Vacinação contra a Covid-19 em Campinas

20/10/2021

O estado de São Paulo foi de longe um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus no Brasil. No entanto, na medida em que as vacinas chegam à população, os casos e internações vão diminuindo. A vacinação contra a Covid-19 em Campinas, por exemplo, está caminhando a passos largos e vem se provando essencial.

Terceira maior cidade de São Paulo, Campinas foi bastante castigada nos meses de maior intensidade da pandemia do novo coronavírus no país. Nos períodos de alta da doença, a cidade metropolitana chegava a registrar centenas de novos casos e dezenas de mortes todos os dias.

A situação, no entanto, vem mudando nos últimos meses por conta da campanha de vacinação contra o coronavírus no município. Com isso, Campinas diminuiu e muito o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados por pacientes com Covid-19, assim com a relação de casos e óbitos pelo vírus.

Neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre como anda a vacinação contra a Covid-19 em Campinas. Além disso, falaremos um pouco também sobre o andamento da imunização em todo o estado de São Paulo, assim como os resultados positivos decorrentes da campanha.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Como anda a vacinação contra a Covid-19 em Campinas?

A vacinação contra a Covid-19 em Campinas começou ainda no início do ano. Em 21 de janeiro, a Prefeitura Municipal aplicou a primeira dose do imunizante Coronavac em uma profissional da área da saúde, médica da linha de frente do Hospital Mário Gatti. De lá para cá já são quase 10 meses e milhares de doses aplicadas.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Campinas, o município já aplicou 1.715.522 doses da vacina contra a Covid-19. Do total de vacinas aplicadas, 929.075 correspondem à primeira dose e 764.554 à segunda ou dose única (em caso de imunizantes como o da Jansen, por exemplo).

Nos últimos meses, Campinas vem trabalhando também na aplicação da dose adicional da vacina contra o novo coronavírus. Até o momento, a chamada “terceira dose” está sendo aplicada em idosos de maior idade e imunossuprimidos, ou seja, pessoas que são mais vulneráveis a infecções.

Ainda que a campanha de vacinação esteja avançando a passos largos no município Paulista, alguns fatores ainda são motivos de preocupação por parte da Prefeitura. Um deles é justamente o fato de muitas pessoas não terem retornado para a segunda dose, assim como outras milhares que não receberam nem a primeira.

CONFIRA TAMBÉM: Vale a pena comprar um imóvel na crise?

Milhares de pessoas não aderiram à vacinação contra a Covid-19 em Campinas

A Prefeitura de Campinas está preocupada com o índice de cobertura vacinal de jovens e adultos contra o novo coronavírus. E é justamente por isso que o município vem trabalhando com milhares de vagas de agendamento para pessoas que ainda não tomaram a primeira dose do imunizante.

Milhares de pessoas não aderiram à vacinação contra a Covid-19 em Campinas. De acordo com a própria Prefeitura Municipal, a situação que mais preocupa é justamente a de moradores com idades entre 18 e 29 anos. Um dos últimos boletins epidemiológicos municipais aponta que 47 mil pessoas dessa faixa etária não receberam a primeira dose.

A coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Ana Cecilia Zocolotti, afirmou em entrevista ao G1 que esse público já poderia ter se vacinado. Isso porque o imunizante está disponível para pessoas dessa faixa etária há dois meses e, ainda assim, muitos não compareceram às unidades de saúde.

Com isso, a Prefeitura segue trabalhando no convencimento desse público para a adesão à vacinação contra o novo coronavírus. Segundo Zocolotti, a demora da imunização de pessoas desta faixa etária pode acabar restringindo o bloqueio do vírus da Covid-19 em Campinas, resultando em um atraso no enfrentamento da pandemia.

Vacinação em Campinas já tem efeitos práticos

A vacinação contra a Covid-19 em Campinas já vem demonstrando efeitos práticos, tanto na diminuição de novos casos e óbitos pelo vírus como, também, de internações. De acordo com o Departamento Regional de Saúde da 7ª Região, a regional com sede no município tem o menor número de novas internações por coronavírus em um dia desde abril de 2020.

Os dados divulgados pela Fundação Seade mostram que, no dia 11 de outubro, a região teve 29 hospitalizações por coronavírus. O número só é maior do que o contabilizado no primeiro dia em que o sistema ficou disponível, em 14 de abril do ano passado, quando foram registradas 27 internações.

Especialistas apontam que o principal motivo para a queda no número de internações na regional de Campinas seja justamente o avanço da vacinação contra a Covid-19. Afinal de contas, a campanha de imunização é o principal diferencial no combate ao coronavírus em comparação a 2020.

“A diferença é a vacinação, o que nos traz confiança para vislumbrar um 2022 com a doença muito controlada”, destacou a infectologista da Unicamp, Raquell Stucchi, em entrevista ao G1. Até 8 de outubro, Campinas contava com 113 pessoas internadas em leitos de UTI públicos e privados para Covid-19.

VEJA MAIS: Melhores investimentos na pandemia

Como agendar a vacinação contra a Covid-19 em Campinas?

O processo para agendamento da vacinação contra a Covid-19 em Campinas é bastante rápido e prático. Basta acessar o site vacina.mapinas.sp.gov.br e clicar na opção “Saiba mais” do card da Campanha Nacional de Vacinação contra o novo coronavírus no município.

Depois, basta selecionar a opção “Agendamento” para visualizar todos os grupos. É necessário, então, escolher o grupo de vacinação o qual você pertence e fazer a leitura das regras e orientações específicas para a imunização do grupo selecionado.

Caso você atenda a todos os critérios informados no grupo escolhido, basta clicar na opção “Agenda Aqui”. Depois será necessário informar o seu CPF, ler e responder questões sobre autenticidade de informações, preencher dados e escolher local e horário de vacinação. Feito isso, o seu agendamento está pronto.



Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.