Tendências de decoração para 2022

24/11/2021

Quando nós queremos fazer aquela repaginada no visual do apartamento, dar uma olhada no que está em alta pode servir de inspiração. Nesse sentido, as tendências de decoração para 2022 vem para simplificar a nossa vida, mas ainda assim, transformar os ambientes.

Muito do que estará em destaque nos interiores nos próximos meses é bastante influenciado pela pandemia. Afinal, todo mundo foi obrigado a mudar radicalmente o estilo de vida e isso refletiu nos lares.

Assim, as novidades prezam pelo conforto e a vontade de levar uma vida mais leve com menos exageros.

Então, vem descobrir as tendências de decoração para 2022 e aproveite para já escolher quais vão marcar presença no seu apartamento.

LEIA TAMBÉM: Quais são as melhores escolas em Campinas?

6 maiores tendências para decoração de apartamentos em 2022

Conforto, natureza e simplicidade. Se pudéssemos resumir as tendências de decoração para 2022 em três palavras seriam essas.

Se você está desanimado com os ambientes do seu apartamento e quer dar uma cara nova ao décor, este artigo é perfeito para isso. Confira a nossa lista das maiores tendências de decoração para o próximo ano:

  1. Natureza está por todos os lados

O uso de plantas na decoração não é uma novidade, mas a tendência vem crescendo com força nos últimos anos. No próximo ano, o contato com a natureza e a presença do verde nos apartamentos será ainda maior.

Nesse sentido, as plantas que vão se destacar nos ambientes serão aquelas mais coloridas, porém, com a manutenção mais simples.

Sob outra perspectiva, os elementos naturais vão muito além do uso de plantas na casa. A madeira, por exemplo, é outra forte aposta de tendência para decoração no ano que vem. Está nos móveis como mesas, nichos, poltronas, aparador e entre outros, além de ganhar espaços maiores nos painéis de madeira para as paredes.

A madeira é quase o novo preto, porque combina com todos os estilos de decoração e é extremamente versátil. Inclusive, os tons terrosos em geral estão em alta durante 2022.

Nesse caso, os materiais mais utilizados serão, além da madeira, o linho, a palha, o algodão e até as pedras naturais.

  1. O menos é mais

Assim como as plantas, o minimalismo está em evidência há algum tempo. Porém, a promessa para 2022 é que o exagero e a poluição visual fiquem cada vez mais de lado.

Nesse aspecto, a própria estrutura dos apartamentos são projetadas com linhas mais retas e priorizam a luz natural, aliado à preferência por cores claras nas paredes. Essa é uma das tendências de decoração para 2022.

No entanto, a tendência do minimalismo não precisará ser seguida à risca. Na verdade, as pessoas vão desejar abrir espaço nos ambientes e colocar uma decoração sem exageros.

O menos é mais veio para ficar e tem tudo a ver com a próxima tendência de decoração para 2022 da nossa lista.

  1. Cada vez mais “comfy”

Depois de quase dois anos de pandemia, com muitas pessoas passando mais tempo em casa, o conforto se tornou prioridade. E nem é preciso muito trabalho para adaptar o seu apartamento para o estilo “comfy”, como é chamado carinhosamente.

Isso porque a estética confortável preza pelo simples, mas que ao mesmo tempo, é agradável e entrega funcionalidade. Nesse sentido, uma sala passa a ter apenas o essencial e o protagonismo provavelmente ficará para o sofá, que será o mais aconchegante possível.

O mobiliário estará mais simples, com linhas suaves e uma paleta de cores neutra-quente. Porque o que importa mesmo está no acolchoado dos móveis, marcados por tecidos suaves ao toque e com muita qualidade.

VOCÊ VAI CURTIR: 7 cachoeiras próximas de Campinas

  1. Móveis mais práticos e versáteis

Assim como o conforto, a praticidade também será importante para a vida em 2022. Isso significa que móveis que podem ser usados de diferentes formas serão a tendência preferencial.

Depois do Home Office, a prioridade será por objetos compactos que se adaptam às necessidades do momento. Isso inclui peças que são trocadas com mais facilidade e combinam com ambientes variados.

Uma peça, várias funções e inúmeras possibilidades. Nesse sentido, o mobiliário multifuncional serve para aproveitar melhor o espaço disponível sem precisar de uma grande variedade de móveis.

O sofá-cama, a estante com mesa retrátil e a cama com baú são os maiores exemplos disso, o famoso “dois em um”. Isso permite que você crie um escritório e um ambiente de descanso em qualquer lugar. Enfim, as composições de décor são infinitas.

  1. O vintage está de volta

Os móveis antigos são marcados pela memória afetiva dos seus donos. Ou ainda, ganham o coração de outras pessoas pela sua história. Então, fique ligado nessa que é uma das maiores tendências de decoração para 2022.

Além disso, em um mundo de consumo exagerado, a compra de móveis e objetos de decoração em brechós e antiquários é uma tendência positiva.

Normalmente, esse tipo de mobiliário costuma ser bastante aconchegante e acolhedor. Lembra do conforto que falamos alguns tópicos atrás? Aqui está ele de novo.

Nesse contexto, o estilo rústico com forte presença desses móveis antigos estará em alta. E o mais legal disso tudo é fazer a mistura de elementos retrô com estilo mais moderno, mantendo o passado e futuro sempre conectados e usando muita criatividade.

  1. Dourado ganha destaque nos detalhes

Todo ano, tem uma cor que está em maior evidência na decoração. Em 2022, será o dourado. Essa tonalidade representa a sofisticação e a elegância, além de estar relacionada com o sucesso e a prosperidade.

Mas muito mais do que a elegância, o dourado é uma cor também muito versátil. Não é à toa que há quem acredite que ele seja tão neutro quanto o preto e branco.

Na decoração, o tom está presente nos detalhes, a fim de não cometer exageros. Por isso, você encontrará o dourado em luminárias, molduras, vasos e outros objetos menores de décor.

Como apostar nas tendências de decoração para 2022 sem erros?

Antes de sair apostando no que está bombando no momento, é necessário pensar no que vale a pena investir. Comprar porque está na moda não é um bom motivo para gastar o seu dinheiro.

Reflita e dê preferência para aquilo que faz sentido com o seu estilo de vida e tem a ver com a sua personalidade. Vá mudando os ambientes aos poucos e invista nas tendências de decoração que fazem mais sentido para você.

Além do mais, comprar muitos objetos que ficarão sem uso ou jogados, não é uma boa estratégia para deixar um espaço mais aconchegante.

Até porque, como vimos, a simplicidade e o "menos é mais" é um estilo de vida que estará em alta no próximo ano. Sendo assim, o consumismo exagerado está fora de moda.

Ao fim deste artigo, percebemos como a pandemia influenciou e transformou o estilo de vida de cada um de nós. É nesse contexto que as tendências de decoração para 2022 foram surgindo.

Por conta disso, a estética confortável e o minimalismo vão ditar todas as tendências dos próximos meses. Aliado à simplicidade, os móveis versáteis e com mais de uma função vão ganhar preferência nos apartamentos. A possibilidade de mudar, quantas vezes for preciso, será um grande atrativo.

Por fim, as plantas e a madeira vão trazer o toque de natureza que nós precisamos dentro do lar. E assim teremos uma decoração mais leve e uma casa repleta de boas sensações.



Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.