Qual cor ideal para cada cômodo da sua casa

3/5/2022

Não é segredo para ninguém que a cor utilizada em um ambiente pode mudar por completo o seu significado. Afinal de contas, algumas tonalidades despertam bons sentimentos e sensações nas pessoas, enquanto outras podem ser um pouco incômodas. Mas, afinal de contas, você sabe qual a cor ideal para cada cômodo da sua casa?

O fato é que as cores são partes essenciais para a composição de um ambiente, sobretudo em uma residência. Isso porque eles podem ajudar a transmitir boas sensações, como conforto e leveza, como também a destacar determinados móveis ou peças da casa, agindo com o sentido de proporcionar uma maior harmonia no geral.

No entanto, não é porque uma cor combina com determinado ambiente que ela necessariamente irá combinar com o outro. Para isso, é preciso levar em consideração uma série de questões como, por exemplo, o tamanho do local, os móveis que serão utilizados, a iluminação e, até mesmo, o que você quer transmitir naquele espaço.

Neste artigo, você irá aprender de uma vez por todas sobre qual a cor ideal para cada cômodo da sua casa. Além disso, falaremos sobre a importância de escolher a cor para os ambientes do seu imóvel pensando na utilização do mesmo, e como isso pode tornar a sua residência muito mais atraente e confortável.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Realmente existe uma cor ideal para cada cômodo da casa?

Antes de entrar diretamente no assunto, é importante sanar de vez uma dúvida: realmente existe uma cor ideal para cada cômodo da casa? O fato é que não há uma única cor universal que irá agradar a todos em todos os ambientes, uma vez que isso depende muito do gosto do morador. No entanto, há uma linha a ser seguida.

Existe uma teoria chamada de psicologia das cores, a qual parte do princípio de que cada cor possui uma influência sobre a nossa percepção. Sendo assim, algumas tonalidades poderão nos deixar mais tranquilos, enquanto outras podem nos deixar ansiosos. Algumas transmitem amor e outras leveza, e por aí vai.

No entanto, quando trazemos esse conceito para a arquitetura e design de interiores, não há como trabalhar junto aos gostos do cliente. Isso porque, de fato, o branco pode ser muito bem trabalhado em um ambiente e deixá-lo incrível, mas pode ser que seja uma cor que não agrade o morador, que prefere o azul marinho - em um exemplo.

Sendo assim, não existe uma cor ideal para todas as pessoas, mas sim uma linha a ser seguida com base no gosto dos moradores. Existem diversas alternativas de tonalidades que transmitem boas sensações, então muito provavelmente uma delas vai agradar o consumidor - e ainda por cima dar um charme ao local.

Com isso, confira qual a cor ideal para cada cômodo da sua casa:

1.    Cor ideal para sala de estar

A sala de estar é um daqueles cômodos da casa em que você pode encontrar uma cor ideal para cada gosto. Isso porque é possível aplicar diversas tonalidades dentro do ambiente e, ainda assim, chegar a um resultado semelhante como, por exemplo, a transmissão de segurança, leveza e conforto.

O branco é uma cor que costuma ir muito bem em uma sala de estar, justamente por ser neutra e não pesar muito no ambiente. No entanto, quando utilizada em excesso ela pode causar a sensação de vazio e frieza, o que pode ser quebrado com a utilização de quadros ou móveis mais coloridos.

Nesse ambiente, é interessante utilizar cores neutras, as quais transmitem sensações de tranquilidade para quem está presente - justamente porque é um espaço de longa estadia. No entanto, também é possível brincar com algumas cores como, por exemplo, o azul escuro e até mesmo o verde floresta, que quebram essa dinâmica, mas trazem uma sensação um tanto quanto energizante para o local.

2.    Cor ideal para cozinha

A cor ideal para a cozinha é um pouco parecida com a da sala de estar, com o diferencial que não se pode brincar tanto com as tonalidades. Enquanto na sala de estar é possível aplicar um verde ou azul escuro em todas as paredes e ainda assim construir um ambiente harmonioso, na cozinha existem alternativas melhores.

O ideal, em um ambiente como esse, é optar sempre pelos tons mais claros como, por exemplo, o branco, o bege e o amarelo claro. Essas cores são fáceis de combinar com a grande quantidade de móveis e elementos que normalmente compõem a cozinha, sem fazer com que ela pareça um grande quadro dadaísta.

O fato é que esses tons, na cozinha, acabam não prejudicando de forma alguma a estrutura visual do ambiente. Além disso, transmitem uma grande sensação de aconchego e amplitude, o que é ideal para ambientes pequenos, por exemplo, podendo ser combinados até mesmo com móveis de cores mais escuras e foscas.

LEIA AQUI: Como fazer a vistoria do imóvel alugado? Checklist completo

3.    Cor ideal para quarto

O quarto é, provavelmente, o cômodo da casa que exige o maior nível de conforto visual e estético para o morador. Afinal de contas, trata-se do ambiente onde ele vai principalmente para descansar, seja para ler um livro na cama, mexer um pouco no celular, assistir televisão ou, até mesmo, dormir.

Sendo assim, saiba que a cor ideal para o quarto está muito relacionada a tons neutros, que transmitem a sensação de relaxamento. Sendo assim, nada de utilizar cores mais fortes como, por exemplo, o vermelho, laranja ou até mesmo o azul caneta, os quais preenchem o espaço de forma agressiva e nada confortável.

Para esse ambiente, você pode optar, por exemplo, por cores como o branco, o azul bebê, o cinza e até mesmo o violeta. O verde, em alguns casos, e em tonalidades mais fracas, também cai bem nesse espaço, transmitindo algo como a tranquilidade da natureza. O mesmo vale para o cinza claro, que deixa o ambiente elegante e não agride visualmente.

4.    Cor ideal para banheiro

O banheiro é um dos cômodos da casa em que não há como fugir muito das cores tidas como ideais. Afinal de contas, na grande maioria das vezes são espaços relativamente menores do que o restante e que precisam ser, acima de tudo, úteis, com revestimentos e nichos acoplados na parede do box, por exemplo.

Sendo assim, para a composição do banheiro, a cor ideal acaba não indo muito além do branco e do cinza claro. Ainda assim, é possível brincar com algumas paredes, fazendo com que tenham detalhes em preto, por exemplo, ou até mesmo em verde, o que cria uma sensação e noção de destaque gigantesca.

5.    Cor ideal para escritório

E, por último, temos um cômodo que vem se fazendo cada vez mais presente nas casas dos brasileiros: o escritório. Com muitas pessoas aderindo e preferindo o trabalho home office, surge a necessidade de ter um espaço onde possam desempenhar o seu trabalho. No entanto, esse local não pode ser de qualquer jeito.

A cor ideal para o escritório tem muito a ver com aquelas que não roubam a sua atenção e, por isso, vão na linha do branco, cinza e azul. No entanto, é preciso também que seja uma cor que reflita a luz a ponto de proporcionar um ambiente bem iluminado, no caso do branco, ou aconchegante, no caso do preto fosco em algumas paredes.

Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.