Quais são as melhores escolas em Campinas?

22/9/2021

Além de ser o maior polo econômico e industrial do Brasil, o estado de São Paulo também conta com diversos diferenciais no quesito educacional. Não é à toa que as melhores escolas de Campinas, maior cidade do interior paulista, ganham destaque em avaliações do Ministério da Educação (MEC) e, também, no próprio ranking do Enem.

O fato é que Campinas vem despontando já há alguns anos como uma das melhores cidades de São Paulo. Uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) colocou o município entre os 50 melhores para se viver no Brasil, ocupando o 29º lugar, por conta de uma série de diferenciais.

Entre os pontos vantajosos que colocam Campinas nessa posição do ranking, está não apenas a renda da população e expectativa de vida como, também, a qualidade da educação. Não é à toa que o município conta com uma das melhores universidades do país, a Unicamp. O bom ensino, no entanto, está também nas escolas de educação básica.

Neste artigo, você irá conhecer as melhores escolas de Campinas, município do interior de São Paulo que vem se destacando em diversos segmentos. Um dos pilares da cidade, inclusive, é justamente a educação que, há anos, vem despontando como um dos diferenciais da região.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

O histórico de Campinas em relação às melhores escolas

Definitivamente não é de hoje que Campinas conta com algumas das melhores escolas de ensino básico do país, que trabalham tanto com o fundamental quanto com o médio. Uma das provas disso é justamente o desempenho do município no Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso e importantíssimo Enem.

Em 2011, por exemplo, três das dez escolas com melhor desempenho no exame estavam localizadas justamente no município. Na ocasião, a cidade ocupou o quarto, sétimo e nono lugar, com o Instituto Educacional Imaculada e os colégios Visconde de Porto Seguro e Etapa, respectivamente.

Apesar de não ter emplacado colocações tão boas quanto a do ano de 2011 desde então, Campinas segue marcando presença em algumas das melhores posições em relação ao Enem. O município, frequentemente, coloca mais de dez instituições entre as mil escolas com melhor desempenho no exame.

Em 2019, por exemplo, o Colégio Elite conquistou uma média de 668,72 pontos e ficou em 41º no ranking nacional, uma posição excelente visto o tamanho da competitividade. Nesse mesmo ano, Campinas emplacou 19 escolas no grupo dos mil colégios com melhor desempenho no Enem, com médias acima de 600 pontos.

VEJA TAMBÉM: 7 melhores cidades do interior de SP para investir

As melhores escolas de Campinas com base no Enem

Não é segredo para ninguém que o Exame Nacional do Ensino Médio é um dos maiores avaliadores da qualidade de ensino das escolas brasileiras. Apesar de não ser o único fator que indica se uma instituição é boa ou não, ele ainda é utilizado como termômetro para avaliar o nível de aprendizado dos estudantes do Ensino Médio.

Dito isso, confira quais são as melhores escolas de Campinas com base no Enem:

1.    Colégio Elite

O Colégio Elite, de ensino particular, é sem sombra de dúvidas uma das melhores escolas de Campinas, levando em consideração o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019. A instituição, que obteve média de 668,72 pontos, é visada também por oferecer cursos focados em vestibulares.

Tida como uma instituição de ensino comprometida, dedicada e responsável pela formação dos melhores alunos, o Colégio Elite trabalha também com o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio. A escola é visada por diversas pessoas que buscam melhor desempenho em vestibular, e conta com bolsas de estudo.

2.    Colégio Progresso

O Colégio Progresso Bilíngue também é uma das melhores escolas de Campinas. Em 2019, a instituição de ensino privado ficou em segundo lugar no ranking de escolas do município com melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio, com uma média de 667,08 pontos.

A instituição se destaca pela educação pautada na densidade acadêmica dos conhecimentos, convivência social e construção de valores humanos e socioemocionais. O Colégio Progresso trabalha não apenas com o Ensino Médio como, também, com o Infantil e Fundamental I e II.

3.    Escola Comunitária de Campinas

Entre as melhores escolas de Campinas está também a Escola Comunitária do município. A instituição obteve uma média de mais de 655 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio de 2019. O diferencial está justamente na proposta pedagógica, inovadora e consistente da entidade educacional.

A Escola Comunitária de Campinas possui um projeto político pedagógico muito bem definido, traduzido em práticas significativas de ensino e de aprendizagem. A educação na instituição é pautada em princípios e valores, obtidas através de uma equipe de profissionais extremamente capacitada, com um olhar à frente do tempo.

4.    Instituto Educacional Imaculada

Outra instituição que marca presença no ranking de melhores escolas de Campinas, com base no Exame Nacional do Ensino Médio, é o Instituto Educacional Imaculada. A escola trabalha não apenas com a educação infantil como, também, com o Ensino Fundamental e Médio em período integral.

O Instituto Educacional Imaculada conta com uma proposta pedagógica sólida, a qual é focada nos ensinamentos cristãos, visto que faz parte da rede Filhas de Jesus. A instituição também se mostra atenta às mudanças do mundo moderno, trabalhando a contemporaneidade em conjunto com a tradição centenária de ensino.

Melhores escolas públicas de Campinas

Para além da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio, é importante levar em consideração também o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Este índice é responsável por definir as melhores escolas públicas de cada região, inclusive de Campinas, como veremos a seguir.

1.    Artur Segurado

Com base no Ideb de 2019, a Artur Segurado é uma das melhores escolas públicas de Campinas. A instituição obteve a maior nota do índice no município, ao lado de outras duas escolas, que foi 7,9. Ela não apenas atingiu a meta estabelecida como também cresceu e se manteve acima de 6 pontos.

2.    Mallet Marechal

A Mallet Marechal também é uma das melhores escolas públicas de Campinas. A instituição alcançou 7,9 pontos no Ideb de 2019, com as mesmas características da Artur Sagrado, atingindo a meta, crescendo no índice e se mantendo acima de 6 pontos.

3.    Vitório José Antonio Zamarion Professor

A escola pública Vitório José Antonio Zamarion Professor também é uma das melhores instituições de Campinas, segundo o Ideb. A instituição também alcançou 7,9 pontos no índice, mantendo as características das escolas citadas anteriormente.

CONFIRA AINDA: Checklist completo para fazer mudança

O que você achou das melhores escolas de Campinas? Aqui na Soedil construímos sonhos, com apartamentos perfeitos para quem pensa em morar em uma região bem localizada e próxima de escolas. Entre em contato agora mesmo e saiba mais!



Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.