiro ponto positivo é justamente o fato de que o mercado da construção civil de uma maneira geral ainda está bastante aquecido. Sendo assim, a diversidade de empresas de engenharia e construtoras com projetos acessíveis no mercado cresceu bastante, trazendo melhoras em relação ao número de opções para o consumidor.

Além disso, outra vantagem explícita referente à construção de um imóvel neste momento é o fato de que o mercado imobiliário está cada vez mais valorizado. Sendo assim, certamente, com o passar dos anos, o imóvel que você construiu hoje estará valendo muito mais do que o pago atualmente.

E por último, vale citar ainda que, por mais que a taxa básica de juros, a Selic, não esteja tão baixa quanto no ano passado, ainda existem diversas linhas de créditos disponíveis para o consumidor. Dessa forma, quem busca facilidade para esse processo certamente encontrará neste momento.

Construir ou esperar por 2022: as possíveis vantagens para o próximo ano

Se construir em 2021 tem as suas vantagens, obviamente que esperar para iniciar uma obra em 2022 também tem. No entanto, vale ressaltar que a relação de vantagens no âmbito da construção civil e do mercado imobiliário nesses dois anos é bastante equivalente, quando bem analisada.

Um dos pontos positivos de se esperar para construir em 2022 é o fato de que, muito provavelmente, a taxa básica de juros estará mais barata. Sendo assim, as linhas de crédito para financiamento passarão a ter um juros mais baixos do que o atual, o que é interessante para visa esse tipo de operação para iniciar uma construção.

Além disso, há também a expectativa de que os materiais de construção também estejam um pouco mais baratos que no ano passado. Isso pode facilitar e muito em relação a qualidade dos materiais escolhidos para a sua obra em comparação com o orçamento final, o que é preciso levar em consideração.

No entanto, ainda não há uma certeza absoluta de como o mercado da construção civil irá se comportar no próximo ano. Apesar de viver uma alta constante, mesmo em meio a pandemia da Covid-19, ainda existem dúvidas em relação ao cenário em relação a preços e disponibilidade de serviços.

VEJA MAIS: Melhores investimentos na pandemia

Vale a pena construir agora ou esperar por 2022?

O fato é que a resposta para a pergunta de um milhão de dólares, “vale a pena construir agora ou esperar por 2022”, não é muito conclusiva. Isso porque depende muito da sua necessidade em relação à obra e, principalmente, qual a finalidade que você pretende dar ao imóvel.

Se o seu objetivo é lucrar construindo um imóvel e, alugando-o depois para terceiro, saiba que este pode ser o momento ideal. Isso porque existe uma expectativa de que o preço do aluguel passe a ser mais caro no próximo ano, assim como já está neste em comparação com o ano passado.

No entanto, saiba que construir em 2022 também pode ser interessante, principalmente caso você esteja pensando em economizar um pouco mais. Afinal de contas, a tendência é de que o preço dos materiais reduza significativamente, o que sempre é bem-vindo para o consumidor.

É importante ressaltar ainda que, esteja você pensando em construir agora ou em 2022, é necessário escolher uma boa construtora. Somente uma construtora de qualidade poderá dar todo o aparato legal e segurança para que a sua construção saia como desejado.



Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.